Questões sobre Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

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Com relação aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, julgue o item a seguir. 
As bases iniciais que fundamentaram a emergência do serviço social, pautadas na noção da dignidade da pessoa humana, estão expressas na relação entre este e os princípios da Igreja Católica.

Com relação aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, julgue o item a seguir. 
Os pressupostos teórico-metodológicos do serviço social brasileiro apresentam característica da teoria positivista.

Com relação aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, julgue o item a seguir. 
A compreensão do serviço social brasileiro na perspectiva do ideário católico está diretamente relacionada a uma ação social da igreja.

Conforme Simionato (2009, p. 14), o “Serviço Social, em seu processo de profissionalização e desenvolvimento sócio? histórico, aparece vinculado a duas grandes matrizes do racionalismo contemporâneo: o racionalismo ‘formal? abstrato’, que está na base da matriz positivista, e seus desdobramentos nas abordagens funcionalistas, estrutural? funcionalistas e sistêmicas, e o racionalismo ‘crítico? dialético’, expresso na teoria social de Marx”. A partir dessa assertiva, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O Serviço Social incorporou a perspectiva estrutural-funcionalista de Talcott Parsons.

    B) Durante os anos 1960 e 1970 os setores críticos do Serviço Social dialogou, prioritariamente, com o marxismo-leninismo e com o maoísmo.

    C) Nos anos 1980 e 1990 a interlocução do Serviço Social com o pensamento de Gramsci e Lukács potencializou os debates sobre Estado, sociedade civil e ética.

    D) O Serviço Social incorporou a perspectiva fenomenológica de Mary Richmond.

    E) Durante os anos 1960 e 1970 os setores críticos do Serviço Social dialogaram, prioritariamente, com fontes originais de Marx e Engels.

Julgue os itens a seguir, relativos a políticas sociais e ao serviço social.

I No Brasil, ao final da década de 1960, os assistentes sociais já
defendiam que a formulação das políticas sociais fosse vinculada à intervenção estatal.
II Considera-se que a gênese do serviço social vincula-se ao
contexto de enfrentamento da questão social por meio das políticas sociais, mantendo-se as condições propícias para a expansão do capitalismo monopolista.
III O retorno ao Estado de direito, em 1979, trouxe o pressuposto positivista à profissão, o que subsidiou a garantia da proteção social universal sob a responsabilidade do Estado.
IV A política social reveste-se de um caráter contraditório: atende
aos interesses do capital ao mesmo tempo em que atende,também, às necessidades da classe trabalhadora.

Estão certos apenas os itens

    A) I e III.

    B) I e IV.


    C) II e IV.


    D) I, II e III.


    E) II, III e IV.

Acerca da complexidade da expressão questão social e de sua vinculação com o projeto de intervenção profissional do serviço social, assinale a opção correta.

    A) A questão social é importante para a fundação sócio-históricada formação profissional, embora seja um elemento desagregador da relação entre profissão e realidade social.

    B) O assistente social convive continuamente com as mais amplas expressões da questão social, instrumental de seu trabalho.

    C) A particularidade do serviço social, como especialização do trabalho coletivo, está organicamente vinculada às configurações estruturais e conjunturais da questão social e às formas históricas de seu enfrentamento.

    D) A questão social é tomada de forma genérica, por isso é recorrentemente usada para definir o fazer generalista do assistente social.

    E) Do ponto de vista epistemológico, a questão social deve ser tratada à luz de semelhantes paradigmas, na discussão de seus dimensionamentos que estão vinculados a fatores econômicos.

Com relação às formas de intervenção construídas pelo serviço social em seus distintos contextos históricos, assinale a opção correta.

    A) O serviço social inscreveu-se na divisão social do trabalho como executor de intervenções pautadas por uma análise crítica das relações sociais e da sociedade.

    B) Foi apenas a partir dos anos 90 do século passado, por meio da aproximação da análise crítica e da apropriação de novas bases teórico-metodológicas, que a profissão superou o estágio marcado pela filantropia.

    C) A formulação dos primeiros objetivos político-sociais do serviço social brasileiro pautou-se por posicionamentos de cunho marxista, na busca da superação da hegemonia do pensamento social da igreja diante da questão social.

    D) A atuação do assistente social na contemporaneidade é realizada a partir de robusto arcabouço teórico e metodológico,não sendo mais possível caracterizar a dimensão política da intervenção profissional.

    E) O serviço social, ao atuar na intermediação entre as demandas da população usuária e o acesso às políticas públicas, intervém em um espaço permeado por conflitos, presentes no cotidiano das relações sociais.

Acerca das influências teórico-metodológicas e da institucionalização do serviço social em distintos contextos históricos, assinale a opção correta.

    A) Dissincronia com as solicitações contemporâneas, insuficiência da formação profissional e subalternidade executiva são características da crise do serviço social contemporâneo,pautado em uma teoria marxista.

    B) O movimento de renovação do serviço social foi importante,mas não conseguiu superar a laicização, por não ter rompido com os ideais da igreja católica.

    C) A vertente modernizadora do serviço social é caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e, mais tarde, sistêmicas, voltadas a uma modernização conservadora.


    D) A corrente funcionalista se caracterizou pelo salto qualitativo na formação teórica e prática do serviço social, assim como pelo adensamento do debate profissional.

    E) O movimento de renovação do serviço social no Brasil pode ser dividido nas seguintes tendências: redimensionamento da fenomenologia, fortalecimento da perspectiva modernizadora e reatualização do funcionalismo.

No que se refere ao movimento de reconceituação do serviço social na América Latina, especialmente no Brasil, assinale a opção correta.

    A) Esse movimento carece de legitimação, pois foi construído por grupo relativamente pequeno de profissionais, especialmente por aqueles vinculados à academia.

    B) Apesar do caráter revolucionário desse movimento, não houve esforço no sentido de superar o pragmatismo presente no serviço social.

    C) O serviço social brasileiro, devido ao contexto do regime militar então vigente no país, acabou por não exercer papel de destaque no movimento de reconceituação latino-americano.

    D) Um dos legados mais importantes desse movimento foi o fortalecimento teórico-metodológico da profissão, mediante a busca de modelos de análise, diagnóstico e planejamento.

    E) Esse movimento constituiu um marco histórico ao desencadeara crítica ao serviço social tradicional e contribuir para a construção da alternativa crítica de orientação marxista.

Considerando as influências teórico-metodológicas e as formas de intervenção construídas pela profissão em seus distintos contextos históricos, assinale a opção correta.

    A) Somente a partir do ano 2000, com o agravamento da precarização, o serviço social brasileiro começou a ser analisado a partir de aportes teóricos metodológicos do materialismo histórico e da teoria marxista.

    B) Os referenciais orientadores do pensamento e da práxis do serviço social brasileiro originaram-se de duas teorias sociais:o doutrinarismo e o conservadorismo.

    C) Na gênese do serviço social brasileiro, está presente a relação entre a profissão e o ideário católico.

    D) A perspectiva funcionalista se caracteriza por ações voltadas à transformação da realidade, mediante análise ampliada das relações sociais e com propostas de ruptura da ordem vigente.

    E) O racionalismo higienista se caracteriza pela abordagem da questão social como problema moral e religioso, numa intervenção que prioriza a formação do indivíduo para a solução dos seus problemas.

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