Questões sobre Políticas Sociais

Lista completa de Questões sobre Políticas Sociais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Como forma de participação institucional da cidadania na administração pública brasileira, existem conselhos gestores de políticas públicas e conselhos de direito. Assinale a opção que apresenta um exemplo de conselho destinado a operacionalizar ações de governo, de caráter específico, como as de segurança alimentar, merenda escolar, aleitamento materno e desenvolvimento rural.

    A) conselho de eventos

    B) conselho de programas

    C) conselho consultivo de governo

    D) conselho de defesa e promoção de direitos

    E) conselho de controle administrativo-financeiro e funcional

Muito se tem discutido, no campo dos estudos sobre políticas públicas, sobre a responsabilidade estatal na garantia e viabilização de direitos sociais. Com base nesse entendimento, responda: em que consiste a desmercadorização das políticas sociais?

    A) Na necessidade do sujeito de um trabalho e de um salário digno para obter uma melhoria da sua condição de vida.

    B) Na relação de dependência do indivíduo com o mercado de livre concorrência.

    C) Na efetivação de uma política social, prestação de um serviço ou concessão de um benefício, sustentada no entendimento de que direitos sociais não são mercadorias submetidas a uma lógica liberal e capitalista.

    D) No indivíduo obter, por mérito, condições de emancipação e inserção no mercado de trabalho.

    E) No Estado desburocratizar o acesso populacional aos serviços sociais importantes, responsabilizando as famílias, a sociedade e os próprios entes da federação a tornarem o acesso aos direitos uma prioridade pública.

Parte expressiva dos assistentes sociais trabalha com políticas sociais, nos mais diferentes espaços sócio-ocupacionais e esferas sociais, assim como em diversas funções. Sobre a profissão e a política social, assinale a afirmativa INCORRETA.

    A) As concepções da política social nem sempre supõem uma perspectiva teórico-metodológica.

    B) A política social é uma matéria fundamental na formação profissional dos assistentes sociais.

    C) A política social se configura, no contexto da estagnação, como um terreno importante da luta de classes.

    D) Para a política social, um conjunto de tendências e contratendências, que constituem o capitalismo maduro, traz consequências importantes

    E) As políticas sociais são concessões / conquistas mais ou menos elásticas, a depender da correlação de forças na luta política entre os interesses das classes sociais e seus segmentos envolvidos na questão.

É importante considerar, no âmbito do Serviço Social, as discussões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania, vistos os reflexos dessa questão para a prática do assistente social. Isto posto, julgue as afirmações a seguir:
I. A política pública é uma ação exclusiva do Estado, que não permite a atuação da sociedade civil organizada. II. A política pública constitui um marco ou linha de orientação para a ação pública, sob a responsabilidade de uma autoridade também pública e sob o controle da sociedade. III. A política social visa concretizar direitos sociais conquistados pela sociedade e incorporados nas leis. Operacionaliza-se por meio de programas, projetos e serviços, que cumprem o papel de materializar, de fato, as propostas, as ideias, os desenhos de ação, os objetivos e meios especificados pelas políticas públicas.
Podemos afirmar que:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens I e III estão corretos.

    C) Apenas os itens II e III estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

“Sabemos que a cidadania não é dada aos indivíduos de uma vez para sempre e não vem de cima para baixo, mas é resultado de lutas permanentes, travadas quase sempre a partir de baixo, pelas classes subalternas. As demandas de grupos e classes sociais prefiguram direitos que só são satisfeitos quando assumidos nas e pelas instituições do Estado, que asseguram uma legalidade positiva, atribuindo-lhe uma dimensão de universalidade.”

IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS/ABEPSS (org.) Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

Sobre o princípio da universalidade da cobertura e do atendimento que rege as políticas que compõe a Seguridade Social no Brasil (CF Art. 194) é CORRETO afirmar que:

    A) A universalidade pressupõe assegurar a proteção social a todos que dela necessitem, exceto no caso da Previdência Social;

    B) A universalidade expressa que os serviços e benefícios são direitos iguais para os cidadãos brasileiros e estrangeiros residentes no país, sem restrição de etnia, cor e gênero.

