Lista completa de Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Considerando o importante papel que o contexto social tem na concretização dos direitos sociais, ao ser chamado para elaborar um estudo da situação o assistente social deve considerá-lo como:
I. conjunto de informações, constantemente alimentadas e processadas, as quais se constituem em subsídios permanentes que permitem localizar, compreender, explicar e prever tendências de uma situação como um todo.
II. documento que reúne as aproximações sucessivas do objeto a ser estudado sem juízo de valor, considerando que todos os elementos já estão dados a priori.
III. instrumento capaz de acumular elementos de juízo que permitam esboçar hipóteses alternativas variáveis de intervenção.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e III.
II e III.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
A profissão do assistente social deve ser compreendida sob dois ângulos. São eles:
realidade vivida e representada e pela consciência de seus agentes profissionais e doutrina social cristã que define a humanização da sociedade no mundo do capitalismo monopolista.
cotidiano da vida da sociedade e as protoformas da Rerum Novarum como instrução cristã no modo de assistir os pobres.
realidade vivida e representada e pela consciência de seus agentes profissionais e atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que conferem uma direção social à prática profissional.
profissão socialmente determinada pela divisão sócio- técnica do trabalho e as orientações do huma nismo pós-moderno.
atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que conferem uma direção social à prática profissional e as protoformas da doutrina social cristã.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Um dos princípios institucionais da defensoria pública é prestar atendimento interdisciplinar. No entanto, as profissões apresentam diferentes abordagens dos aspectos do real. Nesta linha, para se constituir uma ação interdisciplinar faz-se necessário
uma concepção unitária do saber e, ao mesmo tempo, individualizada em função do aprofundamento científico de cada área de atuação.
compreender que a interdisciplinaridade só se dá no campo da construção do conhecimento e, no âmbito da ação prático-operacional deve-se ter uma concepção unitária do saber.
reconhecer e não eliminar as diferenças, mas ter a clareza de que os diferentes saberes se re-en contram e se complementam.
fazer a clara distinção entre a ciência e a filosofia, pois ambas contraem saberes sob bases epistemológicas diferentes e só esta diferenciação permite o êxito do trabalho interdisciplinar.
entender que a complementaridade entre os diferentes saberes é mais eficaz quando se estabelece a base de hierarquização valorativa entre os mesmos.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
O burocratismo no campo da gestão das políticas sociais traz efeitos considerados como:
formalismo e transparência.
democratismo e competência.
tecnificação e despolitização.
pessoalidade e tecnificação.
democratização e regulamentação.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Ainda com relação à categoria mediação, assinale a alternativa correta.
É uma categoria que não tem relevância para a ação profissional institucionalizada, pois ela cai por terra no momento em que o assistente social se vê confundido como o profissional da ajuda.
É na impossibilidade do desvelamento dessas contradições que a categoria mediação desaparece como processo de crítica e autocrítica.
É no desvelamento das contradições intrínsecas ao processo de trabalho do assistente social que a categoria mediação aparece como processo crítico e autocrítico.
É uma categoria inviável no processo de crítica e autocrítica da profissão.
É uma categoria periférica na matriz teórico-metodológica do serviço social brasileiro.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Dessa forma, ao analisar os conselhos, é correto afirmar que
têm uma representatividade muito mais política do que social, expressando uma coerência entre a sua composição e o projeto político que o inspirou.
se apropriam de todo o poder de governo e devem usá-lo a favor da proposta de um determinado segmento para o efetivo cumprimento de seu papel executor de uma política pública.
têm representatividade social pelo papel que devem exercer cumprindo os requisitos, estabelecidos na Constituição Federal de 1988, na elaboração, implan tação e execução de determinada política pública.
se constituem em espaços isentos de conflitos nos quais os interesses são comuns na relação Estado sociedade.
são canais importantes de participação coletiva, que possibilitam compreender as propostas apresentadas pelos governos e possuem vínculo de subordinação com estes para que exerçam a fiscalização.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A mediação assume relevância histórica no processo de incorporação da teoria social crítica. A respeito da mediação, é correto afirmar que
é uma categoria ausente da matriz teórico-metodológica profissional.
é uma categoria que está ausente do debate no seio da profissão, quando esta conquista legitimidade no conjunto de mecanismos reguladores, no âmbito das políticas socioassistenciais.
é uma categoria ausente da práxis profissional, assim como do quadro referencial teórico-metodológico.
é uma categoria que mais esconde do que revela a realidade social.
é uma categoria que se inscreve na condição de ser do assistente como um trabalhador sujeito ao assalariamento e ao mercado de trabalho.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Os custos sociais têm sido pagos primordialmente pelos países periféricos, mas de modo geral, houve uma piora nos padrões de equidade social herdados do padrão do desenvolvimento do pós-guerra. Dessa forma, pode-se afirmar que:
há equívocos nesta afirmação na medida em que o neoliberalismo foi produzido muito mais nos países centrais e desenvolvidos como a Inglaterra, a França e os Estados Unidos.
as políticas de ajuste e re-estruturação do capitalismo apontam para o caráter de reconstrução da igualdade social e distribuição equitativa dos frutos do processo técnico e dos custos sociais.
houve ajuste social na América Latina a partir da instituição do neoliberalismo, na medida em que houve a ampliação da igualdade social.
o caráter global da modernização neoliberal está dado pelo sentido comum de agravamento das desigualdades e da produção de exclusão.
a modernização neoliberal teve em sua marca a instituição do estado mínimo para o capital e não para o social.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Com relação ao princípio da intersetorialidade, assinale a alternativa correta.
É inerente aos campos de estágio.
Está ausente nas políticas vinculadas ao Sistema de Seguridade Social.
Ficou fora das Diretrizes Curriculares.
Está presente apenas na política nacional de assistência social no que concerne à política de seguridade social.
A NOB/SUAS não trata desse princípio.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Quanto às técnicas de entrevistas aplicadas a projetos de pesquisa e intervenção em serviço social, é correto afirmar que
são instrumentos em desuso, porque subordinam o usuário à lógica institucional; e podem ser padronizadas ou estruturadas, dirigidas com ou sem roteiro prévio.
são instrumentos muito usados, porque permitem captar melhor o que as pessoas pensam e sabem, além de favorecerem a postura corporal, a tonalidade de voz, os silêncios etc; e podem ser padronizadas ou estruturadas, dirigidas com ou sem roteiro prévio.
são instrumentos muito usados, porque permitem captar melhor o que as pessoas pensam e sabem, além de favorecerem a postura corporal, a tonalidade de voz, os silêncios etc; e tendem a ser meios de manipulação do usuário, porque podem ser padronizadas ou estruturadas, dirigidas com ou sem roteiro prévio.
são instrumentos em desuso, porque subordinam o usuário à lógica institucional; e tendem a ser meios de manipulação do usuário, porque podem ser padronizadas ou estruturadas, dirigidas com ou sem roteiro prévio.
são instrumentos em desuso, porque subordinam o usuário à lógica institucional; e tendem a ser meios de manipulação do usuário por parte da instituição, porque podem ser padronizadas ou estruturadas, dirigidas com ou sem roteiro prévio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...