Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais

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Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao planejamento do serviço social.

O planejamento realiza-se a partir de um processo de aproximações perante questões que, em dado momento histórico, demandam respostas mais complexas que aquelas construídas no nível imediato da prática profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento é uma mediação teórica e metodológica que significa organizar, dar clareza e precisão à própria ação. Planejar envolve estabelecer metas e traçar objetivos, assim um passo indispensável do processo de planejamento é

  • A.

    a pesquisa.

  • B.

    a avaliação do método de trabalho.

  • C.

    o organograma.

  • D.

    o controle.

  • E.

    a articução.

São instrumentos que registram e marcam diferentes níveis de decisão no processo de planejamento, em maior ou menor proximidade com a ação, e guardam entre si coerência e um relativo grau de interdependência:

  • A.

    laudo, parecer e estudo social.

  • B.

    entrevista, visita domiciliar e estudo social.

  • C.

    estudo social, planejamento estratégico e projeto.

  • D.

    estudo de caso, diagnóstico e parecer social.

  • E.

    plano, programa e projeto.

No processo de planejamento, a avaliação de eficiência está diretamente relacionada com a ação desenvolvida, seus critérios, e com

  • A.

    o efeito direto resultante da intervenção e os efeitos indiretos relacionados à intencionalidade do planejamento.

  • B.

    o estudo da adequação desses critérios, para o alcance dos objetivos e das metas.

  • C.

    a otimização dos recursos disponibilizados.

  • D.

    o estudo do impacto do planejamento sobre a situação e a adequação dos objetivos definidos.

  • E.

    o procedimento para análise dos efeitos da ação sobre o processo no qual se intervém.

No processo de planejamento, a avaliação está presente e quando se inicia a ação planejada, ocorre concomitantemente sua avaliação. Um documento específico de avaliação deve conter, entre outros,

  • A.

    o confronto entre parâmetros e metas e a análise dos desvios.

  • B.

    a finalidade, os objetivos e as metas definidas com clareza.

  • C.

    a justificativa para a realização do projeto.

  • D.

    a técnica adequada, economicamente viável para atender ao problema.

  • E.

    o conjunto de ações, sequência e interdependência para a execução do projeto.

O planejamento, segundo alguns estudiosos, é um modo de pensar que implica a alteração de uma determinada realidade. Nesse sentido, esses estudiosos, ao rejeitarem uma visão meramente reducionista e mecanicista do trabalho, valorizam, principalmente, o conhecimento da realidade e a(o)

  • A.

    articulação positiva entre meios e fins

  • B.

    dimensão ético-política da profissão

  • C.

    apreensão das condições do espaço sócio-ocupacional para a construção de estratégias empreendedoras da ação

  • D.

    utilização dos recursos profissionais e institucionais existentes

  • E.

    manuseio adequado do instrumental operativo

A elaboração de projetos de intervenção pelos assistentes sociais ainda constitui uma lacuna no processo de sistematização e materialização do trabalho profissional. Numa perspectiva ampla, que transcenda uma visão simplista e/ou burocrática, a importância de incorporar esse instrumental à prática cotidiana é essencial para

  • A.

    responder de forma eficiente às possibilidades de pagamentos dos serviços profissionais da instituição contratante.

  • B.

    imprimir à ação profissional um caráter organizativo- -administrativo.

  • C.

    mensurar a quantidade e a qualidade dos resultados alcançados.

  • D.

    identificar a cultura corporativa dos espaços institucionais.

  • E.

    estabelecer com clareza o que a profissão tem a oferecer para o atendimento das demandas que competem à instituição empregadora.

O planejamento começa a integrar a matriz discursiva do Serviço Social com maior intensidade, na década de 70, parametrado pelo discurso da racionalidade e da intervenção nos processos de mudança, necessários e em curso nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:

I. O planejamento, como instrumento, está condicionado politicamente, o que determina que seu direcionamento ocorra no interesse da maioria, quando democraticamente utilizado ou de alguns grupos.

II. Planejar a ação profissional garante a possibilidade de formalizar a articulação intrínseca entre as dimensões do fazer profissional.

III. O planejamento exige instrumentos de consolidação das decisões, compostos, apenas, pelos planos e programas.

IV. O planejamento se constrói no âmbito das relações societárias e institucionais que são marcadas pelas divergências, oposições e apoio entre os atores envolvidos.

V. A implementação do planejamento deverá produzir uma alteração sensível no real, alterações, no entanto, que não deverão ser incorporadas à nova situação.

Estão CORRETAS

  • A.

    III, IV e V.

  • B.

    II, IV eV.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I, II e V.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Pode-se afirmar que projeto é a unidade mais operativa dentro do processo de planejamento, sendo, portanto, o elo final de tal processo. Sobre planejamento de projetos sociais, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Vários projetos sociais com o mesmo objetivo final podem compor um mesmo programa.

  • B.

    O objetivo é a situação que se deseja obter ao final do período de duração do projeto, mediante a aplicação dos recursos e das ações previstas.

  • C.

    O impacto é consequência dos efeitos de um projeto. Nesse sentido, expressa o grau de consecução dos objetivos em relação à população-meta do projeto.

  • D.

    Boa parte dos projetos sociais tem como objetivo prestar serviços a um grupo focal. Os serviços do projeto são prestados para satisfazer as necessidades do grupo focal.

  • E.

    Eficiência é o grau em que se alcançam os objetivos e metas do projeto na população beneficiária, em um determinado período de tempo, independentemente dos custos implicados.

Um dos processos que, historicamente, ficou à margem na gestão de políticas e programas sociais é a avaliação. Atualmente, o debate e a produção teórica sobre monitoramento e avaliação de políticas sociais têm maior espaço nas publicações do Serviço Social. Identifique como verdadeiros (V) os itens a seguir que correspondem a aspectos que integram os processos de avaliação de políticas sociais e como falsos (F) os que não correspondem:

( ) Critérios de acesso e permanência dos cidadãos em determinada política ou programa social.

( ) Configuração e abrangência dos direitos e benefícios (avaliação de efetividade).

( ) Gestão e controle social democrático para assegurar o princípio constitucional de participação social.

( ) Configuração do financiamento e gasto, gerando maior transparência e subsídio ao controle social.

( ) Desempenho e filiação ideológica das organizações da sociedade civil que operam programas, projetos e serviços sociais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    F – V – V – F – V.

  • B.

    V – V – F – V – F.

  • C.

    V – F – F – F – V.

  • D.

    F – F – V – V – V.

  • E.

    V – V – V – V – F.

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