Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Partindo do suposto de que o significado que o trabalho profissional do Assistente Social adquire no processo de produção e reprodução das relações sociais só pode ser interpretado e compreendido na relação entre as necessidades das classes sociais que polarizam sua intervenção, os distintos sujeitos sociais e os interesses antagônicos que o demandam, os espaços ocupacionais, as competências e atribuições profissionais, cabe situar a importância da produção de conhecimento para o Serviço Social,

  • A.

    No cumprimento das atribuições e competências socioprofissionais há que se realizar permanentemente a pesquisa das condições e relações sob as quais o exercício profissional se realiza, dos objetos de intervenção, das condições e relações de vida, trabalho e resistência dos sujeitos sociais que recebem o serviço.

  • B.

    Para atender as competências profissionais, as possibilidades de pesquisa são de extrema relevância, e estão também na apreensão das reais condições de trabalho dos assistentes sociais realidade, podendo-se, para tanto, deixar de lado, por exemplo, as análises das sequelas deixadas pela relação de exploração de uma classe sobre a outra.

  • C.

    Na compreensão de como as relações de fato se dão não exige que se reconheça a historicidade dos processos sociais bem como a particularidade do conhecimento sobre o ser social e do método que permite conhecê-lo.

  • D.

    Para se conhecer determinada realidade pode-se dizer que há níveis e graus de conhecimento, oriundos da intuição ou do entendimento da razão crítica, que se constituem em momentos distintos porém nunca complementares.

Julgue os próximos itens, a respeito dos fundamentos históricos, teórico-metodológicos, bem como do projeto ético e político-profissional do serviço social.

No serviço social, a tendência de se priorizarem as concepções de pessoa, diálogo e transformação social dos sujeitos reflete a vertente marxista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos pressupostos teórico-metodológicos que serviram de suporte para a profissão foi a utilização do referencial teórico da Fenomenologia, apresentado pelo grupo do Rio de Janeiro no Encontro de Sumaré, em 1978. Nesta perspectiva, o Serviço Social é visto ao mesmo tempo como processo de aprendizagem, de ajustamento e de mudança. As categorias chaves da Fenomenologia usadas pelo Serviço Social são:

  • A.

    Linguagem, Ajustamento e Transformação individual.

  • B.

    Diálogo, Profissão e Método.

  • C.

    Questão social, Transformação social e Sociedade.

  • D.

    Diálogo, Pessoa e Transformação Social.

Instruções: Para responder às questões de números 34 a 37, considere a chave a seguir:

(A) Se estiver correto APENAS o que se afirma em I.

(B) Se estiver correto APENAS o que se afirma em II.

(C) Se estiver correto APENAS o que se afirma em III.

(D) Se estiver correto APENAS o que se afirma em I e II.

(E) Se estiver correto o que se afirma em I, II e III.

O assistente social, ao ser chamado para realizar um estudo social integrando determinado projeto com outras áreas, deve comprometer-se com

I. uma prática crítica e propositiva capaz de interferir nas dinâmicas societárias e na condição de vida do cidadão.

II. o retorno e o alcance social de produções que se refere a uma intenção de fazer o caminho de volta, isto é retornar à realidade que sustentou a produção de conhecimento e mobilizar ações que transformem essa realidade.

III. apreensão da realidade e ser referência para os profissionais da categoria e de outras áreas de conhecimento, bem como alimentadoras de práticas críticas.

  • A.

    Se estiver correto APENAS o que se afirma em I.

  • B.

    Se estiver correto APENAS o que se afirma em II.

  • C.

    Se estiver correto APENAS o que se afirma em III.

  • D.

    Se estiver correto APENAS o que se afirma em I e II.

  • E.

    Se estiver correto o que se afirma em I, II e III.

Segundo Carmelita Yazbek (1993), exclusão e subalternidade configuram-se como indicadores sociais que ocultam e revelam o lugar que o segmento de classes subalternas ocupa no processo produtivo, e sua condição de vida. Ela define classe subalterna como:

  • A.

    os sujeitos mergulhados no social, na trama da reciprocidade que constituem as relações sociais.

  • B.

    os beneficiários dos programas sociais que se colocam de forma subalternizada na relação com o profissional e a instituição na qual buscam atendimento.

