Lista completa de Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Avaliação e controle são instrumentos de elaboração de um projeto de intervenção. Devem ser formuladas em termos qualitativos e quantitativos, observando
a correspondência do realizado com o idealizado.
a identificação e a correção dos desvios para bloqueios na execução.
o fornecimento de subsídios para avaliação e revisão da ação.
o universo a ser atingido e os indicadores definidos na questão delimitada.
o acompanhamento da ação e coleta de informações sobre o diagnóstico.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne às estratégias, aos instrumentos e às técnicas de intervenção do assistente social, julgue os itens seguintes.
Ao realizar entrevistas e visitas domiciliares, o assistente social deve utilizar-se também da observação como fonte de dados e indícios sobre a realidade.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne às estratégias, aos instrumentos e às técnicas de intervenção do assistente social, julgue os itens seguintes.
Entrevistas realizadas de forma conjunta permitem o estudo das interações concretas entre os sujeitos observados e possibilita o diálogo entre eles sobre a situação de conflito.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às diferentes concepções acerca de pesquisa, julgue os itens subsequentes.
Os aspectos observados para a validação das pesquisas qualitativas incluem a quantidade de observações efetuadas e a possibilidade de estender as conclusões a outros contextos.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às diferentes concepções acerca de pesquisa, julgue os itens subsequentes.
Em pesquisas de natureza essencialmente qualitativa, tal como o estudo de caso, não devem ser utilizadas técnicas quantitativas.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às diferentes concepções acerca de pesquisa, julgue os itens subsequentes.
Por apresentar forte orientação interdisciplinar e objetivo prático que facilita a aplicação dos resultados nas políticas públicas, a pesquisa básica deve ser priorizada pelo assistente social.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
O aprofundamento teórico-metodológico, proporcionado pelo Movimento de Reconceituação, possibilitou à profissão romper com o caráter meramente executivo, característico da origem do Serviço Social, e conquistar novas funções e atribuições no mercado de trabalho. No que se refere à competência teórico-metodológica, é CORRETO afirmar que
é fundamental que o profissional tenha um posicionamento político frente às questões que surgem na realidade.
o profissional deve conhecer, apropriar-se, e, sobretudo, criar um conjunto de habilidades técnicas que lhe permitam desenvolver ações profissionais.
a partir do momento chamado de maturidade acadêmica e profissional do Serviço Social, a competência teóricometodológica adquiriu maior relevância que as demandas necessárias a uma intervenção profissional qualificada.
investigação e intervenção, pesquisa e ação, ciência e técnica devem ser consideradas como dimensões separadas.
o profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social com a qual trabalha, compreender a dinâmica da sociedade para além dos fenômenos aparentes, buscando apreender sua essência e a construção de novas possibilidades profissionais.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Segundo Yolanda Guerra, a pesquisa tem um papel decisivo na conquista de um estatuto acadêmico, que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis para uma intervenção profissional qualificada. Referente à pesquisa, é CORRETO afirmar que
as pesquisas em serviço social vêm sendo produzidas, exclusivamente, no âmbitoda pós-graduação stricto senso.
a lei 8080, de 1990 exige do Assistente Social fazer da pesquisa um elemento constitutivo do seu trabalho profissional como precondição do exercício profissional competente e qualificado.
toda investigação pode ser considerada uma pesquisa científica.
quando realizamos entrevistas, estamos exercitando a dimensão interventiva da profissão.
todo projeto de pesquisa com seres humanos deve passar por um Comitê de Ética em Pesquisa(CEP).
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Iamamoto (1998) destaca que a pesquisa é uma dimensão integrante do exercício profissional do Assistente Social. Sobre pesquisa, é CORRETO afirmar que
ela é uma condição para se formularem respostas capazes de impulsionar a elaboração de propostas que tenham efetividade e permitam atribuir materialidade aos princípios ético-políticos norteadores do projeto profissional.
na área social, pesquisas do tipo exploratória têm deixado de contribuir para a compreensão de questões novas que estão sendo percebidas na realidade concreta, denominadas de temas emergentes.
do ponto de vista metodológico, percebe-se, no serviço social, nos últimos anos, a valorização na mesma proporção das pesquisas quantitativas e qualitativas.
o termo quantitativo relaciona-se à ideia de mensuração e busca responder a pergunta Qual?,enquanto o termo qualitativo busca responder as perguntas como Quanto?, Qual tipo?
as amostras não probabilísticas podem ser intencionais, sistemáticas e estratificadas.
Yolanda Guerra, em sua obra A instrumentalidade do Serviço Social , cita: Se no processo de conhecimento, objetividade e subjetividade encontramse em relação, teoria e prática só podem aparecer dicotomizadas se se esquece o substrato material que sustenta as elaborações teóricas. De outro modo, quando a ciência refletir o desenvolvimento ontológico da realidade de maneira histórica e sistemática e elevar a conceito o movimento concreto, podese explicar as ideias, os conceitos segundo a prática material dos homens (cf. Marx e Engels, 1989:36). A consciência dos sujeitos, ao se forjar na história, permite que o conhecimento, por aproximações sucessivas se determine (cf. Prado Júnior, 1971:68). A historicidade e sistematicidade dadas pelo método constituise na unidade entre teoria e prática, enquanto momentos diferenciados de um mesmo processo e expressase __________.
Complete a frase assinalando a alternativa CORRETA:
No teocentrismo.
Na individualidade do ser.
Na práxis.
Nos momentos.
Na ambiguidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...