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Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda hoje não se conhece o número de crianças e adolescentes brasileiros que vivem afastados da convivência familiar e(ou) que vivem em abrigos. Os dados de pesquisas recentes sobre abrigos têm levado a sociedade civil e o poder público a discutirem o tema. Acerca dessa questão, assinale a opção correta.
O principal motivo de abrigamento é o uso de drogas, especialmente o álcool, por parte dos pais, situação para a qual o ECA não prevê outro tipo de medida.
No caso das crianças e adolescentes de famílias em situação de pobreza, o abrigamento poderia ser evitado com a adoção de políticas públicas direcionadas à habitação, à saúde, à educação e ao trabalho.
A maior parte das crianças que vivem em abrigos são meninos de cor branca, menores de dois anos de idade e cujos pais são desconhecidos, o que impede a adoção por falta de consentimento destes.
Uma das formas de oferecer convivência familiar aos abrigados seria a sua colocação em famílias substitutas, o que somente pode ser feito para crianças com até sete anos de idade.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O Sistema Único de Saúde tem assumido um papel ativo na reorientação de estratégias e modos de cuidar, tratar e acompanhar a saúde individual e coletiva e tem sido capaz de provocar importantes mudanças nas estratégias e modos de ensinar e aprender. Acerca de políticas de educação e desenvolvimento para a saúde, julgue os itens seguintes. As denominadas capacitações tradicionais, ou a educação aplicada concretamente ao trabalho, devem ser totalmente substituídas pela educação que pensa o trabalho de forma independente.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A alfabetização de jovens e adultos, articulada diretamente ao aumento da escolaridade deles, e à promoção do acesso à educação como um direito de todos em qualquer momento da vida é considerada um passo importante para a cidadania. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. Em meados do século passado, a UNESCO definia como analfabeto um indivíduo que não conseguia ler ou escrever algo simples. Hoje, a UNESCO adota o conceito de analfabeto funcional: uma pessoa que, mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não possui as habilidades necessárias para satisfazer as demandas do seu dia-a-dia e se desenvolver pessoal e profissionalmente.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito do papel que as instituições exercem na sociedade, julgue os itens seguintes. Para vigorar e cumprir sua função de regulação da vida humana, as instituições da educação concretizam-se em grandes organizações compostas por estabelecimentos de tamanhos variados.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito do papel que as instituições exercem na sociedade, julgue os itens seguintes. As instituições da educação prescrevem como se deve socializar e instruir o educando para sua integração na comunidade com suas características efetivas.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos postulados neoliberais na área social, julgue os itens subseqüentes. Ao ampliar o crescimento da economia e desconcentrar a renda da população, a adoção de propostas neoliberais vem revitalizando o sistema econômico nos países em desenvolvimento.
Podem ser identificados no Brasil quatro períodos históricos nos quais se percebe a relação do processo político de regulação da segurança do trabalho com as modificações na economia e as lutas políticas estabelecidas entre as diversas forças sociais. Para Faleiros (1992), estas quatro conjunturas históricas são:
dominação da política da indústria cafeeira na Velha República; Estado Novo com a política burguesa-nacionalista- populista da Era Vargas; política ditatorial militarburguesa da década de 60 e nacionalismo dos anos 80.
política agro-exportadora do período da Primeira República; nacional-desenvolvimentismo de Vargas; hegemonia nacional-populista-militar do período desenvolvimentista e autoritarismo do bloco burguês-nacional
industrialização voltada para o mercado interno liderada pelo grande capital internacional no início do século XX; trabalhismo-proletário no período varguista;liberaldesenvolvimentismo de JK e tecno-burocracia-burguesa do pós-64.
hegemonia oligárquico-liberal da Velha República; hegemonia burguesa-rural-corporativista da Era Vargas; hegemonia burguesa-populista no pós-guerra e hegemonia militar-burguesa-multinacional após o golpe de 64.
desenvolvimento econômico-industrial do pacto burguêslatifundiário na Primeira República; nacionalismo liberalburguês de Vargas, burocratização estatal-militar-burguesa do pós-64 e projeto democrático-popular dos anos 80.
Nas várias conjunturas históricas, as políticas sociais tiveram mudanças importantes que alteraram a intervenção do Estado. As políticas sociais de acidente de trabalho, especificamente, passaram pela indenização, recuperação, fiscalização e prevenção, configurando-se como modelos distintos construídos a partir de permanentes lutas e conflitos de interesses entre as classes. No período de hegemonia do capital multinacional e do Estado militar tecnocrático, a partir de 64, pode ser identificada a seguinte característica:
criação das primeiras normas de prevenção e de mecanismos de fiscalização.
organização de um complexo socioindustrial (estatal-industrial) para cuidar dos trabalhadores (Sesi/Sesc) através da prestação de serviços assistenciais.
unificação dos institutos de previdência e eliminação da participação dos trabalhadores na sua administração.
equiparação dos conceitos de acidentes do trabalho e de doença profissional.
controle dos sindicatos que ficam sob tutela do Estado e sob regulamentação corporativista que os desburocratiza.
Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente proíba o trabalho de criança, o processo de pauperização brasileiro nas últimas décadas tem levado milhões de crianças a buscar na rua maneiras de ajudar na renda familiar. Estes são apenas dois fatores que levam a um crescente número na evasão escolar. Neste sentido, constata-se que
as famílias são as responsáveis pela educação dos filhos, cabendo a elas garantir a permanência da criança na escola.
o trabalho precoce ajuda as crianças e adolescentes a fortalecer o desenvolvimento emocional, físico e moral para a vida adulta.
a ausência dos serviços sociais adequados somada ao analfabetismo nas famílias das crianças e dos adolescentes são responsáveis pela evasão.
a pobreza, associada à falta de estímulos, limita a aprendizagem das crianças e dos adolescentes fator este que determina a evasão.
mantém-se a histórica dicotomia educação/trabalho o que facilita ainda mais a dupla exclusão.
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