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Com relação à assistência estudantil, assinale a alternativa correta.
Os programas de assistência estudantil compreendem moradia, alimentação, transporte, assistência à saúde e apoio pedagógico.
Os programas de assistência estudantil seguem a tendência da assistência social contemporânea de serem prestados na forma de serviços, e não em benefícios, como bolsas.
Os programas de assistência estudantil têm recebido aportes suficientes para garantir a manutenção de estrutura para moradia e alimentação estudantil: casas e restaurantes universitários.
Aos beneficiários das bolsas estudantis, em geral, não se tem pedido contrapartida na forma de prestação de serviços.
Poucos estudantes de baixa renda do ensino superior apresentam demandas de serviços que assegurem a sua permanência na universidade.
O trabalho do assistente social é cada vez mais requisitado na atuação de equipes interdisciplinares. Assinale a alternativa que corresponde à perspectiva de trabalho interdisciplinar.
A intervenção interdisciplinar pauta-se no aprofundamento do conhecimento especializado.
A atuação em uma perspectiva interdisciplinar privilegia a visão unilateral das partes.
A interdisciplinaridade é uma justaposição de diversas disciplinas situadas geralmente no mesmo nível hierárquico e agrupadas para fazer aparecer as relações existentes entre elas.
A interdisciplinaridade permite tanto a interlocução entre as áreas do saber, como impede o estreitamento e a cristalização de cada uma delas no interior dos seus respectivos domínios.
A interdisciplinaridade preconiza que a estruturação do conhecimento consolida-se em saberes específicos.
A respeito da natureza multidisciplinar da atuação do educador social, assinale a alternativa correta.
A pedagogia social não recebe contribuições da psicologia, da sociologia, da antropologia, da psicologia social, das ciências médicas e do direito.
A prática, por si só, confere ao educador os elementos necessários ao pleno domínio de seu ofício, sendo a capacitação profissional apenas oportunidade a ser oferecida pelo sistema.
A aquisição, pelo educador, de atitudes e habilidades que favoreçam e viabilizem sua atuação junto ao educando não é importante.
É preciso compreender o educando, restringindo-se aos delitos cometidos, sem considerar sua história singular.
O educador social, pela complexidade de sua ação, tem a obrigação de atualizar-se em programas de educação continuada.
Um educador é um criador de condições para que a educação aconteça. Criar condições, nessa perspectiva, é
respeitar o projeto arquitetônico mínimo para unidades de internação, como indica o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
implementar todas as condições materiais em detrimento das condições socioeconômicas.
oferecer oportunidades para o aluno exercitar seu aprendizado, de modo expansivo, desde que não seja tímido.
articular espaço, tempo, coisas e pessoas para produzir momentos que possibilitem ao educando ir, cada vez mais, assumindo-se como sujeito, ou seja, como fonte de iniciativa, responsabilidade e compromisso.
desenvolver o trabalho necessário apenas em instalações modernas e bem equipadas.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo o texto acima apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca de políticas sociais.
A alegação de que a moralidade básica do trabalho e o sentido de responsabilidade individual são destruídos pelas políticas de transferência de renda aos mais pobres, sem que deles se exija esforço ou mérito, corresponde a uma visão progressista do papel do Estado.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2010
Segundo Silva e Silva (2004), o debate nacional sobre programas de transferência de renda aponta dois polos contraditórios que são os limites e os elementos motivadores ao esforço de implementação desses programas. A autora relaciona como limites históricos que imprimem especificidade ao esforço de implementação dos programas de transferência de renda
a constatação da pouca eficácia dos programas brasileiros em termos de focalização sobre a população mais pobre.
as possibilidades de maximização dos recursos.
a pouca eficácia dos programas sociais brasileiros.
a falta de tradição de acompanhamento e avaliação dos programas sociais.
Usuária com quadro de tetraplegia, 38 anos, totalmente dependente de terceiros para atividades da vida diária, vive com os pais, sua filha de 12 anos, uma irmã de 30 anos (com seus dois filhos e também sobrinhos da usuária - de 2 e 4 anos de idade). A usuária nunca teve carteira de trabalho assinada. A mãe e a irmã da usuária não trabalham, pois são as cuidadoras tanto das crianças como da própria usuária. O provedor dessa família é o pai da usuária, que trabalha como porteiro e recebe R$ 850,00. A alternativa que indica corretamente o resultado do pedido de concessão do Benefício da Prestação Continuada à usuária e sua respectiva justificativa é:
deferido - todas as pessoas portadoras de deficiência, independentemente da sua situação socioeconômica, têm a garantia do benefício
indeferido - sua renda per capita familiar, a ser utilizada no cálculo do benefício, ultrapassa o valor de ¼ do salário mínimo vigente
indeferido - seu quadro clínico de saúde encontra-se estável, embora com limitações presentes no seu cotidiano
deferido - pois sua renda per capita familiar é inferior ao valor de referência equivalente a 1/3 do salário mínimo nacional
indeferido - sua idade não a caracteriza como pessoa idosa, nos termos indicados no Estatuto do Idoso
No interior dos espaços ocupacionais, existe uma tensão entre o trabalho do profissional submetido ao poder do empregador e as demandas dos sujeitos de direitos. Nesse sentido, cabe ao profissional, no exercício da profissão e do projeto ético-político, desempenhar estratégias e técnicas que lhe conferem uma relativa autonomia profissional. Assim sendo, é correto afirmar que tais estratégias devem orientar-se pelo reconhecimento de que
o trabalho do assistente social é essencialmente autônomo em relação ao ambiente externo.
há limites e possibilidades institucionais dessa relação que são intransponíveis.
o trabalho do assistente social é submetido a um conjunto de determinantes externos.
é irrelevante para o processo de trabalho profissional a articulação de forças com segmentos organizados da sociedade civil.
a autonomia relativa do saber profissional estará subordinada definitivamente ao poder institucional.
Existe uma relação intrínseca de natureza conceitual entre o Sistema de Seguridade Social e o fundamento da categoria trabalho. Considerando o papel específico da política da assistência social nesse contexto, é correto afirmar que, historicamente,
nunca houve uma tensão entre assistência social e trabalho, pois uma não tem relação com o outro, considerando-se os termos de uma política pública.
sempre houve uma tensão entre assistência social e trabalho, pois ambos são incompatíveis, por princípio filosófico.
nunca houve uma tensão entre assistência social e trabalho, pois ambos são plenamente compatíveis, nos termos de uma política pública.
houve uma tensão entre assistência social e trabalho, entretanto isso não é relevante, nos termos de uma política pública.
sempre houve uma tensão entre assistência social e trabalho, mas isso não significa que tal relação deva ser compreendida como incompatível ou excludente, nos termos de uma política pública.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação à intervenção social no meio ambiente, julgue os itens a seguir.
A atuação do serviço social, no campo ambiental articulado ao projeto ético político da profissão, tem a função de integrar e coordenar as ações destinadas ao processo de conscientização da população, usando os indicadores ambientais como subsídios para tomada de decisões.
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