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Serviço Social - Serviço Social organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 62 a 67.
Nas fundações empresariais, constitui uma das frentes de trabalho dos assistentes sociais a coordenações de programas de voluntariado em projetos de responsabilidade social desenvolvidos por essas fundações.
Sobre as relações dos assistentes sociais com as instituições empregadoras e outras, é correto afirmar que
denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes do Código de Ética Profissional, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário, é um dos direitos do assistente social.
é um dos direitos do assistente social empregar com transparência as verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades coletivas dos usuários.
contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária é um dos deveres do assistente social.
é um dos deveres do assistente social integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho que dela disponham.
programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente é um dos direitos do assistente social.
Considerando a atual racionalidade técnica na área de recursos humanos, novas exigências passam a interferir no conteúdo das atividades do assistente social na administração dos benefícios, tais como a
ampliação dos serviços e a cobertura total
otimização dos recursos e os critérios meritocráticos
racionalização dos benefícios e a concessão equânime
maximização dos custos e a contribuição definida
avaliação das exceções e os princípios universalizantes
O processo de reestruturação empresarial implicou mudanças na gestão da força de trabalho.
Uma das características marcantes desse processo é a adoção de políticas de recursos humanos pautadas nos seguintes aspectos:
flexibilização da produção, verticalização do processo de trabalho, qualidade e produtividade
estabilização da força de trabalho, convenções coletivas, isonomia salarial e sindicalização
gestão da qualidade total, integração da força de trabalho, especialização e desqualificação
conjugação dos sistemas de benefícios, incentivos à produtividade, capacitação e treinamento
parcelização das tarefas, avaliação de desempenho individual, negociação cooperativa e participação
No contexto da reestruturação empresarial, as mudanças processadas nas condições de trabalho do assistente social diretamente associadas ao crescimento de sua participação em trabalhos de equipe são a
instabilidade e a insegurança
desqualificação e a requalificação
multifuncionalidade e a polivalência
intensificação e a racionalização
subcontratação e a terceirização
Nas corporações, as requisições feitas ao assistente social se concentram, tradicionalmente, nas chamadas necessidades humanas. Com a reestruturação empresarial, há, porém, uma crescente requisição desse profissional, por parte das gerências, para assessorá-las no(a)
controle do absenteísmo
combate ao alcoolismo
gerenciamento de conflitos
organização de eventos
prevenção de acidentes
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Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao planejamento do serviço social.
Na concepção empresarial, liderança significa capacidade de apreender com rapidez e de encorajar equipes de trabalho, concebendo-se líderes atualmente como instrutores que exigem mais compromisso do que submissão e se concentram em qualidade e no serviço ao cliente, mais que em números.
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7 Julgue os itens que se seguem, relativos a processos de trabalho, desafios e demandas dos profissionais de serviço social atualmente.
Nas empresas, o assistente social, ao mesmo tempo em que interfere na reprodução da força de trabalho, por meio da administração de benefícios sociais ou salários indiretos, exerce o papel de mediador nas relações entre empregado e empresa, que contribuem para a intensificação do controle e do disciplinamento dos trabalhadores.
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A respeito de responsabilidade social no âmbito organizacional, julgue os itens de 93 a 97.
A literatura específica sobre gestão organizacional recomenda que a responsabilidade social esteja associada intrinsecamente à ética e à transparência.
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A respeito de responsabilidade social no âmbito organizacional, julgue os itens de 93 a 97.
As reflexões críticas acerca das estratégias de investimento na área social pelas empresas demonstram que a valorização da imagem da empresa pode aumentar a motivação de seus trabalhadores e, consequentemente, a produtividade. Os custos do investimento nessa área são repassados ao preço do produto final e, por isso, não oneram as empresas.
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