Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São princípios fundamentais do código de ética do assistente social, EXCETO

    A) Defesa intransigente dos direitos humanos, do arbítrio e do autoritarismo.

    B) Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

    C) Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

    D) Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.

Sobre os movimentos sociais, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A atuação junto aos movimentos sociais é uma competência profissional expressa na Lei de regulamentação da profissão.

    B) O projeto ético-político que norteia a atuação profissional do assistente social pode representar uma força auxiliar à repressão e criminalização dos movimentos sociais.

    C) É reconhecida a capacidade do/a assistente social de prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

    D) É um direito do/a assistente social, posto em seu código de ética, apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares.

A ética faz parte da natureza do Serviço Social, que é entendido como uma prática social que se desenvolve com relativa autonomia de critérios e, consequentemente, com responsabilidade social. Sobre a ética profissional, marque a opção correta:

    A) Para a regulação de seu exercício profissional, a categoria já teve 04 códigos de ética, tendo sido o primeiro instituído no ano de 1947.

    B) Todos os códigos de ética foram fundamentados nos pressupostos do neotomismo e positivismo.

    C) Constituem infrações impostas pelo atual código de ética ao assistente social que descumprir as regras impostas para o exercício profissional cotidiano: multa, advertência, suspensão, licença e cancelamento da inscrição.

    D) A defesa transigente dos direitos humanos é um dos princípios norteadores da profissão.

    E) A democracia é tomada como valor ético-político central, na medida em que é o único padrão de organização político-social capaz de assegurar a explicitação dos valores essenciais da liberdade e da equidade.

O Código de Ética (Lei 8.662/93 de Regulamentação da Profissão) baliza as ações da categoria profissional e das entidades representativas do Serviço Social. Acerca do sigilo profissional é CORRETO afirmar que:

    A) Em trabalho multidisciplinar não há impedimento para a prestação de informações, pois o objetivo principal é a resolução dos casos/conflitos e garantia dos direitos usuários.

    B) A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações, cuja gravidade envolva apenas fato delituoso e que coloque em risco o interesse do Assistente Social.

    C) O sigilo protegerá o(a) usuário(a) em tudo aquilo de que o(a) Assistente Social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.

    D) A quebra do sigilo profissional só poderá acontecer mediante autorização das três instituições: CFESS, o CRESS onde o profissional possui registro e Poder Judiciário.

No que se diz respeito ao Código de Ética do Assistente Social, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(__)Compõem 11 princípios fundamentais que balizam o projeto profissional e os compromissos éticos-profissionais.
(__)Constam três capítulos com uma série de artigos, organizados a partir da tríade: direitos, deveres, que, por sua vez, apresentam como contraponto as proibições. Ou seja, é vedado aquilo que contraria o substrato dos direitos e deveres, enquanto formalizações de imperativos éticos.
(__)Exercício do Serviço Social, sem ser discriminado, nem discriminar por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física é o primeiro e principal princípio fundamental do assistente social, pois assegura direitos para os assistentes sociais e, também, exige o respeito para com as diferenças dos usuários e outros profissionais.
(__)A revisão a que se procedeu, compatível com o espírito do texto de 1986, partiu da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social: os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho.
Após análise, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA dos itens acima:

    A) F, F, V, V.

    B) V, V, V, F.

    C) F, V, V, F.

    D) V, F, F, V.

Julgue o item subsequente, com base na Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social.


Constitui uma atribuição privativa do assistente social planejar, organizar e administrar programas e projetos em unidade de serviço social.

Julgue o item subsequente, com base na Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social.


É competência do assistente social planejar, organizar e administrar serviços sociais e de unidade de serviço social.

De acordo com a Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, constitui atribuição privativa do assistente social

    A) planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais.

    B) planejamento, organização e administração de serviços sociais e de unidade de serviço social.

    C) planejar, organizar e administrar programas e projetos em unidades de serviço social.

    D) encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.

Julgue o item subsequente, com base na Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social.


A designação de serviço social é privativa dos habilitados na forma da legislação vigente.

Em seu texto Reflexões sobre o Serviço Social e o projeto ético-político profissional, a autora Maria Lúcia Martinelli afirma que o projeto ético-político que se tem hoje no âmbito do Serviço Social, cuja base de sustentação é a teoria social marxista, é uma construção coletiva.


Dessa construção não participaram os seguintes sujeitos:

    A) Profissionais de campo.

    B) Estudantes de Serviço Social.

    C) Usuários das políticas sociais.

    D) Pesquisadores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...