Questões sobre Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Surgimento e Institucionalização do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os seminários de teorização do Serviço Social, realizados nas décadas de 1960 e 1970, são demarcados como momentos de estudos, debates, provocações e posicionamentos díspares, que também contribuíram para o processo de renovação dessa profissão no Brasil. Nesse sentido, indique qual seminário, em particular, pautou-se por princípios neotomistas, destacando-se pelos argumentos e pelas defesas que adensaram a culpabilização dos indivíduos e a “psicologização” da questão social, frente a uma estreitada definição do público e dos objetivos do Serviço Social.

    A) Seminário de Teresópolis (1970).

    B) Seminário de Sumaré (1978).

    C) Seminário de Belo Horizonte (1979).

    D) Seminário de Alto da Boa Vista (1984).

    E) Seminário de Araxá (1967).

Estudos sobre os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social brasileiro favorecem a identificação e a análise de diferentes fatores, mudanças e conjunturas, que inclusive alteraram as demandas e as condições do exercício profissional dos assistentes sociais em épocas importantes, como as das décadas de 1960- 1980. Tendo esse conhecimento como referência, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A aproximação teórico-metodológica majoritária do Serviço Social com a fenomenologia, enquanto pensamento que valoriza a subjetividade e a demarcação dos estudos de caso, contribuiu para que um novo ethos profissional fosse constituído. A partir disso, tem-se a necessidade de aprovação do novo Código de Ética que, até então, sustentava-se apenas no positivismo. ( ) O ecletismo, desde a década de 1980, tornou-se a perspectiva teórica para o embasamento dos procedimentos, das técnicas e da intervenção dos assistentes sociais em diferentes espaços socioocupacionais. ( ) O Serviço Social tradicional foi considerado como um componente “de validação e reforço” dos princípios da autocracia burguesa, seja pela identificação com os traços mais subalternos da profissão, seja pela contrariedade com as projeções profissionais mais críticas, outrora classificadas como conflituosas por seus posicionamentos. ( ) O Movimento de Reconceituação do Serviço Social, na América Latina, que se vincula ao circuito sócio-histórico e político da década de 1960, tem o debate da “funcionalidade profissional na superação do subdesenvolvimento” como um elemento norteador. ( ) O número de escolas de Serviço Social, entre as décadas de 1960 e 1970, foi reduzido pelas limitações do período ditatorial e pelo aprofundamento de estudos e produções fundamentadas na teoria social crítica originária de Karl Marx. ( ) A renovação do Serviço Social brasileiro incitou a defesa de um pluralismo profissional, considerando as diferenças que fundamentam o trabalho dos assistentes sociais.

Com base nas afirmativas acima e na ordem apresentada, indique a alternativa que apresenta coerência com os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social:

    A) F, F, V, V, F, V.

    B) F, V, V, F, F, V.

    C) V, V, F, F, V, F.

    D) V, F, F, F, V, V.

    E) V, F, V, V, F, F.

Tendo como base os fundamentos históricos e teórico- -metológicos da profissão e tomando como referência o Serviço Social na década de 1990, assinale a alternativa correta.

    A) A direção social que orienta o projeto hegemônico da profissão tem como referência a relação orgânica com o projeto da classe burguesa.

    B) O movimento de precarização e de mudanças no mercado de trabalho dos profissionais brasileiros ficou fora do debate dos assistentes sociais nessa conjuntura.

    C) As transformações societárias que caracterizam os anos de 1990 encontram um Serviço Social consolidado, maduro e que se afirma na sociedade brasileira ao longo dessa década

    D) A consolidação do projeto ético-político, teórico metodológico e operativo, que foi construindo, particularmente, sob a influência da tradição marxista, perde centralidade nos anos de 1990

    E) O chamado projeto ético-político profissional é descaracterizado pelo Código de Ética de 1993, pelas Diretrizes Curriculares de 1996 e pela Legislação que regulamenta o exercício profissional de 1993.

Considerando os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social, assinale a alternativa correta.

    A) A ideário católico não está relacionado à gênese do Serviço Social brasileiro.

    B) O primeiro suporte teórico-metodológico para a qualificação técnica do Serviço Social, sua prática e modernização, foi buscado na matriz da teoria social crítica.

    C) A perspectiva marxista foi absorvida pelo Serviço Social, configurando para a profissão propostas de trabalho ajustadoras ao desenvolvimento da sociabilidade capitalista.

    D) A contribuição do Serviço Social brasileiro, em sua gênese, é marcada por uma intervenção sobre valores e comportamentos de seus “clientes” na perspectiva de sua integração à sociedade, ou melhor, nas relações sociais vigentes

    E) As tendências de análise e as interpretações acerca da profissão são derivadas das transformações sociais que vêm particularizando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade e se configuram como homogêneas, embora permeadas por diversas clivagens, tensões e confrontos internos

No que concerne aos Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas.

( ) A perspectiva de modernização conservadora do Serviço Social tinha uma relação conflituosa com a ideologia desenvolvimentista da autocracia burguesa ditatorial.

( ) A vertente de reatualização do conservadorismo representava a negação do perfil profissional tradicional.

