Lista completa de Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Partindo do suposto de que o significado que o trabalho profissional do Assistente Social adquire no processo de produção e reprodução das relações sociais só pode ser interpretado e compreendido na relação entre as necessidades das classes sociais que polarizam sua intervenção, os distintos sujeitos sociais e os interesses antagônicos que o demandam, os espaços ocupacionais, as competências e atribuições profissionais, cabe situar a importância da produção de conhecimento para o Serviço Social,
No cumprimento das atribuições e competências socioprofissionais há que se realizar permanentemente a pesquisa das condições e relações sob as quais o exercício profissional se realiza, dos objetos de intervenção, das condições e relações de vida, trabalho e resistência dos sujeitos sociais que recebem o serviço.
Para atender as competências profissionais, as possibilidades de pesquisa são de extrema relevância, e estão também na apreensão das reais condições de trabalho dos assistentes sociais realidade, podendo-se, para tanto, deixar de lado, por exemplo, as análises das sequelas deixadas pela relação de exploração de uma classe sobre a outra.
Na compreensão de como as relações de fato se dão não exige que se reconheça a historicidade dos processos sociais bem como a particularidade do conhecimento sobre o ser social e do método que permite conhecê-lo.
Para se conhecer determinada realidade pode-se dizer que há níveis e graus de conhecimento, oriundos da intuição ou do entendimento da razão crítica, que se constituem em momentos distintos porém nunca complementares.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens, a respeito dos fundamentos históricos, teórico-metodológicos, bem como do projeto ético e político-profissional do serviço social.
No serviço social, a tendência de se priorizarem as concepções de pessoa, diálogo e transformação social dos sujeitos reflete a vertente marxista.
Um dos pressupostos teórico-metodológicos que serviram de suporte para a profissão foi a utilização do referencial teórico da Fenomenologia, apresentado pelo grupo do Rio de Janeiro no Encontro de Sumaré, em 1978. Nesta perspectiva, o Serviço Social é visto ao mesmo tempo como processo de aprendizagem, de ajustamento e de mudança. As categorias chaves da Fenomenologia usadas pelo Serviço Social são:
Linguagem, Ajustamento e Transformação individual.
Diálogo, Profissão e Método.
Questão social, Transformação social e Sociedade.
Diálogo, Pessoa e Transformação Social.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Instruções: Para responder às questões de números 34 a 37, considere a chave a seguir:
(A) Se estiver correto APENAS o que se afirma em I.
(B) Se estiver correto APENAS o que se afirma em II.
(C) Se estiver correto APENAS o que se afirma em III.
(D) Se estiver correto APENAS o que se afirma em I e II.
(E) Se estiver correto o que se afirma em I, II e III.
O assistente social, ao ser chamado para realizar um estudo social integrando determinado projeto com outras áreas, deve comprometer-se com
I. uma prática crítica e propositiva capaz de interferir nas dinâmicas societárias e na condição de vida do cidadão.
II. o retorno e o alcance social de produções que se refere a uma intenção de fazer o caminho de volta, isto é retornar à realidade que sustentou a produção de conhecimento e mobilizar ações que transformem essa realidade.
III. apreensão da realidade e ser referência para os profissionais da categoria e de outras áreas de conhecimento, bem como alimentadoras de práticas críticas.
Se estiver correto APENAS o que se afirma em I.
Se estiver correto APENAS o que se afirma em II.
Se estiver correto APENAS o que se afirma em III.
Se estiver correto APENAS o que se afirma em I e II.
