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Um dos fenômenos sociais que mais tem atingido as famílias e desafiado a sociedade a apresentar respostas é o aumento do consumo de substâncias psicoativas, incluindo o uso de álcool, durante a adolescência. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
O objetivo final do tratamento de adolescente dependente de drogas é a abstinência.
Um dos fenômenos sociais que mais tem atingido as famílias e desafiado a sociedade a apresentar respostas é o aumento do consumo de substâncias psicoativas, incluindo o uso de álcool, durante a adolescência. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
O uso de substâncias psicoativas na adolescência afeta diretamente a cognição, a capacidade de julgamento, o humor e as relações interpessoais.
Considere que, a partir dos resultados da pesquisa realizada pelo serviço social em determinada instituição, identificou-se a necessidade de promover ações de educação permanente dos profissionais das diversas equipes de trabalho. Com o objetivo de atender à demanda identificada, houve a elaboração de documentos relativos a essa situação hipotética. A respeito dessa situação e desses documentos, julgue os itens a seguir.
Um programa de atualização profissional para os servidores é o documento que agrupa os projetos de atualização pedagógica teórica e prática, prevenção ao uso de drogas e treinamento para o desenvolvimento de habilidades profissionais em adolescentes. Esse documento também estabelece prioridades entre os projetos e destina-lhes os recursos.
Sobre a Política Nacional de Assistência Social – PNAS 2004, considere:
I. constitui o público usuário da Política de Assistência Social, cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos;
II. a organização da Assistência Social tem como uma das suas diretrizes a centralidade na família;
III. as proteções afiançadas são: a proteção social básica de média e alta complexidade e a proteção social especial.
É correto o que consta em
A proposta de diretrizes curriculares para o curso de Serviço Social, elaboradas com base no currículo mínimo aprovado em 1996, apresenta três grandes núcleos que articulam o conjunto de conhecimentos necessários à qualificação profissional. Eles são:
fundamentos sócio-filosóficos, fundamentos da sociedade capitalista e fundamentos do trabalho profissional;
fundamentos dos diferentes níveis de intervenção, fundamentos das diferentes modalidades de ajuda e fundamentos da formação profissional;
fundamentos da formação cientifica, fundamentos da capacitação técnica e fundamentos da preparação ética;
fundamentos teórico-metodológicos, formação sóciohistórica da sociedade brasileira e fundamentos do trabalho profissional;
núcleos, matérias e disciplinas.
Segundo a prospecção de Netto (1996), a curto prazo o debate profissional terá como referência imediata um dos seguintes elementos do contexto:
a dinamização dos organismos da categoria profissional;
a concorrência com outros profissionais;
as demandas imediatas do mercado de trabalho;
a produção bibliográfica própria;
o diálogo interdisciplinar.
No encontro de Porto Alegre (1965) emergiu a perspectiva modernizadora como primeira expressão de renovação do Serviço Social. Esta perspectiva é afirmada nos Seminários de Teorização de Araxá e Teresópolis que são reconhecidos como:
o momento de ruptura com o modelo desenvolvimentista proposto pela ditadura;
a afirmação da perspectiva fenomenológica nos círculos profissionais;
a busca de elementos para definir qual o papel do Serviço Social nas equipes interdisciplinares de trabalho;
a tentativa de adequar as (auto) representações profissionais do Serviço Social às tendências sóciopolíticas que a ditadura tornou dominantes;
a filiação de um contingente expressivo de profissionais à tradição marxista.
Ao ser institucionalizado e legitimado pelo Estado, o Serviço Social, enquanto profissão, deixa de ser uma forma de distribuição controlada da caridade particular das classes dominantes, para constituir-se em:
uma das engrenagens de execução das políticas sociais do Estado e corporações empresariais;
uma profissão que prepara modernos agentes da justiça;
uma profissão que, privilegiando as bases sociais, trabalha pela mudança e transformação;
uma categoria profissional que se volta para o questionamento do seu compromisso ideológico e político;
No contexto do capitalismo contemporâneo, verifica-se no mundo do trabalho uma dupla processualidade:
desproletarização do trabalho industrial e subproletarização intensificada;
avanço tecnológico e aumento do trabalho precário;
convivência de modelos ligados tanto ao taylorismo/ fordismo quanto ao toyotismo;
produção vinculada à demanda e produção horizontalizada;
crise da sociedade do trabalho abstrato e crise na sua dimensão concreta.
A matriz crítica na produção teórica do Serviço Social remeteu, mais especialmente, às seguintes vias de análise:
políticas sociais, desenvolvimento de comunidade, movimentos populares e teoria da modernização.
história, ciências sociais, política social e movimentos sociais.
história, teoria das relações, teoria política e organização social.
história, teoria do valor, políticas sociais, mobilização e organização populares.
história do Serviço Social, teorias políticas, desenvolvimentismo e organização popular.
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