Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a ética profissional, uma das dimensões específicas do Serviço Social, assinale a alternativa correta

    A) A ética profissional objetiva teorização ética através da prática profissional

    B) O Serviço Social garante a legitimação de sua ética profissional a partir de seu código, o que ultrapassa uma concepção ética legalista e formal.

    C) A ética profissional tem na reflexão filosófica sua base de fundamentação, embora dispense referenciais que nem sempre permitem um conhecimento crítico.

    D) O conjunto de necessidades e possibilidades e de demandas e respostas, que legitimam a profissão na divisão social do trabalho, mediam as determinações da ética profissional.

    E) Os profissionais participam eticamente de um projeto profissional ao assumir coletivamente a sua construção, isentando de adesão individual, mas se colocando como responsáveis pela sua existência, como parte integrante do mesmo.

A partir do Código de Ética Profissional do Assistente Social em vigência, assinale, a seguir, um de seus princípios fundamentais.

    A) Defesa dos direitos humanos e aceite do arbítrio e do autoritarismo.

    B) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial e exclusiva da profissão

    C) Recusa do pluralismo, como forma de assegurar o respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas

    D) Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.

    E) Reconhecimento da liberdade como valor ético central com desconsideração das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, uma vez que as mesmas não dependem da ação profissional.

Considerando o denominado Projeto Ético-Político do Serviço Social, a partir de sua construção inicial pela categoria, é correto afirmar que:

    A) Efetiva-se integralmente na realidade.

    B) A dimensão jurídico-política da profissão é dissociada do Projeto Ético-Político profissional.

    C) Articula em si mesmo uma imagem ideal da profissão, assim como os valores que a legitimam, sua função social, seus objetivos e conhecimentos teóricos e saberes interventivos

    D) Está impresso em documento construído coletivamente e distribuído à categoria profissional pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) para amplo conhecimento e divulgação

    E) É impossível identificar e/ou sistematizar os seus elementos constitutivos e os componentes que o materializam no processo sócio-histórico da profissão, uma vez que se alteram dialeticamente.

A permanente crítica e atualização é constitutiva da formação profissional em Serviço Social. Sobre os processos da formação profissional, é correto afirmar que:

    A) Macrodeterminações presentes na quadra histórica atual devem ser desconsideradas nos processos da formação profissional.

    B) No Brasil, a formação profissional dos assistentes sociais assume perspectiva distinta e colidente com as concepções hegemônicas de educação e de sociedade.

    C) A realidade social, desvinculada do desenvolvimento teórico-prático e ideopolítico da profissão, coloca demandas para a formação profissional em Serviço Social no momento atual da sociedade brasileira.

    D) Refletir sobre o processo educativo-formativo dos assistentes sociais requer cuidadosa avaliação crítica desse estágio do capitalismo, independente do significado da profissão na divisão sociotécnica do trabalho.

    E) O Ministério da Educação, ao suprimir princípios e conteúdos das matérias indicados para a formação do assistente social – precisamente o norte do projeto profissional, possibilitou que as unidades de ensino reafirmassem suas referências.

De acordo com o Art. 4, da Lei 8.662/93, configura competência do(a) Assistente Social:

    A) Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.

    B) Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.

    C) Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.

    D) Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.

    E) Dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social;

O Projeto Ético-Político do Serviço Social, materializado nos instrumentos normativos que regulamentam e norteiam a profissão, tem fundamentação histórica e teórico-metodológica na teoria marxista e tem valores e princípios éticos humanísticos.

Sobre o Projeto Ético-Político do Serviço Social no Brasil, é CORRETO afirmar que:

    A) O projeto ético-político do Serviço Social está vinculado a uma perspectiva de conservação da ordem social vigente.

    B) O projeto ético-político expressa o reconhecimento da universalização do acesso aos bens e serviços sociais como valor ético central da prática profissional.

    C) O projeto ético-político do Serviço Social expressa a autoimagem da profissão, seus valores, sua função social, sua dimensão teórico-metodológica, dentre outros aspectos da práxis profissional.

    D) O projeto ético-político do Serviço Social pauta as bases da prática profissional apenas no âmbito das instituições sociais públicas, dada a responsabilidade do Estado em assegurar os direitos sociais.

    E) O projeto ético-político pressupõe a construção de uma sociedade que possibilite o acesso aos bens e serviços sociais de acordo com as competências e capacidades individuais e coletivas.

“(...) a luta pela afirmação dos direitos é hoje também uma luta contra o capital, parte de um processo de acumulação de forças para uma forma de desenvolvimento social, que possa vir a contemplar o desenvolvimento de cada um e de todos os indivíduos sociais. Esses são, também, dilemas do Serviço Social.”

IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS/ABEPSS (org.) Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

Com base na Lei Nº 8662 de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão, são competências do/da Assistente Social, EXCETO.

    A) Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa dos direitos.

    B) Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

    C) Encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.

    D) Realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

    E) Realizar ações terapêuticas com indivíduos, grupos e famílias a fim de melhor orientar sobre os direitos individuais e coletivos.

Leia as afirmações abaixo a respeito da autonomia profissional do(a) Assistente Social e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:

I. A autonomia, no exercício profissional do assistente social, é um direito e um dever do profissional.
II. A autonomia profissional é um direito assegurado aos profissionais de nível superior que tendem à especialização de exercerem suas competências e atribuições privativas.
III. A autonomia profissional remete à obrigação ética, ao compromisso com o interesse coletivo e à competência profissional.

    A) Apenas as afirmações I e II estão corretas.

    B) Apenas a afirmativa I está correta.

    C) As afirmações I, II, III estão corretas.

    D) Apenas a afirmativa II está correta.

    E) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos princípios fundamentais do código de ética profissional do (a) Assistente Social:

    A) Comprometimento com a eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.

    B) Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.

    C) Posiciona-se de maneira flexível na defesa da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

    D) Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes a autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

    E) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.

De acordo com o artigo 8 da lei de regulamentação da profissão, são atribuições do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, EXCETO:

    A) Prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de Serviço Social.

    B) Orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício da profissão de Assistente Social, em conjunto com o CRESS.

    C) Aprovar o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, juntamente com os CRESS, no fórum máximo de deliberação do conjunto CFESS/CRESS.

    D) Julgar, em primeira instância, os recursos contra as sanções impostas pelos CRESS.

    E) Funcionar como Tribunal Superior de Ética Profissional.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...