Questões sobre Geral

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"A noção de risco [social] não implica somente a iminência imediata de um perigo, mas quer dizer também uma possibilidade de, num futuro próximo, ocorrer uma perda de qualidade de vida, pela ausência de uma ação preventiva [...] A assistência social está no campo societário e, como tal, são os riscos sociais advindos dos processos de convívio, de (in)sustentabilidade de vínculos sociais que se colocam sob sua responsabilidade" (SPOSATI, Aldaíza. Assistência Social: um desafio para uma política pública de Seguridade Social. São Paulo, 1996, mimeo, p.8.) Sobre a política de assistência social, considere as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta: I. Deve prevenir e reduzir as situações de risco pessoal e social, protegendo as pessoas e famílias vulneráveis e vitimizadas independente de idade, sexo, raça, etnia e renda. II. São necessárias medidas de proteção social para os mais pobres e para aqueles que não têm capacidade de ser consumidores. III. É necessário organizar uma rede de proteção social básica e especial fundada nas carências dos necessitados.IV. Devem-se criar medidas e possibilidades de resocialização, re-inserção e inclusão social. V. Devem-se monitorar exclusões, vulnerabilidades e riscos sociais da população.

Sobre a política de assistência social, considere as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta:

I. Deve prevenir e reduzir as situações de risco pessoal e social, protegendo as pessoas e famílias vulneráveis e vitimizadas independente de idade, sexo, raça, etnia e renda.

II. São necessárias medidas de proteção social para os mais pobres e para aqueles que não têm capacidade de ser consumidores.

III. É necessário organizar uma rede de proteção social básica e especial fundada nas carências dos necessitados.

IV. Devem-se criar medidas e possibilidades de resocialização, re-inserção e inclusão social.

V. Devem-se monitorar exclusões, vulnerabilidades e riscos sociais da população.

  • A. I: verdadeira, II: falsa, III: falsa, IV: falsa e V: verdadeira.
  • B. Todas são verdadeiras.
  • C. Todas são falsas.
  • D. I: verdadeira, II: falsa, III: falsa, IV: verdadeira e V: verdadeira.
  • E. I: falsa, II: falsa, III: verdadeira, IV: verdadeira e V: falsa.

Integra o conjunto de benefícios, serviços, programas e projetos da Assistência Social

  • A. O Benefício de Prestação Continuada, os Benefícios Eventuais e as Atividades Continuadas que visem à melhoria de vida da população.
  • B. Os Benefícios Eventuais e os de Prestação Continuada.
  • C. Os Programas de Assistência Social e os Projetos de Enfrentamento da Pobreza.
  • D. Os programas de defesa da criança e adolescente e os de proteção ao idoso.
  • E. O Benefício de Prestação Continuada, os Benefícios Eventuais, os Serviços Assistenciais, os Programas de Assistência Social e os Projetos de Enfrentamento da Pobreza.

O Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social:

  • A. É a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa portador de deficiência e ao idoso que não possuem meios para prover a sua subsistência.
  • B. Visa atender as necessidades advindas de situações de vulnerabilidade, com prioridade para a criança, a gestante e a nutris.
  • C. É a garantia do custeio dos serviços assistenciais e atividades continuadas, desenvolvidas pela área de assistência social no município.
  • D. É o subsídio financeiro e técnico investido nos projetos continuados que visam o enfrentamento da pobreza.
  • E. Visa o pagamento dos auxílios natalidade e morte às famílias, cuja renda mensal per capita é inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo.

Análise as afirmativas abaixo, identifique as que estão verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:

I. A pobreza estrutural pode ser entendida como um fenômeno que está enraizado no modelo econômico.

II. A pobreza conjuntural diz respeito às políticas corretivas e compensatórias.

III. As políticas de atendimento voltadas para a pobreza estrutural devem recompor a capacidade de auto-sustentação das pessoas e não substituílas, tornando-as dispensáveis quando superada a emergência.

  • A. Todas são verdadeiras.
  • B. I: falsa, II: verdadeira e III: falsa
  • C. I: verdadeira, II: verdadeira e III: falsa.
  • D. I: verdadeira: II: falsa e III: falsa
  • E. Todas são falsas.

A Equipe Interprofissional de um Serviço de Saúde recebe um caso de criança com 3 anos de idade, com diagnóstico de desidratação e desnutrição. Existe também suspeita de agressão física por parte da mãe.

A atuação de um profissional, enquanto membro desta Equipe, será a de

  • a.

    encaminhar o caso ao Conselho Tutelar.

  • b.

    solicitar ajuda da Promoção Social.

  • c.

    encaminhar a criança para um abrigo público.

  • d.

    comunicar à Vara da Infância e da Adolescência.

  • e.

    admoestar a mãe quanto a sua responsabilidade pelo estado da criança.

