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A grande maioria dos habitantes do lugarejo conhecido como Vila do Sossego é muito pobre. Na localidade, há uma única escola pública, um posto de saúde, uma agência dos Correios e dois telefones públicos na pracinha. Em face desse quadro social hipotético, em cada item a seguir, é apresentada uma situação também hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz da legislação relativa aos direitos sociais no Brasil.
Severino e Ângela, casados, residentes na vila, pais de duas meninas, uma de três e outra de quatro anos de idade, saem freqüentemente de casa para beber e dançar forró na pracinha da vila, de onde sempre voltam alcoolizados. As filhas ficam sozinhas e trancadas em casa. Nessa situação, não há medida a ser tomada, porque os pais são os responsáveis pela segurança dos filhos.
O Assistente Social em sua prática enquanto executor da Política de Atendimento a Família, reconhece que, hoje, à família, retoma um lugar de destaque na política social, pois ela é
incrementadora de serviços sociais e mantenedora das políticas públicas.
ao mesmo tempo beneficiária, parceira e pode-se dizer uma "miniprestadora" de serviços de proteção e inclusão social.
socializadora e executora de políticas sócio-culturais.
interventora nas políticas de atendimento às famílias em situação de pobreza.
atuante na implementação dos serviços burocráticos das políticas sociais.
Segundo o Código de Ética do Assistente Social, constitui dever do assistente social nas suas relações com os usuários:
pronunciar-se em matéria de sua especialidade, sobre tudo quando se tratar de assuntos de interesse da população.
Empenhar-se na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.
articular juntamente com os usuários e com os movimentos de outra categorias profissionais que partilhem dos princípios do Código de ética e com a luta geral dos trabalhadores.
participar com liberdade na realização de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de participação de indivíduos os grupos envolvidos em seus trabalhos.
democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários.
No que diz respeito ao Sigilo Profissional do Assistente Social, constante no código de ética de 1993, parágrafo único é correto afirmar que
o sigilo profissional somente protegerá o usuário quando este indicar o interesse naquilo que deseja que seja preservado.
o assistente social deve manter sigilo profissional naquilo que achar mais conveniente preservar sobre o usuário.
em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamento necessário.
em se tratando de trabalho multidisciplinar o assistente social deve compartilhar com os outros profissionais todos os problemas colocados pelos usuários.
a quebra do sigilo não é admissível em nenhuma situação, posto que o usuário deve ser preservado em sua individualidade.
O planejamento estratégico no Serviço Social se traduz pelo Método Altadir de Planejamento Popular, MAPP, uma vez que sua metodologia encontra alguns pontos de identificação com o modo de intervenção do Serviço Social na comunidade, pois o MAPP
atua nas situações de conflito e poder compartilhado.
utiliza as mesmas estratégias de intervenção do Serviço Social no que se refere aos seus instrumentais técnico-operativo
trabalha as questões sociais sob o ponto de vista de macro atuações na realidade social.
Identifica-se com a prática de Serviço social no que se refere ao modo de captar as necessidades e os problemas locais das populações / dos setores populares.
tem como objetivo principal transformar pessoas para trabalhar na comunidade.
A grande maioria dos habitantes do lugarejo conhecido como Vila do Sossego é muito pobre. Na localidade, há uma única escola pública, um posto de saúde, uma agência dos Correios e dois telefones públicos na pracinha. Em face desse quadro social hipotético, em cada item a seguir, é apresentada uma situação também hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz da legislação relativa aos direitos sociais no Brasil.
Em razão da pobreza, a longevidade média da população é baixa, embora haja alguns idosos com idades que variam entre os 60 e os 75 anos de idade. Nessa situação, de acordo com a lei, somente os idosos com mais de 70 anos de idade terão o direito a atendimento prioritário na agência dos Correios da vila, ou em outros prestadores de serviços.
Na trajetória da Assistência Social no Brasil, a presença do setor privado não se constitui uma novidade e mais recentemente o "terceiro setor" vem assumindo uma posição de centralidade. Este chamado "terceiro setor" é composto de
um amplo conjunto de organizações da iniciativa privada, atuando no interesse público não estatal que envolve instituições públicas e de economia mista.
um conjunto de ONGS que se organizam baseadas no voluntariado moderno, funcionando como extensão da política governamental reduzindo a responsabilidade do Estado.
organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária, num âmbito não governamental, que dão continuidade às praticas tradicionais da filantropia e do mecenato.
fundações empresariais com fins lucrativos que passam pelas ONGS, comprometidas com a melhoria das condições de vida da população do país e com a democratização.
um amplo conjunto de modernas fundações empresariais de economia mista, comprometidas com o bem-estar social e com as políticas sociais dos governos federal, estadual e municipal.
A grande maioria dos habitantes do lugarejo conhecido como Vila do Sossego é muito pobre. Na localidade, há uma única escola pública, um posto de saúde, uma agência dos Correios e dois telefones públicos na pracinha. Em face desse quadro social hipotético, em cada item a seguir, é apresentada uma situação também hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz da legislação relativa aos direitos sociais no Brasil.
Apesar da pobreza reinante entre a quase totalidade das famílias com crianças matriculadas no ensino fundamental, na localidade, há duas famílias relativamente abastadas que também contam com crianças em condição escolar igual à daquelas. Nessa situação, independentemente de sua condição socioeconômica, todas as crianças mencionadas têm direito a atendimento no ensino fundamental público por meio de programas suplementares de material didáticoescolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
O nível de conhecimento teórico da experiência profissional do assistente social exige a utilização do relatório elaborado à luz de uma determinada concepção teórico-metodológica. Nesse sentido, os registros na metodologia dialógica seguem um rigor técnico e por isso devem levar em consideração
a descrição das experiências vividas em nível empírico, prenhe de sentido e propósitos, as quais vão permitir o registro do diálogo entre a metausuário e a meta-assistente, em dois sentidos convergentes.-
um minucioso relato da experiência de vida do usuário que vai permitir contatar situações problemáticas, possibilitando ao assistente social intervir na solução de problemas.
a organização dos conteúdos revelados no diálogo, que expressem a visão de mundo do usuário com a interferência ou interpretação subjetiva do assistente social.
a análise dos elementos coletados no processo interativo a partir dos referentes indicados e classificados em conceitos, dando relevo a sua gênese e a temporalidade.
o registro de variáveis que emergiram no diálogo, que possibilitem a organização do estudo assim como permitam a elaboração das hipóteses de trabalho.
As crises econômicas de países emergentes como o Brasil afetam, principalmente, os grupos de baixa renda. Desse processo, emergem fenômenos tais como: a desagregação familiar, a gravidez precoce de adolescente, o aumento do trabalho infantil e o crescimento da chefia feminina da família. Nessa conjuntura, a participação do assistente social na implementação de políticas públicas deve pautar-se
na construção de um diagnóstico, considerando a diversidade e a temporalidade do contexto social e histórico antes de intervir.
na problematização das políticas sociais para grupos alvo, considerando aspectos positivos e negativos que interferem no bem estar dos grupos afetados socialmente.
na busca de subsídios junto aos Conselhos Paritários para analise da realidade social.
na atuação junto às instituições responsáveis pela execução das políticas sociais de modo a minimizar o enfoque assistencialista das mesmas, buscando subsídios junto aos Conselhos Paritários de situações que possam contribuir para análise da realidade social.
na consideração do contexto global e da diversidade dos problemas para a identificação das políticas especificas, para atendimento aos grupos alvo.
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