Questões sobre Serviço Social organizacional

Lista completa de Questões sobre Serviço Social organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A empresa solicitou ao assistente social a participação em uma equipe formada para a realização da avaliação de desempenho dos seus trabalhadores. Considere os aspectos que podem balizar essa avaliação:

I. A relação de desempenho deve estar relacionada aos objetivos estabelecidos e se fundamentar na adoção de índice de referência de dimensão quantitativa e qualitativa.

II. Os critérios a serem adotados na avaliação devem ser socializados com todos os envolvidos de modo a esclarecer o que se espera do trabalhador de forma individual e grupal.

III. Deve-se estabelecer indicadores de desempenho global, grupal e individual.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e II apenas.
  • D. II e III apenas.
  • E. I, II e III.

Julgue os próximos itens, relativos a balanço social. Ao elaborar o balanço social anual de uma organização, os dirigentes devem priorizar a divulgação das avaliações financeiras, a fim de subsidiar a tomada de decisões relativas ao quantitativo de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a balanço social. O balanço social de uma organização consiste em um demonstrativo de que a instituição tem por objetivo não só a geração de lucros, mas também o desempenho social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do trabalho do serviço social em empresas, julgue os itens subsecutivos.

O processo de reestruturação produtiva em curso rompe com o caráter educativo desenvolvido pelo serviço social nas empresas, voltado para questões que interferem na produtividade e manutenção da força de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao mundo do trabalho na era da reestruturação produtiva e da mundialização do capital, julgue os itens a seguir.

A nova lógica de organização da produção afasta as antigas formas de exploração do trabalho, como o salário por peça, para instituir novos processos de trabalho com base na desterritorialização e cooperação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO é afeta aos conceitos das Relações Humanas nas empresas.

  • A. delegação plena de autoridade.
  • B. confiança nas pessoas.
  • C. autonomia do empregado.
  • D. clara separação entre linha e staff.
  • E. dinâmica grupal e interpessoal.

As Relações Humanas se fortaleceram como teoria na década de 30. Ela marcou o campo administrativo por se contrapor aos clássicos que tratavam a organização como uma máquina. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que melhor corresponde à presença das Relações Humanas nas empresas.

  • A. rotinas e procedimentos estandardizados.
  • B. foco no comportamento humano e a descoberta da informalidade como condicionante de produtividade.
  • C. formalidades de comunicação.
  • D. impessoalidade nas relações e foco nos cargos e funções.
  • E. necessidade de racionalização do trabalho, a burocracia e a autoridade centralizada.

Os desafios decorrentes da exclusão e vulnerabilidade impõem à Assistência Social o desempenho de quatro funções distintas.

Sobre essas funções, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A função de inserção tem por objetivo propiciar aos destinatários da assistência social o acesso a bens, serviços e direitos usufruídos pelos demais segmentos da população.

  • B.

    A função de prevenção tem por objetivo evitar que o cidadão, nas situações circunstanciais de vulnerabilidade, resvale do patamar de renda alcançado ou perca o acesso que já possui aos bens e serviços, a despeito de estar acima da linha de pobreza e/ou atendido pelas políticas socioeconômicas setoriais.

  • C.

    A função de inclusão tem por objetivo canalizar os esforços da assistência social para atender os segmentos populacionais voluntariamente excluídos das políticas sociais básicas.

  • D.

    A função de proteção tem por objetivo atender as populações excluídas e vulneráveis socialmente, garantindo seu acesso à renda e ao consumo de bens e serviços essenciais à vida.

  • E.

    A função de promoção tem por objetivo promover a cidadania, eliminando relações clientelistas que não se pautam por direitos e que submetem, fragmentam e desorganizam os destinatários da assistência social.

Pode ser considerada entidade e organização de assistência social aquela sem fins lucrativos que atua na forma de

  • A.

    atendimento esporádico e periódico, prestação de serviços, execução de programas ou projetos e concessão de benefícios de proteção social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.

  • B.

    assessoramento apenas pontual para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público da política de assistência social.

  • C.

    defesa e garantia de direitos àquelas entidades que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas e projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, dirigidos ao público da política de assistência social.

  • D.

    defesa e garantia de direitos humanos em geral para a construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais e articulação com órgãos públicos de defesa de direitos.

  • E.

    assessoramento aos movimentos sociais, organizações sindicais e organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos aos trabalhadores rurais e urbanos.

Em relação à SA 8.000 — Social Accountabiliy International — e balanço social, assinale a opção correta.

  • A.

    A SA 8.000 tem o enfoque central na organização do processo de trabalho dos empregados de empresas privadas.

  • B.

    A SA 8.000 determina que toda empresa retenha, no setor de pessoal, a carteira de trabalho dos empregados com idades inferiores a 18 anos.

  • C.

    A certificação, de acordo com a SA 8.000, tem a vantagem de eliminar a concorrência entre as empresas.

  • D.

    A SA 8.000 foi criada com o objetivo de oferecer definições, padrões e sistemas de gestão para lidar com os direitos dos trabalhadores, pois essas questões ainda não tinham sido abordadas em nenhuma norma auditável.

  • E.

    O balanço social visa, exclusivamente, divulgar de forma objetiva os gastos financeiros com os empregados e familiares por meio de benefícios.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...