Lista completa de Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
É uma das etapas do processo de trabalho científico em pesquisa qualitativa:
a análise quantitativa dos resultados obtidos, confirmando ou não as hipóteses definidas e os resultados com os conceitos teóricos.
o processo de conhecimento com o uso de técnicas que buscam a objetividade por meio de uma lógica formal e neutralidade no processo de investigação.
a metodologia da experimentação, buscando a veracidade ou a falsidade de hipóteses, validadas por processos dedutivos matemáticos, do tipo causa e efeito.
o conjunto de procedimentos que valoriza, compreende e interpreta os dados empíricos, relacionando- os com a teoria.
o aprofundamento dos dados para transcendência da realidade investigada, ao submetê-la a referências analíticas.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A pesquisa em serviço social qualifica a prática profissional orientando a produção de conhecimento, o planejamento e o gerenciamento de programas de intervenção social. Portanto, a pesquisa
estabelece hipóteses com mais propriedade.
vincula pensamento e ação.
propõe um discurso analista.
trabalha somente com o universo social.
propõe um discurso abstrato sobre a realidade.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que, nos últimos trinta anos, o caráter investigativo da ação profissional do assistente social tem ganhado relevância, julgue os itens a seguir.
O projeto de trabalho do assistente social, que constitui elemento importante para organizar a ação investigativa do profissional, conta com os seguintes elementos constitutivos: objeto, objetivos, metas, indicadores e avaliação.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Bourguignon (2008), ao discutir a particularidade histórica da pesquisa no Serviço Social, traz o seguinte excerto da produção de Iamamoto (1993): Os assistentes sociais têm uma possibilidade de contato direto extremamente privilegiado com a vida cotidiana das classes subalternas, na sua diferencialidade. Mas esta possibilidade pouco tem se revertido em provocação para a pesquisa que atente para as diferenças internas dos vários segmentos das classes trabalhadoras e para a apreensão das formas distintas de subalternidade; formas estas que vão implicar encaminhamentos também distintos das ações profissionais. Faz-se necessário, no meu entender, estimular as investigações sobre as condições e situação de vida e de trabalho dos múltiplos segmentos sociais com os quais atuamos, resgatando suas vivências e práticas, suas representações, enfim, como vivenciam e enfrentam as relações de exploração e dominação, no interior das quais vão se forjando como sujeitos individuais e coletivos.
Uma pesquisa que se volte a realizar o resgate mencionado deverá priorizar uma abordagem:
quantitativa.
econométrica.
econométrica.
qualitativa.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
A dimensão investigativa no cotidiano de trabalho do assistente social possibilita ao profissional alcançar a essência dos múltiplos fenômenos que se colocam à sua frente nos processos interventivos. Como afirma Alcoforado (2009), a realidade é muito complexa e impõe diferentes enigmas para serem resolvidos. Nesse sentido, a primeira tarefa para o pesquisador é decidir com objetividade e clareza o que quer pesquisar. Essa decisão começa com a definição:
do objetivo geral.
da bibliografia.
do tema.
da metodologia.
dos objetivos específicos.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Sobre o referencial teórico-metodológico e técnico-operativo no campo do Serviço Social no que diz respeito ao processo de Planejamento Social, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O processo de planejamento deve levar em consideração, prioritariamente, a análise do rendimento político das ações propostas, independentemente do grau de efetividade que alcançarem ou da adequação delas ao contexto social a que devem responder.
( ) O planejamento é recurso técnico-instrumental utilizado com exclusividade nos serviços públicos ou de relevância pública, visando à captação de recursos e sua consequente prestação de contas.
( ) O planejamento é considerado um processo técnico-político instituído pelo reconhecimento da necessidade de uma ação sistemática diante de situações que demandam intervenções e respostas mais complexas do que as já apresentadas em um determinado contexto histórico ou construídas no imediato da prática.
( ) Para seu desenvolvimento, o planejamento contempla processos como reflexão/definição de objeto; estudo de situação; propostas alternativas; decisão/escolha de prioridades e definição de objetivos; ação/implementação, execução, monitoramento; retorno da reflexão/avaliação e retomada do processo.
( ) Os processos de planejamento podem gerar documentos como diagnósticos: programas, projetos, relatórios, manuais, resoluções de rotinas do trabalho e protocolos operacionais, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
F V V F V.
V V V F F.
V F F V V.
F F V V V.
F V V V F.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Identifique a alternativa que corresponde ao método crítico-dialético.
É um conjunto de regras que parametriza o tratamento de um objeto para o seu conhecimento.
É algo estranho ao objeto, baseado em concepções formais e intelectivas.
O real é apreendido como um modelo que pode ser desmontado, analisado e recomposto.
É produto de uma longa elaboração teórico-científica, amadurecida no curso de sucessivas aproximações ao seu objeto.
Adota uma perspectiva economicista para explicar a realidade política e cultural.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
No debate profissional contemporâneo, destaca-se a tese do sincretismo profissional. Nessa elaboração a estrutura sincrética do serviço social decorre principalmente da
natureza social e histórica da profissão
origem social dos primeiros agentes profissionais
influência da doutrina social da Igreja Protestante
consciência alienada dos primeiros assistentes sociais
subalternidade intelectual e acadêmica do serviço social
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
O toyotismo, como expressão da Terceira Revolução Industrial, tem relação direta com a produção flexível e com a microeletrônica. As características desse modelo de produção, respectivamente relacionadas aos aspectos escala de produção, relação entre empresas e produtividade, são:
nacional - vertical - relativa
nacional - vertical - baixa
local - horizontal - crescente
global - vertical - baixa
global - horizontal - elevada
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
No Brasil, a reflexão profissional no Serviço Social durante o período de vigência e crise de autocracia burguesa no pós-64 ocorre em diferentes perspectivas. A perspectiva denominada intenção de ruptura busca
adequar o Serviço Social às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no período, inserindo- o no arsenal de técnicas sociais voltadas ao desenvolvimento capitalista.
conferir um cariz tecnocrático ao Serviço Social no país, vinculando-o à racionalidade burocrática das instituições e organizações estatais e paraestatais.
resistir ao movimento de laicização do Serviço Social, rompendo com a herança do pensamento conservador e com seus paradigmas de intervenção profissional.
repensar o Serviço Social, criticando sistematicamente o desempenho profissional tradicional e os seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos.
resgatar tendências que propõem rupturas político- -sociais no debate profissional, mantendo a funcionalidade historicamente assumida pelo Serviço Social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...