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Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
A Assistência Social no Brasil, como política pública, tem fundamento constitucional como parte do Sistema de:
Segurança Pública.
Universalização dos Direitos.
Seguridade Social.
Unificação das Áreas de Ação Social.
Operacionalização do SUS.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
De acordo com a PNAS/2004, são funções da assistência social:
I. Fortalecimento dos vínculos econômicos e sociais;
II. A proteção social hierarquizada entre proteção básica e especial;
III. Vigilância social;
IV. Defesa dos direitos socioassistenciais;
V. Seguridade de acolhimento do indivíduo.
Assinale a alternativa incorreta:
I, II e III estão corretas;
I, II e V estão incorretas;
II, III e IV estão incorretas;
I e V estão incorretas;
II e V estão incorretas.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Pode-se destacar como uma forma de possibilitar às pessoas com deficiência viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida, em igualdade de oportunidades, com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e a comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na zona urbana como na rural, a:
terapiaemgrupo.
atividade de lazer.
inserçãoemgrupo de apoio.
acessibilidade.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes referências:
assistência social, previdência social, educação e saú
proteção social básica, proteção social especial, educação e vigilância social.
vigilância social, proteção social e defesa social e institucional.
educação, saúde, assistência social e defesa institucional.
defesa social e institucional, educação e proteção social.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os Benefícios Assistenciais integram a Política de Assistência Social e se configuram como direito do cidadão e dever do Estado. São prestados de forma articulada às seguranças afiançadas pela Política de Assistência Social, por meio da inclusão dos beneficiários e de suas famílias nos serviços socioassistenciais e de outras políticas setoriais, ampliando a proteção social e promovendo a superação das situações de vulnerabilidade e risco social. Assim, os benefícios assistenciais se dividem em duas modalidades direcionadas a públicos específicos:
Assistência Social Básica e Assistência Social Especializada.
Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e Benefícios Eventuais.
Segur idade Assistencial e Segur idade Previdenciária.
Seguro Social e Seguro de Saúde e Educacional.
Benefícios Regulares e Assistência Social Especializada.
As análises sobre a crise na previdência social têm diferentes interpretações, mas a imputação da deterioração das contas públicas como sua causa, fundamenta-se
no favorecimento e na competitividade do capital e não na priorização das políticas sociais que tiveram seu reflexo no modo de gestão da vida social.
no aumento exacerbado da previdência privada que fez com que houvesse remissão de receita na previdência dos servidores públicos.
no fato de que a crise da previdência acarretou a crise econômica e não ao contrário.
na lógica de que a crise da previdência que gerou de forma isolada o déficit das contas públicas como um todo.
no fato de ter resistido ao avanço da privatização e a não contribuição prévia do trabalhador rural.
Os benefícios sociais de transferência de renda, advindos do Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, estão no escopo da política de assistência social. O profissional de serviço social deve entendê-los como
uma benesse que o Estado oferece para os cidadãos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social e, portanto, não podem atingir patamares de universalidade.
parte das estratégias dos governos que adotam programas paliativos e, com isso, desrespeitam o campo dos direitos sociais, pois transferência de renda não pode ser considerada uma forma de direito.
um caminho para construir a justiça social e o fortalecimento da democracia, no entanto, esses benefícios não compõem o âmbito da política de assistência social, pois seu atual sistema de gestão se dá pelas políticas de educação e saúde.
uma das estratégias de enfrentamento das desigualdades sociais, muito embora ainda tenham desafios como a universalidade e equidade, além da necessidade de integrar os benefícios e serviços.
benefícios sociais de caráter continuado e de atenção exclusiva dos governos municipais, portanto, as reclamações por direitos devem sempre ser direcionadas para a responsabilização das secretarias de saúde e educação dos municípios.
Na política de proteção social, a metodologia de trabalho com a família que se encontra em situação de vulnerabilidade deve ser orientada para
uma consciência a-crítica sobre a família e se ater nas situações conforme elas se apresentam, em sua aparência, que já são suficientes para dar os subsídios necessários para a intervenção profissional.
o estabelecimento de estratégias que possam propiciar o desenvolvimento das capacidades da família em mobilizar seus recursos, com vistas à superação da condição de vulnerabilidade.
uma prática direcionada à promoção social da família, compreendendo-a como aquela que necessita ser ajustada aos padrões de conduta de socialização do sistema capitalista.
o desenvolvimento de um planejamento com a participação somente dos técnicos, sem envolvimento da família usuária do serviço.
o conceito de família estabelecido nas regulamentações da área social, complementares à Constituição Federal de 1988, que a definem por um conjunto de pessoas unidas por laços consanguíneos.
A política social inscrita na Constituição Federal de 1988 marca um novo desenho para o Estado brasileiro, preconizando
a centralização político-administrativa no âmbito da esfera federal tendo como princípio organizador a integração social.
o estabelecimento da relação do Estado com a sociedade civil por meio do aprimoramento e fortalecimento de estruturas técnico-burocráticas.
a conciliação entre as proposições de reformas no campo social e a adoção de mecanismos de estabilização econômica, reafirmando o caráter de modernização conservadora.
a universalidade do atendimento, a descentralização político-administrativa e a transparência.
a organização com prevalência dos interesses econômicos e privados, sendo marcada pela mercantilização dos serviços sociais.
A Constituição Federal de 1988 possibilitou um rompimento com a lógica da organização das políticas sociais até esse período e, dentre elas, a política de saúde. Para a concretização do dispositivo constitucional, foi instituído o Sistema Único de Saúde − SUS, cujo modelo prevê
a garantia do acesso universal apenas para o nível de atenção básica, deixando para os níveis de média e alta complexidade os casos de maior vulnerabilidade social.
a definição da participação paritária da rede pública e da rede privada, considerando que essa forma de organização dá maior liberdade de escolha para os usuários dos serviços.
o atendimento privado realizado de forma complementar ao serviço público, dando-se preferência para as instituições lucrativas, que possuem melhor estrutura, o que pressupõe, qualidade no atendimento público.
a responsabilização do Estado recaindo exclusivamente na prestação de serviços estratégicos e cumprindo papel regulador do sistema privado.
a responsabilização do Estado pelo financiamento e execução dos serviços de saúde e a participação complementar do setor privado na insuficiência do serviço público, cuja preferência é para as instituições filantrópicas.
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