    C) A universalidade indica que a cobertura e o atendimento dos serviços e benefícios serão assegurados desde que os usuários contribuam previamente para a seguridade social.

    D) A universalidade é um princípio que se aplica apenas aos serviços e ações da política de saúde.

    E) A universalidade da cobertura e do atendimento não se aplica aos serviços e ações assistenciais devido ao princípio de seletividade aplicado à Política de Assistência Social

A política social deve ser entendida no bojo da dinâmica da sociedade capitalista. Acerca do significado de política social, assinale a alternativa CORRETA.

    A) A política social consiste em um produto de relações antagônicas entre capital e trabalho, estado e sociedade e princípios de liberdade e igualdade que regem os direitos de cidadania

    B) É equivocada a compreensão da política social como disciplina acadêmica, tendo em vista a impossibilidade dessa disciplina assumir um corpo de conhecimento próprio.

    C) A Política social tem conotação histórica e institucional, pois se vincula à regulação e à provisão de bens e serviços.

    D) A política social envolve o exercício do poder praticado pelos administradores públicos, cuja responsabilidade consiste na normatização e viabilização das respectivas ações.

    E) A política social refere-se à política de ação que visa atender necessidades sociais, cuja tomada de decisão está diretamente relacionada aos recursos a serem distribuídos.

Analise as características das políticas sociais na conjuntura neoliberal e assinale a INCORRETA:

    A) Focalização das políticas sociais.

    B) Administração racional-econômica dos recursos públicos.

    C) Descentralização e participação da comunidade.

    D) Terceirização de serviços públicos para a iniciativa privada.

    E) Universalização e democratização do acesso aos serviços públicos, buscando atender as necessidades sociais da maioria das pessoas.

A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. O responsável por destinar recursos financeiros para custeio do pagamento dos benefícios eventuais são:

    A) Os Estados, a partir de critérios estabelecidos pelos Conselhos Municipais de Assistência Social.

    B) Os Estados, a partir de critérios estabelecidos pelos Conselhos Estaduais de Assistência Social.

    C) Os municípios, a partir de critérios estabelecidos pelos Conselhos Estaduais de Assistência Social.

    D) O governo federal, a partir de critérios estabelecidos pelos Conselhos Estaduais de Assistência Social.

    E) Os municípios, a partir de critérios estabelecidos pelos Conselhos Municipais de Assistência Social.

No mês de outubro de 2020, a Constituição Federal de 1988 completa 32 anos de sua promulgação. A Constituição Cidadã, como assim é reconhecida, institui um amplo conjunto de direitos civis, políticos, sociais e econômicos. Com base no Art. 5º, que dispõe sobre a igualdade perante a Lei, é CORRETO afirmar:

    A) A inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade não é um direito estendido aos estrangeiros residentes no país.

    B) Homens e mulheres são iguais em direitos, mas não em suas obrigações, em termos da Lei.

    C) É livre a manifestação do pensamento desde que não seja de forma anônima.

    D) A prática do racismo é crime inafiançável, cuja prescrição é de 5 anos, nos termos da Lei.

    E) A tortura poderá ser aplicada a um cidadão brasileiro ou estrangeiro residente no país quando necessária na investigação policial.

A partir da década de 1990 no Brasil, a defesa de um padrão universalista e redistributivo de proteção social foi fortemente tensionado, apresentado-se uma tendência geral de restrição e redução de direitos. Nesse contexto, o ideário neoliberal passa a apresentar um trinômio articulado para as políticas sociais. Este trinômio se configura da seguinte forma:

    A) Diversidade, focalização e descentralização.

    B) Privatização, dívida pública e seletividade.

    C) Privatização, focalização e descentralização.

    D) Focalização, descentralização e dívida pública.

    E) Focalização, descentralização e uniformidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...