Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais

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No planejamento, o documento de caráter geral e abrangente, que traça grandes linhas políticas, diretrizes e estratégias a serem utilizadas, é denominado

  • A. projeto.
  • B. plano.
  • C. programa.
  • D. dossiê.
  • E. portfólio.

Segundo Baptista (2000), o conceito da dimensão política do planejamento refere-se

  • A. ao detalhamento das atividades que serão desenvolvidas no planejamento e fundamentarão as tomadas de decisão.
  • B. a construção de instrumentos eficazes para aferir o cumprimento dos prazos estipulados no planejamento.
  • C. a um processo permanente, metódico e linear de captação das relações de poder que circunscrevem o planejamento.
  • D. a uma postura racional e crítica do planejador necessária para a avaliação dos processos e dos efeitos das ações planejadas.
  • E. a constatação de que o planejamento se circunscreve em relações de poder, complexas, que devem ser apreendidas pelo planejador, articuladas as condições objetivas, para orientar as tomadas de decisões.

A equipe de Serviço Social da Vara da Infância e da Juventude da Comarca da Capital executa um projeto social com os adolescentes que foram apreendidos em virtude da prática de atos infracionais. Esse projeto tem por objetivo contribuir para a redução do fenômeno da reincidência. Após um ano de execução, a equipe está elaborando instrumentos para avaliar o projeto. O número de adolescentes que voltaram a cometer atos infracionais é a base dessa avaliação.

 Ao analisar os efeitos que as ações e os procedimentos provocaram, tendo como parâmetro os objetivos do projeto, a equipe do Serviço Social realizará uma avaliação:

  • A. de processo;
  • B. de estrutura;
  • C. somativa;
  • D. de resultado;
  • E. participativa.

O planejamento se expressa por meio de programa, projeto e plano. É correto afirmar que

  • A. programa é a estratégia mais importante do processo de planejamento por se referir às instâncias macrosocietárias, e a participação da população é concebida como adesão, isto é, a obtenção da participação nos projetos prontos.
  • B. plano é a menor unidade do processo de planejamento e parte da concepção de uma microvisão social localista, estabelecendo formas de participação aparentemente desconectadas dos processos decisórios da sociedade global.
  • C. programa é a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
  • D. plano é o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas.
  • E. programa é o instrumento que tem maior detalhamento das operações a serem executadas que o plano e este, mais do que o projeto a ser implementado.

Em relação a fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue os itens subsecutivos. A coleta de dados, para uma avaliação de processo, deve ser realizada por meio de abordagens qualitativas, nas quais se incluem técnicas como grupos focais e observações, além da possibilidade de se incluir abordagens quantitativas, como inquéritos sobre aceitabilidade e percepção sobre necessidades e serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos processos de planejamento e de intervenção profissional do assistente social e a instrumentos e técnicas de pesquisa nessa área profissional, julgue os itens subsequentes. A avaliação de políticas, programas e projetos sociais situa-se no âmbito da identificação da concepção de Estado e de política social e deve subordinar-se à composição de técnicas e instrumentos dirigidos a esse fim.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as formas atuais de planificação, o planejamento estratégico é aquele que vem sendo defendido no âmbito das políticas públicas porque insere:

  • A. uma delimitação entre as instituições e os movimentos sociais;
  • B. o instrumental técnico neutro;
  • C. uma hierarquização vertical de comando;
  • D. a democracia representativa;
  • E. um sentido político para a gestão pública.

O tema da assessoria/consultoria em Serviço Social ainda é muito recente. No entanto, aqueles vinculados ao projeto hegemônico da profissão entendem que a assessoria/consultoria deve ser realizada conjuntamente – assessor e assessorados. Na construção desse processo, uma das estratégias tem sido recorrer:

  • A. ao estudo situacional e à análise de conjuntura;
  • B. à análise institucional e à entrevista com a equipe assessorada;
  • C. a um cronograma de execução do projeto e a um fluxograma de atividades;
  • D. ao planejamento estratégico-situacional e à pesquisa participante;
  • E. à organização e ao projeto ético-político.

O planejamento estratégico tem como uma de suas características:

  • A. possibilitar a avaliação de recursos humanos, materiais e financeiros para inclusão social;
  • B. viabilizar a interação de diversos programas e profissionais em um mesmo espaço;
  • C. permitir escolher a melhor maneira de efetivar políticas que beneficiem os usuários;
  • D. otimizar oportunidades e diferenciar as tarefas gerenciais dos vários níveis hierárquicos da instituição;
  • E. minimizar as condições de penúria de uma dada população mediante critérios de elegibilidade.

O planejamento estratégico vem adquirindo grande importância na prática profissional do assistente social, notadamente aquele envolvido com a gestão de programas sociais. Nessa direção, o planejamento estratégico possui como ideias orientadoras:

  • A. O planejamento estratégico vem adquirindo grande importância na prática profissional do assistente social, notadamente aquele envolvido com a gestão de programas sociais. Nessa direção, o planejamento estratégico possui como ideias orientadoras:
  • B. o levantamento de diagnósticos situacionais, categorizando-os por ordem de importância, tendo como parâmetro os interesses governamentais;
  • C. o conhecimento dos problemas, a fim de analisá-los à luz das demandas dos usuários, podendo assim propor soluções coletivas;
  • D. a normatização dos procedimentos e técnicas de intervenção, manutenção e financiamento, de acordo com os interesses da instituição;
  • E. a manutenção do status quo a partir da verificação de vetores determinantes da aceitação dos programas sociais, mesmo que o resultado seja negativo.
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