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Segundo o Manual Formulação e Avaliação de Projetos Sociais, proposto pelo PROPOSAL Programa Conjunto sobre Políticas Sociais para América Latina, os objetivos de impacto do projeto social devem ser:
precisos, realistas, medíveis e complementares.
relativos, realistas, medíveis e comparáveis.
relativos, realistas, medíveis e comparáveis.
precisos, rastreáveis, viáveis e complementares.
relativos, rastreáveis, complementares e comparáveis.
A construção de políticas de proteção social nasce da contradição entre uma ordem econômica que reproduz miséria e uma ordem política que afirma a igualdade entre os cidadãos. Cidadania plena
é um projeto de redefinição das relações sociais em direção à redistribuição da renda, à equidade e justiça social.
é parte do processo de consolidação do Estado e de sua democratização na garantia prioritária de direitos difusos.
refere-se a um Estado em que se reconhecem as políticas assistenciais, pois elas se constituem na grande novidade da seguridade social contributiva.
estrutura-se na proteção social com base na segurança social dirigida à população assalariada.
efetiva-se pelo acesso da população de extrema pobreza ao Programa Comunidade Solidária.
Em referência à conceituação de política social, considere:
I. A política social e a política econômica analiticamente não configuram uma unidade (acumulação e distribuição de riquezas).
II. As políticas sociais são resultado de uma dupla tensão: lutas e reivindicações por igualdade e resposta institucionalizada do Estado frente a essa mobilização.
III. Alguns autores pensam a política social como reprodução do status quo e funcional ao capital; outros, a entendem como potencialidade contraditória, que possibilita importante acesso da população aos bens e serviços sociais.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
No modelo neoliberal as políticas sociais apresentam, dentre outras, as características
de universalização e descentralização.
de caráter pontual, seletivo e passageiro.
de elevação dos gastos sociais.
centrais para os investimentos públicos e integradas ao desenvolvimento econômico.
de responsabilidade e primazia da esfera pública.
Segundo José Paulo Netto (1992), as políticas sociais
em hipótese nenhuma podem ser decorrentes das antecipações estratégicas do Estado em torno das reivindicações dos trabalhadores.
esgotam-se na tensão bipolar entre a sociedade e o Estado Burguês.
tratam-se de uma conexão causal imediata entre seus protagonistas.
não resultam de confrontos de classe e sim de um consenso da sociedade e Estado para o bem-estar.
decorrem também da capacidade de mobilização e organização da classe operária e do conjunto dos trabalhadores.
A Política Nacional de Assistência Social - aprovada em 2004 - estabelece, entre outros elementos, a assistência social pública e as proteções afiançadas. Dentre estas proteções, está a Proteção Social Básica que tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, através da Secretaria deAção Social desenvolve alguns projetos vinculados a esta forma de proteção e como destaque pode-se citar:
Núcleo de Atendimento à População de Rua.
Casa Abrigo da Criança e do Adolescente.
Casa de Atendimento de Atenção a Pessoa Idosa portadora de deficiência.
Núcleo de Convivência daTerceira Idade.
Atendimento ao Menor Infrator.
Serviço Social - Politica Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A fragmentação é uma das características históricas das políticas sociais brasileiras, pois essas políticas são concebidas setorialmente, como se o social fosse a simples somatória de setores da vida, sem articulação, em uma apreensão parcializada da realidade social. Consequentemente, as ações profissionais acabam por se fragmentar,
Sobre os benefícios, serviços, programas e dos projetos de Assistência Social, assinale a alternativa CORRETA:
Para efeito de concessão do Benefício de Prestação Continuada, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas;
A deficiência será comprovada através de avaliação e laudo médico ou pericial expedido por serviço que conte com equipe multiprofissional do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), devidamente credenciados para esse fim pelo Conselho Municipal de Saúde;
Para efeito de concessão do Beneficio de Prestação Continuada, a pessoa portadora de deficiência é aquela incapacitada para a vida independente e párea o trabalho;
Os benefícios eventuais subsidiários poderão ser cumulados com os demais benefícios sociais;
Na organização dos serviços da Assistência Social serão criados programas de amparo às crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social e às pessoas que vivem em condições subumanas - situação de rua.
Em relação à Proteção Social Básica, assinale a alternativa CORRETA:
São considerados Serviços de Proteção Social Básica: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Serviço de Proteção Básica no Domicilio e Serviço de Proteção para pessoas em Situação de Rua;
O referenciamento dos serviços sócio-assistenciais desta proteção possibilita a organização e hierarquização da rede sócio-assistencial no que se refere à regionalização, cumprindo a diretriz de heterogeneidade e de descentralização da política de assistência social;
Todos os serviços desta proteção, desenvolvidos no território de abrangência do CRAS, em especial os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, devem ser a ele referenciados e manter articulação com o PAIF;
O serviço de proteção social básica no domicilio para pessoas com deficiência e idosas, será referenciado somente nos locais que tiverem equipe técnica do CRAS, coordenada pelo órgão gestor;
O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos possui articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de modo a promover o atendimento das famílias dos usuários destes serviços, garantindo a heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias, conforme a Política Nacional de Assistência Social.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
As políticas sociais na definição de BEHRING; BOSCHETTI (2006), não são apenas espaços de confrontação de tomadas de decisão, mas constituem elementos de um processo complexo e contraditório de regulação política e econômica das relações sociais. Neste sentido, a análise e avaliação ultrapassam a mera disposição e utilização de métodos e técnicas racionais e operativas, devendo se situar na compreensão _________________________________
de fornecer ações para o estabelecimento de um bom e eficaz governo, no contexto de uma economia de mercado capitalista
na utilização de modelos e avaliação sob a hegemonia de uma ótica gerencialista
do significado do papel do Estado e das classes sociais na construção dos direitos e da democracia
que ao classificar, fragmentar e tipificar os processos avaliativos coloca-os a serviço da contrarreforma do Estado
de aplicar um arsenal de métodos, que sejam desprovidos de criticidade acerca do conteúdo e do papel do Estado no enfrentamento das desigualdades sociais
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