Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É uma das etapas do processo de trabalho científico em pesquisa qualitativa:

  • A.

    a análise quantitativa dos resultados obtidos, confirmando ou não as hipóteses definidas e os resultados com os conceitos teóricos.

  • B.

    o processo de conhecimento com o uso de técnicas que buscam a objetividade por meio de uma lógica formal e neutralidade no processo de investigação.

  • C.

    a metodologia da experimentação, buscando a veracidade ou a falsidade de hipóteses, validadas por processos dedutivos matemáticos, do tipo causa e efeito.

  • D.

    o conjunto de procedimentos que valoriza, compreende e interpreta os dados empíricos, relacionando- os com a teoria.

  • E.

    o aprofundamento dos dados para transcendência da realidade investigada, ao submetê-la a referências analíticas.

A pesquisa em serviço social qualifica a prática profissional orientando a produção de conhecimento, o planejamento e o gerenciamento de programas de intervenção social. Portanto, a pesquisa

  • A.

    estabelece hipóteses com mais propriedade.

  • B.

    vincula pensamento e ação.

  • C.

    propõe um discurso analista.

  • D.

    trabalha somente com o universo social.

  • E.

    propõe um discurso abstrato sobre a realidade.

Considerando que, nos últimos trinta anos, o caráter investigativo da ação profissional do assistente social tem ganhado relevância, julgue os itens a seguir.

O projeto de trabalho do assistente social, que constitui elemento importante para organizar a ação investigativa do profissional, conta com os seguintes elementos constitutivos: objeto, objetivos, metas, indicadores e avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Bourguignon (2008), ao discutir a particularidade histórica da pesquisa no Serviço Social, traz o seguinte excerto da produção de Iamamoto (1993): “Os assistentes sociais têm uma possibilidade de contato direto extremamente privilegiado com a vida cotidiana das classes subalternas, na sua diferencialidade. Mas esta possibilidade pouco tem se revertido em provocação para a pesquisa que atente para as diferenças internas dos vários segmentos das classes trabalhadoras e para a apreensão das formas distintas de subalternidade; formas estas que vão implicar encaminhamentos também distintos das ações profissionais. Faz-se necessário, no meu entender, estimular as investigações sobre as condições e situação de vida e de trabalho dos múltiplos segmentos sociais com os quais atuamos, resgatando suas vivências e práticas, suas representações, enfim, como vivenciam e enfrentam as relações de exploração e dominação, no interior das quais vão se forjando como sujeitos individuais e coletivos”.

 Uma pesquisa que se volte a realizar o resgate mencionado deverá priorizar uma abordagem:

  • A.

    quantitativa.

  • B. de estudo de caso.
  • C.

    econométrica.

  • D.

    econométrica.

  • E.

    qualitativa.

A dimensão investigativa no cotidiano de trabalho do assistente social possibilita ao profissional alcançar a essência dos múltiplos fenômenos que se colocam à sua frente nos processos interventivos. Como afirma Alcoforado (2009), a realidade é muito complexa e impõe diferentes enigmas para serem resolvidos. Nesse sentido, a primeira tarefa para o pesquisador é decidir com objetividade e clareza o que quer pesquisar. Essa decisão começa com a definição:

  • A.

    do objetivo geral.

  • B.

    da bibliografia.

  • C.

    do tema.

  • D.

    da metodologia.

  • E.

    dos objetivos específicos.

Sobre o referencial teórico-metodológico e técnico-operativo no campo do Serviço Social no que diz respeito ao processo de Planejamento Social, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O processo de planejamento deve levar em consideração, prioritariamente, a análise do rendimento político das ações propostas, independentemente do grau de efetividade que alcançarem ou da adequação delas ao contexto social a que devem responder.

( ) O planejamento é recurso técnico-instrumental utilizado com exclusividade nos serviços públicos ou de relevância pública, visando à captação de recursos e sua consequente prestação de contas.

( ) O planejamento é considerado um processo técnico-político instituído pelo reconhecimento da necessidade de uma ação sistemática diante de situações que demandam intervenções e respostas mais complexas do que as já apresentadas em um determinado contexto histórico ou construídas no imediato da prática.

( ) Para seu desenvolvimento, o planejamento contempla processos como reflexão/definição de objeto; estudo de situação; propostas alternativas; decisão/escolha de prioridades e definição de objetivos; ação/implementação, execução, monitoramento; retorno da reflexão/avaliação e retomada do processo.

( ) Os processos de planejamento podem gerar documentos como diagnósticos: programas, projetos, relatórios, manuais, resoluções de rotinas do trabalho e protocolos operacionais, entre outros.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    F – V – V – F – V.

  • B.

    V – V – V – F – F.

  • C.

    V – F – F – V – V.

  • D.

    F – F – V – V – V.

  • E.

    F – V – V – V – F.

Identifique a alternativa que corresponde ao método crítico-dialético.

  • A.

    É um conjunto de regras que parametriza o tratamento de um objeto para o seu conhecimento.

  • B.

    É algo estranho ao objeto, baseado em concepções formais e intelectivas.

  • C.

    O real é apreendido como um modelo que pode ser desmontado, analisado e recomposto.

  • D.

    É produto de uma longa elaboração teórico-científica, amadurecida no curso de sucessivas aproximações ao seu objeto.

  • E.

    Adota uma perspectiva economicista para explicar a realidade política e cultural.

No debate profissional contemporâneo, destaca-se a tese do sincretismo profissional. Nessa elaboração a estrutura sincrética do serviço social decorre principalmente da

  • A.

    natureza social e histórica da profissão

  • B.

    origem social dos primeiros agentes profissionais

  • C.

    influência da doutrina social da Igreja Protestante

  • D.

    consciência alienada dos primeiros assistentes sociais

  • E.

    subalternidade intelectual e acadêmica do serviço social

O toyotismo, como expressão da Terceira Revolução Industrial, tem relação direta com a produção flexível e com a microeletrônica. As características desse modelo de produção, respectivamente relacionadas aos aspectos escala de produção, relação entre empresas e produtividade, são:

  • A.

    nacional - vertical - relativa

  • B.

    nacional - vertical - baixa

  • C.

    local - horizontal - crescente

  • D.

    global - vertical - baixa

  • E.

    global - horizontal - elevada

No Brasil, a reflexão profissional no Serviço Social durante o período de vigência e crise de autocracia burguesa no pós-64 ocorre em diferentes perspectivas. A perspectiva denominada “intenção de ruptura” busca

  • A.

    adequar o Serviço Social às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no período, inserindo- o no arsenal de técnicas sociais voltadas ao desenvolvimento capitalista.

  • B.

    conferir um cariz tecnocrático ao Serviço Social no país, vinculando-o à racionalidade burocrática das instituições e organizações estatais e paraestatais.

  • C.

    resistir ao movimento de laicização do Serviço Social, rompendo com a herança do pensamento conservador e com seus paradigmas de intervenção profissional.

  • D.

    repensar o Serviço Social, criticando sistematicamente o desempenho profissional tradicional e os seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos.

  • E.

    resgatar tendências que propõem rupturas político- -sociais no debate profissional, mantendo a funcionalidade historicamente assumida pelo Serviço Social.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...