  • C.

    o segmento proletário oriundo e herdeiro do escravismo e do modelo mercantil de produção.

  • D.

    o conjunto de sujeitos cuja compreensão de subalternidade deve ser apreendida de forma abstrata e idealmente.

  • E.

    os principais destinatários das políticas sociais, sobretudo aqueles que ao buscarem os serviços não o compreendem como um espaço de promoção social.

Minayo (2010), estudiosa do tema pesquisa, destaca, em suas produções, a importância da pesquisa qualitativa nas ciências sociais. Conforme afirmativa da autora, a pesquisa qualitativa se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de

  • A.

    tabelas.

  • B.

    números.

  • C.

    estatísticas.

  • D.

    variáveis.

  • E.

    análises aleatórias.

De acordo com Deslandes (in Minayo, 2010), quando se escreve um projeto está-se mapeando, de forma sistemática, um conjunto de recortes. Está-se definindo uma cartografia de escolhas para abordar a realidade (o que pesquisar, como e por quê). Essa etapa de reconstrução da realidade, entendida aí enquanto definição de um objeto de conhecimento científico e maneiras para investigá-lo, traz em si muitas dimensões. Ainda ao se elaborar um projeto científico, está-se lidando, ao mesmo tempo, com, pelo menos, três dimensões:

  • A.

    técnica, ideológica e científica.

  • B.

    finalidades, metas e prazos.

  • C.

    micro, média e macroestrutural.

  • D.

    curto, médio e longo prazo.

  • E.

    estrutural, política e operacional.

A pesquisa na qual se faz necessário o mergulho na realidade social é um processo sistemático de ações, visando investigar/ interpretar, desvelar um objeto que pode ser um processo social, histórico, um acervo teórico ou documental. Conforme afirma Minayo (2010), a pesquisa é um labor artesanal, que se não prescinde da criatividade, se realiza fundamentalmente por uma linguagem fundada

  • A.

    na mera empiria, dada a complexidade inerente aos processos sócio-históricos que dão contorno ao exercício profissional.

  • B.

    em dados quantitativos, uma vez considerada a indissociável relação existente entre o contexto social e a mensuração de incidências como verdades absolutas.

  • C.

    em dados coletados aleatoriamente que esclarecerão determinados questionamentos por já fazerem parte do acervo de conhecimento disponível sobre um determinado assunto.

  • D.

    na experiência profissional, exclusivamente, dada a natureza de cientificidade real que o procedimento investigativo supõe.

  • E.

    em conceitos, proposições, métodos e técnicas, linguagem esta que se constrói com ritmo próprio e particular.

Ao Assistente Social, no âmbito da sua inserção na divisão social e técnica do trabalho, cabe captar como as diversas expressões da questão social se particularizam em cada espaço sócio-ocupacional e chegam como demandas que dependem de sua intervenção profissional.

De acordo com Minayo (2010), a pesquisa é compreendida como a atividade básica da ciência na sua _____________ e construção da realidade. Embora seja uma atividade _____________ , a pesquisa vincula pensamento e ação. Assim, segundo a autora, nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida _________ .

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A.

    elaboração ... real ... atual

  • B.

    indagação ... teórica ... prática

  • C.

    proposição ... complexa ... pessoal

  • D.

    composição ... homogênea ... privada

  • E.

    fundamentação ... criativa ... social

Assinale a opção correta acerca dos fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social.

  • A.

    A coleta de dados de um informante por meio da técnica denominada história de vida permite ao pesquisador fazer generalizações sobre a vida do entrevistado.

  • B.

    Em uma abordagem marxista, são consideradas a historicidade dos processos sociais e dos conceitos, as condições socioeconômicas de produção dos fenômenos e as contradições sociais.

  • C.

    Conforme a natureza das fontes utilizadas para a abordagem e tratamento do objeto, a pesquisa pode classificar-se em exploratória, descritiva ou explicativa.

  • D.

    A entrevista não diretiva consiste em uma técnica de coleta de informação mediante a qual são solicitadas informações diretamente aos sujeitos pesquisados.

  • E.

    A entrevista estruturada corresponde a um conjunto de questões sistematicamente articuladas que se destinam a levantar informações escritas a fim de conhecer a opinião dos entrevistados sobre os assuntos em estudo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...