Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A formação teórico-metodológica do assistente social tem como um de seus elementos constitutivos a compreensão do ser social e do trabalho. José Paulo Netto e Marcelo Braz (2006), ao tratar do tema, afirmam:

  • A.

    No desenvolvimento do ser social existem esferas de objetivação que se autonomizaram das exigências imediatas do trabalho. O trabalho é constitutivo do ser social, mas o ser social não se reduz ou esgota no trabalho.

  • B.

    O ser social é resultante da práxis que pode e deve ser considerada exclusivamente no trabalho, pois os produtos resultantes da práxis estão circunscritos no campo material.

  • C.

    O fenômeno humano não pode ser considerado um produto do processo histórico. Nesta linha, a abordagem de suas vulnerabilidades é resultante de fenômenos conjunturais.

  • D.

    O trabalho transforma apenas a matéria natural, indicando que sua interferência na formação do ser social não corresponde ao metabolismo entre a sociedade e a natureza.

  • E.

    A relação entre o ser social e o trabalho não é categoria fundante para instruir o campo de formação teórico-metodológica da formação profissional do assistente social.

O exercício da prática profissional do assistente social exige conhecer para intervir. Portanto, o estudo social configura-se como um importante instrumento de desvelamento e compreensão dessa realidade social e deve ser definido como

  • A.

    atividade profissional cotidiana que permite o estudo das relações individuais e só deve ser construído a partir do relato do usuário do serviço.

  • B.

    processo metodológico específico do serviço social que tem por finalidade conhecer profundamente e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objetivo da intervenção profissional.

  • C.

    processo metodológico com o objetivo de formar subsídios para análise crítica da realidade social mais ampla, mas não pode ser associado com a intervenção profissional.

  • D.

    documento síntese construído a partir do uso da visita domiciliar, pois esta permite a observação participante como requisito de conhecimento verdadeiro.

  • E.

    documento síntese realizado a partir da entrevista; no entanto, por se tratarem de registros adquiridos por meio de relatos verbais, estes devem ser relativizados e considerados verídicos com a realização das abordagens in loco.

Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao planejamento do serviço social.

A dominação é resultado de uma relação social de poder desigual, configurando a subordinação de uns ao poder de outros, sendo a dominação carismática aquela apoiada no costume e na fidelidade entre as partes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à pesquisa na área do serviço social, julgue os itens subsequentes.

As pesquisas nas profissões sociais, especialmente no serviço social, constituem procedimento exclusivamente operativo, dado o caráter de neutralidade que caracteriza tais estudos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à pesquisa na área do serviço social, julgue os itens subsequentes.

Os requisitos de confiabilidade e credibilidade são prescindíveis no processo de pesquisa qualitativa devido ao seu objetivo primordial de construção de generalizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à pesquisa na área do serviço social, julgue os itens subsequentes.

A pesquisa qualitativa, voltada para o significado de vivências, é considerada um exercício político e, portanto, seus resultados devem ser apresentados aos sujeitos participantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à pesquisa na área do serviço social, julgue os itens subsequentes.

A entrevista, o uso da fonte oral, o grupo focal bem como o diário de campo são importantes instrumentos para a coleta de dados na pesquisa qualitativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O laudo social é um documento que oferece elementos para a formação de juízo e tomada de decisão que envolve direitos fundamentais e sociais, com o registro das informações mais significativas do estudo e da análise realizados. A estrutura de registro de um laudo social deve conter

  • A.

    introdução, identificação, metodologia, relato analítico, conclusão ou parecer social.

  • B.

    justificativa, introdução, metodologia, relato analítico, avaliação ou parecer social.

  • C.

    apresentação, identificação, metodologia, análise, acompanhamento ou monitoramento.

  • D.

    introdução, justificativa, diagnóstico, avaliação, encaminhamento ou articulação com a rede socioassistencial.

  • E.

    identificação, justificativa, metodologia, diagnóstico, conclusão ou parecer social.

Conforme Baptista, a especificidade que particulariza o conhecimento produzido pelo serviço social é a inserção de seus profissionais em práticas concretas. [...] porém o que o diferencia é o fato de ter em seu horizonte um certo tipo de intervenção: a intervenção profissional. Sua preocupação é com a incidência do saber produzido sobre a sua prática: em serviço social, o saber crítico aponta para o saber fazer crítico. Nessa direção, o grande desafio está em desencadear um processo de desvelamento e apreensão dos limites e possibilidades presentes, e às vezes ocultos, nas práticas cotidianas dos assistentes sociais. Assim, como instrumento para este desvelamento, no exercício profissional, faz-se necessária a incorporação

  • A.

    do monitoramento e avaliação da ação.

  • B.

    da compreensão da questão social.

  • C.

    do método avaliativo de pesquisa.

  • D.

    da intervenção propositiva.

  • E.

    da ação investigativa.

A pesquisa qualitativa trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças dos valores e atitudes. Um dos pressupostos que fundamentam essa metodologia é

  • A.

    questionar o universo da intervenção humana.

  • B.

    recolher os dados da realidade empírica das estruturas.

  • C.

    trazer à tona o que os participantes pensam a respeito da pesquisa.

  • D.

    conhecer a visão do pesquisador em relação ao problema.

  • E.

    conhecer a experiência social do sujeito.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...