( ) Não se pode explicar a expansão e modernização/refuncionalização do Serviço Social brasileiro sem analisar a dinâmica do regime ditatorial.

( ) Foi no contexto da crise do modelo de desenvolvimento econômico criado pela ditadura militar que surgiram as condições para o surgimento de vertentes críticas do Serviço Social, como a de reatualização do conservadorismo.

    A) V,F,F,V.

    B) V,V,V,F.

    C) F,F,VV.

    D) F,V,F,V

    E) F,F,V,F

Acerca da perspectiva de intenção de ruptura, julgue os itens em V (Verdadeiro) ou F (Falso).

( ) O projeto de ruptura evidenciou-se e explicitou-se como produto universitário sob o ciclo autocrático burguês.

( ) Nas suas expressões diferenciadas, a perspectiva de intenção de ruptura confronta-se com a autocracia burguesa apenas no plano teórico-cultural e no plano profissional.

( ) É somente quando a crise da autocracia burguesa se evidencia, com a reinserção da classe operária na cena política brasileira desatando uma nova dinâmica na resistência democrática, que a perspectiva da intenção de ruptura pode transcender a fronteira das discussões em pequenos círculos acadêmicos e polarizar atenções de segmentos profissionais ponderáveis.

( ) É legitimo observar que as projeções próprias da perspectiva de intenção de ruptura continha a possibilidade (e a necessidade) de uma crítica em uma única direção: a perspectiva modernizadora. Neste sentido, concretizar esta crítica é prosseguir no leito da intenção de ruptura.

    A) V,F,V,F.

    B) V,V,F,V.

    C) F,F,F,V.

    D) F,V,F,V.

    E) V,V,V,V.

A legitimação e a institucionalização do Serviço Social no Brasil têm como marco histórico:

    A) O Golpe de 1964.

    B) O Estado Novo.

    C) A Revolução Industrial.

    D) O Movimento de Reconceituação.

    E) A Constituição de 1988.

“A inserção do Serviço Social na divisão do trabalho e as novas perspectivas daí decorrentes são um produto histórico.”
IAMAMOTO, Marilda V. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 1994
Sobre o Serviço Social como especialização do trabalho coletivo, assinale V (verdadeiro) e F (falso).

( ) As condições e relações sociais atribuem um sentido histórico ao significado social da prática profissional do Assistente Social
( ) As circunstâncias sociohistóricas determinam socialmente a atuação profissional, a qual está estritamente relacionada com a consciência de classes dos/as assistentes sociais
( ) A definição e redefinição da prática profissional não está sujeita às situações históricas que se apresentam, dado o fato do Serviço Social ter um projeto ético-político consolidado.

A sequência está CORRETA em:

    A) V.V.F

    B) V.F.V

    C) F.V.F

    D) V.F.F

    E) F.F.V

“O significado sociohistórico da prática profissional só é desvendado a partir de sua inserção na sociedade, visto que o Serviço Social se afirma como instituição peculiar na e a partir da divisão do trabalho.”

IAMAMOTO, Marilda V. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 1994 Sobre o processo de institucionalização do Serviço Social, analise as afirmações a seguir:

I - A institucionalização do Serviço Social está vinculada à criação de grandes instituições, principalmente a partir da década de 1940.
II - O processo de institucionalização do Serviço Social também se constitui como a profissionalização do Assistente Social, a qual se torna categoria assalariada.
III – Com a institucionalização do Serviço Social, a legitimação da profissão vinculou-se às demandas diretas dos usuários das instituições que tinham como finalidade assegurar os direitos das classes subalternas.

É CORRETO o que se afirma em

    A) II, apenas.

    B) III, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) I e III, apenas.

    E) I, II e III.

Analise as assertivas abaixo acerca da gênese e trajetória histórica do Serviço Social:


(__) A hegemonia dos intelectuais e teóricos do Serviço Social aponta como necessidade para o surgimento dos profissionais assistentes sociais, as alterações históricas na condição de vida da população brasileira no início do século XX, em que o aparecimento do trabalho livre une a sociedade em uma mesma classe social. Esses fatos vão requisitar instrumentos de auxílio à sobrevivência do novo sistema, sendo este a grande justificativa acadêmica para o surgimento do Serviço Social.

(__) Após as crises econômicas que transformam grandes massas de desempregados vivendo sob situações de extrema pobreza, o Estado, que até então se recusava ao reconhecimento da questão social, pela pressão dos movimentos reivindicatórios acaba cedendo e assumindo, enquanto núcleo do poder burguês, a função de administrar ou reduzir as mazelas impostas ás classes subalternas.

(__) As primeiras ações do Serviço Social estiveram pautadas na realização de atendimentos paliativos relativos ao alívio de situações de emergência e na distribuição de bens materiais, realizada inicialmente por pessoas de boa vontade em ações voluntárias provenientes da elite. A partir das primeiras escolas de Serviço Social e da institucionalização da profissão há a exigência de imprimir às ações profissionais uma maior racionalidade, bem como diferenciá-las das anteriores em busca da consolidação do status quo da profissão.


Sabendo que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a alternativa que contém a sequência correta é:

    A) V, V, V.

    B) F, V, V.

    C) F, V, F.

    D) V, F, V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...