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Discorrendo acerca do que os gestores deveriam saber em relação aos sistemas de serviços de saúde, Eugênio Vilaça afirma que
sistema de serviços de saúde e sistema de saúde são expressões que se equivalem, segundo as próprias definições da Organização Mundial de Saúde – OMS .
embora a OMS indique como apropriada a expressão sistema de serviços de saúde, na verdade, não há diferença entre sistema de saúde e sistema de serviços de saúde. Costuma-se empregar largamente a primeira denominação – sistema de saúde –, em razão de seu uso ter, de fato, antecedido ao da segunda.
sistema de serviços de saúde e sistema de saúde são distintos. Um sistema de serviços de saúde é menos que um sistema de saúde. O sistema de serviços de saúde é um sistema social temático e unissetorial que apresenta uma arquitetura e uma fisiologia
sistema de serviços de saúde e sistema de saúde são expressões que concorrem entre si. E que a OMS prefere que se adote, para não se incorrer em erro, uma forma mais completa que incorpora o sentido de ambas: sistema de serviços e saúde.
Costa elenca como núcleos de objetivação do trabalho do Assistente Social nos serviços de saúde:
o levantamento de dados para caracterização e identificação das condições socioeconômicas e sanitárias dos usuários; a interpretação de normas e rotinas; o agenciamento de medidas e iniciativas de caráter emergencial; o desenvolvimento de atividades de apoio pedagógico e técnico-político.
a interpretação de normas e rotinas; o planejamento e assessoria; a redefinição das competências ocupacionais; a cooperação vertical e a cooperação horizontal
a implementação dos serviços parciais; o planejamento e assessoria; o agenciamento de medidas e iniciativas de caráter emergencial; a cooperação vertical e a cooperação horizontal.
o levantamento de dados para caracterização e identificação das condições socioeconômicas e sanitárias dos usuários; a interpretação de normas e rotinas; a implementação dos serviços parciais; a redefinição das competências ocupacionais
Segundo Costa, o trabalho do Assistente Social na área da saúde cumpre um papel de fundamental importância. Assinale-o
Romper o "elo orgânico" entre os níveis diversos do Sistema Único de Saúde e, ao mesmo tempo, reforçar a cooperação horizontal
Homogeneizar as demandas dos usuários para que ganhem força de pressão, redundando, assim, numa maior qualidade na prestação de serviços de saúde.
Promover tanto uma interação interna entre os distintos níveis de prestação de serviços de saúde quanto uma interação entre as políticas de saúde e as demais políticas sociais e/ou setoriais.
Demarcar o lugar específico da política de saúde em relação às outras políticas sociais e/ou políticas setoriais
Marque a opção NÃO compatível com o que se define por Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
O SUAS é um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo que tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social brasileira.
A precedência da gestão pública da política, o alcance de direitos sócio-assistenciais pelos usuários, a matricialidade sócio-familiar, a territorialização, a valorização da presença do controle social e, também, a informação, monitoramento, avaliação e sistematização de resultados são alguns dos eixos estruturantes da gestão do SUAS
Dentre os princípios organizativos do SUAS, é possível citar: a descentralização político- administrativa com competências específicas e comando único em cada esfera de governo; a articulação intersetorial de competências e ações entre SUAS e o Sistema Nacional de Previdência Social, gerando vínculos entre sistemas contributivos e não contributivos.
Tendo em vista o respeito ao princípio da universalidade, o SUAS põe em suspenso as diversidades das regiões que sejam decorrentes de características culturais, socioeconômicas e políticas, uma vez que há que se reconhecer que os usuários de um sistema único devem ser tratados de forma igualitária.
A assistência social, ao ser alçada à condição de política pública pelo texto constitucional de 1988, passou a ter sua formulação e execução "acompanhada por mecanismos institucionais de democratização e de controle social" (Raichelis, 2006), que são:
os Conselhos de Assistência Social e a Secretaria Nacional de Assistência Social
o Conselho Nacional de Política Social e a Secretaria Nacional de Assistência Social.
os Conselhos e as Conferências de Assistência Social.
o Ministério Público e a Secretaria Nacional de Assistência Social
Com base na Constituição Federal de 1988 e na Lei Federal N.° 8742, de 7 de dezembro de 1993, já desde 1988, a assistência social está inscrita como um dever do Estado e um direito do cidadão. Em relação à assistência social é ainda possível afirmar, corretamente, que
se trata de uma política de segurança social de amparo às crianças e aos adolescentes em situação de risco pessoal e social.
será prestada de forma seletiva àqueles que tenham, em algum momento, recolhido contribuição ao INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social, visto que ela é um ramo da política de previdência social.
se trata de uma política de ordem social que visa assegurar proteção às crianças, aos adolescentes, aos idosos, à família, à maternidade
se trata de uma política de seguridade social que não exige prévia contribuição, e será prestada a quantos dela necessitarem
Marque a opção que traz a correlação precisa acerca do modo como se opera a prevenção em seus respectivos níveis, segundo Leavel & Clarke.
Promoção da saúde e reabilitação (prevenção primária); diagnóstico precoce e proteção específica (prevenção secundária); saúde ocupacional e limitação da incapacidade (prevenção terciária).
Diagnostico precoce e tratamento imediato (prevenção primária); proteção específica com aconselhamento genético (prevenção secundária); reabilitação (prevenção terciária).
Promoção da saúde e proteção específica (prevenção primária); diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação de incapacidade (prevenção secundária); reabilitação (prevenção terciária).
Promoção da saúde, diagnóstico precoce (prevenção primária); proteção específica e tratamento imediato (prevenção secundária); diagnóstico específico e readaptação ocupacional (prevenção terciária)
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com a Política de Redução de Danos preconizada pelo Ministério da Saúde, as intervenções que promovem informação, educação e aconselhamento não incluem o(a)
estímulo à abstinência sexual para os portadores do vírus HIV.
orientação sobre possíveis riscos ao consumidor de produtos ou substâncias que causem dependência.
orientação sobre conduta em casos de intoxicação aguda (overdose).
divulgação de serviços de interesse público nas áreas de assistência social e de saúde.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A superação do modelo assistencial centrado no hospital psiquiátrico constitui o eixo central da política preconizada pelo Ministério da Saúde para a área de saúde mental. Constituem dispositivos assistenciais substitutivos aos leitos psiquiátricos previstos pelo Ministério:
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A política de saúde atual tem como grande desafio oferecer respostas eficazes diante de um quadro sanitário extremamente complexo que caracteriza o Brasil hoje. Um dos grandes desafios atualmente postos ao sistema de saúde está relacionado ao (à):
perfil de mortalidade típico de países pobres e pouco industrializados;
manutenção dos índices da mortalidade infantil nas últimas décadas;
alta incidência de doenças crônico-degenerativas e de mortalidade por causas violentas;
profunda desigualdade social que gera distorções entre os investimentos em atenção básica e em serviços de alta complexidade;
envelhecimento da população conjugado à baixa incorporação de tecnologia médica .
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