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No mundo contemporâneo, eclodiu com intensidade um processo de reestruturação produtiva que pode ser compreendido como resultante
do impacto das profundas mudanças tecnológicas que estão alcançando a eliminação plena do trabalho vivo do processo de produção de mercadorias.
da diminuição do trabalho morto corporificado no maquinário tecnocientífico como estratégia para aumentar a produtividade.
da intensificação das formas de extração do sobretrabalho em tempo cada vez mais reduzido, uma vez que tempo e espaço se transformam nessa fase dos capitais globais e destrutivos.
da ampliação das possibilidades de extração de mais valia relativa somente por meio do uso do esforço muscular da mão de obra.
da nova fase societal em que o valor de uso intrínseco aos produtos não se subordina nem elimina os imperativos do valor de troca que sempre estiveram presentes no universo das mercadorias.
A categoria trabalho é estruturante para a compreensão da constituição da humanidade, pois a natureza e sua transformação pelo trabalho mantêm vivos os membros de uma sociedade. Em uma perspectiva crítica, é correto afirmar sobre o trabalho:
realiza-se cumprindo determinações genéticas, cujas habilidades e conhecimentos podem ser dispensados.
opera de forma imediata sobre a matéria sem a intermediação de instrumentos, dispensando todo o tipo de aprendizado, mesmo os advindos de repetição e experimentação.
é capaz de satisfazer um elenco limitado de necessidades com um elenco de atividades determinada pela natureza.
exige habilidades e conhecimentos, instrumentos que cada vez mais se interpõem entre os que executam e a matéria, além de implicar o desenvolvimento de novas necessidades.
não é próprio da natureza humana, pois pode ser executado por toda a espécie animal dependendo apenas de treinamento e desenvolvimento de habilidades.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
O Piso Básico Fixo (PBF) financia ações dos serviços prestados pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), ofertados exclusivamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Assinale a alternativa que não está entre as ações dos serviços prestados:
Atendimento de benefícios eventuais;
Visitas domiciliares;
Grupos: oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo para as famílias, seus membros e indivíduos; ações de capacitação e inserção produtiva;
Atividades lúdicas nos domicílios com famílias em que haja criança com deficiência;
Deslocamento da equipe para atendimento de famílias em comunidades quilombolas, indígenas, em calhas de rios e em zonas rurais.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Assinale a alternativa correta que se refere ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI):
I. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) articula um conjunto de ações, visando à retirada de crianças e adolescentes de até 18 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz.
II. O PETI compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças/adolescentes até 16 anos e acompanhamento familiar por meio do CRAS e do CREAS.
III. O programa reconhece a criança e o adolescente como sujeitos de direito, protege-as contras as formas de exploração do trabalho e contribui para o desenvolvimento integral.
IV. O PETI oportuniza o acesso à escola informal e formal, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura e profissionalização, bem como a convivência familiar, comunitária e social.
V. As famílias atendidas pelo PETI têm compromissos que devem ser observados, cabendo a elas o comprometimento da retirada de todas as crianças e adolescentes de até 16 anos de atividades de trabalho e exploração e a retirada de todas as crianças/adolescentes até 18 anos das atividades previstas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil.
Somente as alternativas I, II e III estão corretas;
Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas;
Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;
Somente as alternativas II, III e V estão corretas;
Somente as alternativas II, IV e V estão corretas.
O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social garantido por lei e que pode ser descrito nas modalidades de
I. Bolsa Qualificação, destinada a subvencionar os trabalhadores com contrato de trabalho suspenso, em conformidade com o disposto em convenção ou acordo coletivo de trabalho, devidamente matriculado em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador.
II. Seguro-Desemprego do Trabalhador Resgatado, que consiste no auxílio temporário concedido ao trabalhador comprovadamente resgatado de regime de trabalho forçado ou da condição análoga à de escravo.
III. Bolsa Qualificação, destinada a subvencionar os trabalhadores que nunca tiveram registro em carteira e que estejam devidamente matriculados em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo poder público.
Está correto o que consta em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
O Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda prevê o desenvolvimento da política de qualificação profissional, que
se constitui como política passiva de enfrentamento ao desemprego, promovendo a inclusão dos excluídos no mercado de trabalho.
cumpre papel importante junto ao trabalhador que está em situação de desemprego, concedendo a esse o benefício assistencial de seguro-desemprego.
se inclui, no Sistema Brasileiro de Proteção Social, entre as políticas organizadas com base no eixo emprego-trabalho, juntamente com a Previdência Social.
qualifica o trabalhador, pois é a falta da qualificação a principal causa do desemprego, conforme estudos já realizados por institutos de pesquisa nos âmbitos nacional, estadual e municipal.
adota a lógica do empreendedorismo, objetivando transformar o trabalhador em dono de seu próprio negócio, incluindo-o em programas que oferecem todas as condições e apoio necessários para a viabilização do empreendimento.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens, relativos à seguridade social no Brasil.
O princípio organizador das políticas sociais brasileiras voltadas à população economicamente ativa e aos inativos ampara-se no assalariamento formal no mercado de trabalho.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito das políticas de seguridade social e previdência social, julgue os itens que se seguem.
O salário-família consiste no benefício pago pelo Estado a todos trabalhadores com registro na carteira de trabalho e previdência social, para auxiliar no sustento dos filhos de até quatorze anos de idade ou inválidos de qualquer idade.
Considerando a inserção do assistente social na política de educação, é correto afirmar que
o assistente social atua como um orientador pedagógico.
o assistente social não acolhe as demandas das famílias, apenas as dos estudantes.
o assistente social no campo é responsável por lidar diretamente com os problemas de saúde dos professores.
o assistente social favorece a relação famíla-escola-comunidade, ampliando o espaço de participação destas na escola, incluindo-as no processo educativo.
o assistente social atua somente nas escolas da rede pública de ensino.
A inserção do serviço social na escola pode contribuir com ações que tornem a educação uma prática de formação da cidadania e de emancipação dos sujeitos sociais. A escola, como o serviço social, trabalha diretamente com a educação, a consciência, a oportunidade de possibilitar às pessoas que se tornem conscientes e responsáveis pela sua própria história. Ainda sobre o processo de trabalho do assistente social no campo educacional, assinale a alternativa que não corresponde a uma atividade desenvolvida por esse profissional no espaço sócio-ocupacional.
Pesquisa de natureza socioeconômica e familiar para caracterização da população escolar.
Elaboração e execução de programas de orientação sociofamiliar, visando prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho e o rendimento do aluno e a sua formação para o exercício da cidadania.
Participação, em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como daqueles que objetivem prestar esclarecimentos e informações acerca de doenças infectocontagiosas e demais questões de saúde pública.
Realização de visitas sociais com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sociofamiliar do aluno.
Elaboração de pareceres escolares para a instrução de processos judiciais.
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