Ao tomar ciência de queixa ou suspeita de violência doméstica, cometida contra a criança e o adolescente na família, o Assistente Social tem como instrumento legal de providência a ser tomada:

  • a.

    a Constituição Federal, no capítulo 8º.

  • b.

    a LOAS, no capitulo 3º.

  • c.

    o ECA, no artigo 245.

  • d.

    a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no capítulo 5º.

  • e.

    a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no artigo 1º.

Para uma Política de Atendimento às crianças e aos adolescentes que estão nas ruas ser efetiva, deveria garantirlhes saúde, educação e assistência para o seu desenvolvimento físico, psíquico e emocional. A assistência é necessária, desde que crie espaços de emancipação para essas crianças e adolescentes. Nessa concepção de Serviço Social, toda política, para ser social, necessita:

  • a.

    dirigir-se às famílias que, por falta de recursos, abandonam seus filhos.

  • b.

    atingir a condição concreta de redução de desigualdades.

  • c.

    facilitar o acesso aos serviços sociais disponíveis para a infância e a adolescência.

  • d.

    voltar-se para o atendimento das famílias carentes, numa perspectiva preventiva.

  • e.

    preparar profissionais competentes para tratar das crianças e dos adolescentes moradores de rua.

A assistência social brasileira e o Serviço Social, historicamente, estruturam-se vinculados

  • A.

    ao envolvimento da sociedade, como forma de expressão de seu sentimento de solidariedade na atenção aos excluídos, e à afirmação do projeto ético-político nas relações com os sujeitos.

  • B.

    à politização da sociedade civil organizada, à expansão do voluntariado e ao movimento pelo qual o Estado vai assumindo o seu papel de mentor e executor de ações voltadas para o bem-estar da sociedade.

  • C.

    à questão social e aos mecanismos utilizados pela classe dominante no controle social, levando em consideração suas relações históricas, sociais e políticas.

  • D.

    à organização da classe dominante, à subordinação do proletariado e à qualificação profissional embasada na perspectiva do enfrentameto da chamada questão social.

  • E.

    ao conjunto de iniciativas benemerentes e filantrópicas da sociedade civil, ao avanço da profissionalização no tratamento da questão social e ao crescimento da centralidade do Estado na tarefa de assegurar o bem-estar da sociedade.

A Norma Regulamentadora NR05, em seu anexo IV, estabelece os conceitos de Mapa de Risco e seus objetivos. Os objetivos do Mapa de Risco são: reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa e possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção. O modelo de Mapa de Risco adotado no Brasil, inicialmente através do livro Ambiente de Trabalho- a luta dos trabalhadores , em 1986 e posteriormente regulamentada em anexo à Norma Regulamentadora NR.05, atribuindo aos trabalhadores organizados, nas Comissões Interna de Prevenção de Acidentes CIPAS, a atribuição da elaboração dos Mapas de Risco das Empresas.

Das alternativas seguintes assinale a incorreta, contendo afirmativas relacionadas ao modelo de Mapa de Risco adotado pela legislação Brasileira.

  • A.

    Os Riscos estão divididos em quatro grandes grupos: Físicos (verde), Químicos (vermelho), Biológicos (marrom) e Ergonômicos (amarelo).

  • B.

    Na elaboração do Mapa de risco, os trabalhadores identificam as medidas preventivas existentes e sua eficácia.

  • C.

    O modelo de Mapa de risco constante da NR05 tem sua origem no movimento sindical italiano.

  • D.

    Após discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Risco, deverá ser afixado no local analisado de forma claramente visível e de fácil acesso aos trabalhadores.

  • E.

    Esforço físico intenso, exigência de postura inadequada e monotonia/repetitividade são riscos ergonômicos.

O debate sobre a inserção do assistente social em processos de trabalho, segundo Marilda Iamamoto, substitui o termo “prática profissional”, utilizado correntemente para designar o trabalho profissional. Isso significa dizer que:

  • A.

    o assistente social tem, a partir desse novo tratamento, um novo status no interior das equipes interdisciplinares;

  • B.

    o assistente social consolida o praticismo que impregnou historicamente sua atuação, programando fluxos e rotinas de trabalho no interior das equipes interdisciplinares;

  • C.

    o assistente social não realiza seu trabalho isoladamente, mas como parte de um conjunto de especialidades profissionais numa instituição que detém parte dos meios/recursos necessários para a efetivação de seu trabalho;

  • D.

    o assistente social, sendo trabalhador assalariado e componente de uma equipe de especialidades profissionais que age conjuntamente, pode justificar melhor perante o usuário sua postura fatalista;

  • E.

    o assistente social detém todos os meios/recursos necessários para a efetivação do seu trabalho, podendo inserir-se em processos de trabalho com mais autonomia técnica.

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