Questões sobre Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Surgimento e Institucionalização do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da prática profissional do assistente social no âmbito da política social, analise as afirmações abaixo:
I- As protoformas da Política Social já possuíam a ideia de proteção integral aos direitos de cidadania e destacavam o valor da dignidade humana;
II- A necessidade de intervenção sobre a questão social, percebida e apontada pela classe trabalhadora, é um fator importante para o surgimento das políticas sociais;
III- No currículo do Serviço Social, a discussão sobre política social tem início na década de 40 e, na década de 70, a categoria profissional passa a produzir elaborações teóricas sobre o tema;
IV- No âmbito do Serviço Social, a política social não é apenas ação de governo, mas reflete sobre a relação Estado-sociedade a partir de ações ofertadas e reguladas pelo Estado.
Dos itens acima:

    A) Apenas os itens I, II e III estão corretos.

    B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.

    D) Apenas os itens II e IV estão corretos.

    E) Apenas os itens II e III estão corretos.

Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso acerca do Serviço Social e o enfrentamento das expressões contemporâneas da questão social:
(__)A profissão do assistente social passa a existir da manifestação da questão social e das expressões decorrentes da desigualdade social e da combinação positiva entre capital e trabalho.
(__)Os assistentes sociais surgiram para auxiliar o Estado no enfrentamento da questão social. A institucionalização e a legitimação da profissão tiveram origem nas estratégias de intervenção do Estado para administrar os conflitos entre a classe trabalhadora e a classe empresarial.
(__)A incorporação da ciência e das novas tecnologias resultou em um aumento da produtividade do trabalho e em uma diminuição de trabalho vivo, ou seja, de trabalhadores. Tal realidade aumenta o número de miseráveis e o crescimento da pobreza, enquanto se observa a acumulação do capital. Por isso, afirma-se que a questão social é indissociável da sociedade capitalista e que no capitalismo financeiro ela se aprofunda.
(__)Com o passar de algumas décadas, o serviço social adquiriu novas estruturas e se dotou de um arsenal teórico metodológico, técnico operativo e ético-político, tornando-se uma profissão de caráter cauteloso e reservado para garantir o acesso da população aos direitos sociais.
(__)O serviço social tem um caráter extremamente sociopolítico e interventivo, no qual o profissional atua diretamente nas expressões da questão social: desemprego, miséria, falta de acesso aos serviços públicos, como saúde e habitação, atuando em seu enfrentamento, por meio do setor público, privado, Organizações Não Governamentais, e até mesmo em movimentos sociais, como os sindicatos.
Após análise, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA dos itens acima:

    A) V, F, V, F, F.

    B) V, V, F, V, F.

    C) F, V, V, F, V.

    D) F, V, F, V, V.

  Na formação social brasileira, um dos traços típicos do desenvolvimento capitalista consistiu precisamente em que se deu sem realizar as transformações estruturais que, noutras formações, constituíram as suas pré-condições. 


NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996, com adaptações. 



Quanto à formação social, política e econômica do Brasil, julgue o item a seguir.


Os interesses de classe que estão na origem da burguesia brasileira estão intimamente conectados com os ideais revolucionários e reformistas da burguesia europeia, a partir do padrão europeu de transição para o capitalismo.

  No palco da história do século 21, o novo ciclo de expansão do capitalismo transnacional redesenha o mapa do mundo. 


 IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010, com adaptações.

Com base na premissa apresentada no texto, julgue o item a seguir.


Para alguns estudiosos, a transição do capitalismo competitivo ao monopolista no Brasil ocorreu por caminhos que fogem ao modelo universal da democracia burguesa.

Segundo o texto Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, de Maria Carmelita Yazbek, são vertentes de análise que emergiram no bojo do movimento de reconceituação, exceto:

    A) Vertente modernizadora, caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas.

    B) Vertente inspirada na fenomenologia, que emerge como metodologia dialógica.

    C) Vertente do pensamento tomista, que orientou a profissão para a compreensão da sociedade como união dos homens para a realização do bem comum.

    D) Vertente marxista, que remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes.

  No palco da história do século 21, o novo ciclo de expansão do capitalismo transnacional redesenha o mapa do mundo. 


 IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010, com adaptações.

Com base na premissa apresentada no texto, julgue o item a seguir.


A expansão monopolista no Brasil fez-se mantendo, de um lado, a dominação imperialista e, de outro, a desigualdade interna do desenvolvimento da sociedade nacional, aprofundando as disparidades econômicas, sociais e regionais, na medida em que favorece a concentração social, regional e racial de renda, prestígio e poder.

Julgue o próximo item, relativo à história do serviço social e aos seus códigos deontológicos.


O movimento de reconceituação representou um marco inquisitório da profissão de serviço social, cuja pretensa neutralidade político-ideológica foi uma das pautas de crítica.

Analise as assertivas abaixo, extraídas do artigo “O processo legislativo e a regulamentação do Serviço Social no Brasil: uma análise documental”, de Jonis Manhães Sales Felippe (2018):
I. O Serviço Social é uma profissão liberal regulamentada no Brasil atualmente pela Lei Federal nº 8.662/1993. II. O Serviço Social é uma das últimas ocupações da área social a conquistar reconhecimento legal por parte do Estado, ainda na década de 1980. III. A primeira legislação a regulamentar o trabalho do profissional de Serviço Social no Brasil dizia que “o Serviço Social constitui o objeto da profissão liberal de Assistência Social, de natureza técnico-científica”.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

  Analisar o Serviço Social brasileiro em suas orgânicas relações com a questão social e a desigualdade fundante que a constitui, no atual contexto de transformações estruturais e conjunturais que se processam sob a dominância do capital financeiro, é enfrentar uma temática bastante ampla e complexa.


YASBEK, M. C. Serviço Social, Questão Social e Políticas Sociais em tempos de degradação do trabalho humano, sob o domínio do capital financeiro. Revista Serviço Social, Londrina, v. 21, n. 1, jul./dez. 2018, p. 183?194, com adaptações. 


  

Considerando o fragmento do texto como referência inicial, no que tange ao Estado, à questão social e à sua relação com o Serviço Social, julgue o item a seguir.


Uma concepção crítica a respeito do processo de profissionalização do Serviço Social entende que o aperfeiçoamento técnico da filantropia e a incorporação das tradicionais formas de ajuda pelo Estado, aliados à retração da produção e das relações sociais capitalistas, constituem as condições sócio-históricas da relação entre o Serviço Social, a questão social e o Estado.

  Constatam-se algumas tendências problemáticas de referenciais teórico-metodológicos desenvolvidos no âmbito da relação do Serviço Social com as organizações, os movimentos e as lutas sociais. 


DURIGUETTO, M. L. Movimentos sociais e Serviço Social no Brasil pós-anos 1990: desafios e perspectivas. In: ABRAMIDES, M. B.; DURIGUETTO, M. L. (Orgs.). Movimentos sociais e Serviço Social: relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014, p. 177-194, com adaptações.  

Acerca do tema do texto, julgue o item a seguir.


Uma dessas tendências dá-se pela forte incorporação das premissas teóricas pós-modernas e pela decorrente leitura fragmentada e focalizada das lutas sociais, com o consequente tratamento de categorias com acentuado recurso ao ecletismo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...