Lista completa de Questões sobre Serviço Social e proteção social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Órgão Executivo das atividades de prevenção quanto ao uso indevido de substâncias entorpecentes e drogas que causem dependência, bem como aquelas relacionadas com o tratamento, a recuperação, a redução de danos e a reinserção social de dependentes é:
a Comissão Nacional para o Combate ao Tráfico e ao Narcotráfico.
a Secretaria Nacional de Combate a Entorpecentes.
a Secretaria Nacional Anti-Drogas.
a Secretaria Nacional de Inclusão Social ao Dependente Químico.
o Centro Nacional de Prevenção e Tratamento aos Dependentes Químicos.
Os CAPS funcional pelo menos durante os cinco dias úteis da semana. Seu horário e funcionamento nos fins de semana dependem do tipo de CAPS. Marque a alternativa correta.
I - CAPS I – município com população entre 20.000 e 70.000 habitantes – funcionam de segunda a sexta-feira de 08:00 às 18:00 horas;
II - CAPS ad – municípios com população acima de 100.000 habitantes;
III - O CAPS ad – oferecem atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas. Pode ter um terceiro período de funcionamento;
IV - CAPS i – é um serviço de atenção diário destinado ao atendimento de crianças e adolescente gravemente comprometidos psiquicamente;
V - CAPS III – municípios com população acima de 200.000 habitantes, funciona 24 horas, diariamente, também nos feriados e fins de semana.
Assinale a alternativa correta:
Você foi solicitado(a), como Assistente Social que compõe uma equipe de Saúde Mental, a atuar em uma escola pública, no seguinte caso: Aluno de 13 anos de idade, suspeito pela escola de uso de drogas, já em atendimento por psicólogo junto ao Conselho Tutelar, órfão, tendo por responsável a avó. A proposta da escola é que se realize um trabalho na perspectiva preventiva, uma vez que os pais e a comunidade escolar demonstram preocupação com o uso de drogas.
Nesse caso, o(a) Assistente Social deverá priorizar, entre outras ações:
uma requisição para que o Conselho Tutelar forneça as informações sobre os fatos reais quanto ao uso de drogas envolvendo o aluno em questão.
uma solicitação de que a escola reúna professores, funcionários e pais, preocupados com o tema, para orientá-los quanto à questão do uso de drogas e demais dúvidas que envolvam o caso.
convocar a avó, única responsável pela criança, para fazer um estudo de caso e posterior encaminhamento, como por exemplo, a mudança para outra cidade, distante da atual moradia do adolescente.
convocar os professores do aluno para uma entrevista na Unidade de Saúde, visando compreender melhor o caso para posterior encaminhamento.
levantar, junto ao Conselho Tutelar, todos os dados que envolvem o aluno, para levar ao conhecimento da Direção da Unidade Escolar.
Marque a alternativa incorreta.
Desde 2003, as Políticas Públicas voltadas para os usuários de álcool e de outras drogas, apresentadas pelo Ministério da Saúde, têm como diretrizes básicas
o diagnóstico precoce e o tratamento sem longas internações.
a atenção integral e a terceirização do atendimento.
a intersetorialidade e a atenção integral.
o diagnóstico e o encaminhamento preventivo a clínicas especializadas.
o diagnóstico e o encaminhamento a especialistas em drogas ilícitas.
Marque a alternativa incorreta.
Segundo o Ministério da Saúde, uma estratégia de saúde pública que busca controlar possíveis conseqüências adversas do consumo de psicoativos lícitos ou ilícitos – sem necessariamente interromper esse uso, buscando inclusão social e cidadania para usuários de drogas – é uma estratégia denominada:
redução de danos.
diminuição do uso.
manutenção do uso.
estimulo ao uso controlado
redução da quantidade de drogas.
Marque a alternativa incorreta.
O artigo 100, do Estatuto do Idoso, define como crime punível, com reclusão e multa, o ato de
deixar de priorizar, sem motivo justo, o atendimento à saúde dos idosos portadores de doenças infectocontagiosas.
retardar ou dificultar atendimento aos idosos com idade acima de 70 anos.
recusar ou adiar atendimento à saúde de idosos abandonados por familiares.
recusar, retardar ou dificultar atendimento, ou deixar de prestar assistência à saúde, sem justa causa, a pessoa idosa.
abandonar o idoso incapaz de comunicar-se em ambulatórios das Casas Abrigo, Asilos ou congêneres.
Marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) A partir do programa de atenção integral à família (PAIF) teremos um diagnostico da situação familiar, organizando e coordenando a rede de serviços sócio-assistênciais, buscando integrar com outras políticas sociais;
( ) A assistência social para torna-se política publica precisa ser assumida pelo Estado;
( ) No SUAS os serviços devem acontecer em parcerias. Os Municípios, o Distrito Federal, os Estados, a União e as Entidades assumindo cada um a sua tarefa. Isto é a Rede Socioassistencial;
( ) Os Centros de Referencia especializadas da Assistência Social oferecem atendimento de proteção especial de media complexidade.
Marque a alternativa correspondente a seqüência correta:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...