Se estiver correto o que se afirma em I, II e III.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Segundo Carmelita Yazbek (1993), exclusão e subalternidade configuram-se como indicadores sociais que ocultam e revelam o lugar que o segmento de classes subalternas ocupa no processo produtivo, e sua condição de vida. Ela define classe subalterna como:
os sujeitos mergulhados no social, na trama da reciprocidade que constituem as relações sociais.
os beneficiários dos programas sociais que se colocam de forma subalternizada na relação com o profissional e a instituição na qual buscam atendimento.
o segmento proletário oriundo e herdeiro do escravismo e do modelo mercantil de produção.
o conjunto de sujeitos cuja compreensão de subalternidade deve ser apreendida de forma abstrata e idealmente.
os principais destinatários das políticas sociais, sobretudo aqueles que ao buscarem os serviços não o compreendem como um espaço de promoção social.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Minayo (2010), estudiosa do tema pesquisa, destaca, em suas produções, a importância da pesquisa qualitativa nas ciências sociais. Conforme afirmativa da autora, a pesquisa qualitativa se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de
tabelas.
números.
estatísticas.
variáveis.
análises aleatórias.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Deslandes (in Minayo, 2010), quando se escreve um projeto está-se mapeando, de forma sistemática, um conjunto de recortes. Está-se definindo uma cartografia de escolhas para abordar a realidade (o que pesquisar, como e por quê). Essa etapa de reconstrução da realidade, entendida aí enquanto definição de um objeto de conhecimento científico e maneiras para investigá-lo, traz em si muitas dimensões. Ainda ao se elaborar um projeto científico, está-se lidando, ao mesmo tempo, com, pelo menos, três dimensões:
técnica, ideológica e científica.
finalidades, metas e prazos.
micro, média e macroestrutural.
curto, médio e longo prazo.
estrutural, política e operacional.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A pesquisa na qual se faz necessário o mergulho na realidade social é um processo sistemático de ações, visando investigar/ interpretar, desvelar um objeto que pode ser um processo social, histórico, um acervo teórico ou documental. Conforme afirma Minayo (2010), a pesquisa é um labor artesanal, que se não prescinde da criatividade, se realiza fundamentalmente por uma linguagem fundada
na mera empiria, dada a complexidade inerente aos processos sócio-históricos que dão contorno ao exercício profissional.
em dados quantitativos, uma vez considerada a indissociável relação existente entre o contexto social e a mensuração de incidências como verdades absolutas.
em dados coletados aleatoriamente que esclarecerão determinados questionamentos por já fazerem parte do acervo de conhecimento disponível sobre um determinado assunto.
na experiência profissional, exclusivamente, dada a natureza de cientificidade real que o procedimento investigativo supõe.
em conceitos, proposições, métodos e técnicas, linguagem esta que se constrói com ritmo próprio e particular.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao Assistente Social, no âmbito da sua inserção na divisão social e técnica do trabalho, cabe captar como as diversas expressões da questão social se particularizam em cada espaço sócio-ocupacional e chegam como demandas que dependem de sua intervenção profissional.
De acordo com Minayo (2010), a pesquisa é compreendida como a atividade básica da ciência na sua _____________ e construção da realidade. Embora seja uma atividade _____________ , a pesquisa vincula pensamento e ação. Assim, segundo a autora, nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida _________ .
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
elaboração ... real ... atual
indagação ... teórica ... prática
proposição ... complexa ... pessoal
composição ... homogênea ... privada
fundamentação ... criativa ... social
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta acerca dos fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social.
A coleta de dados de um informante por meio da técnica denominada história de vida permite ao pesquisador fazer generalizações sobre a vida do entrevistado.
Em uma abordagem marxista, são consideradas a historicidade dos processos sociais e dos conceitos, as condições socioeconômicas de produção dos fenômenos e as contradições sociais.
Conforme a natureza das fontes utilizadas para a abordagem e tratamento do objeto, a pesquisa pode classificar-se em exploratória, descritiva ou explicativa.
A entrevista não diretiva consiste em uma técnica de coleta de informação mediante a qual são solicitadas informações diretamente aos sujeitos pesquisados.
A entrevista estruturada corresponde a um conjunto de questões sistematicamente articuladas que se destinam a levantar informações escritas a fim de conhecer a opinião dos entrevistados sobre os assuntos em estudo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...