Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dentre os vários impactos sociais resultantes da reestruturação produtiva, certamente um dos mais deletérios diz respeito aos efeitos provocados na subjetividade da classe trabalhadora, particularmente pelas alterações provocadas em sua organização sócio-política. A crise do sindicalismo, expressão de tais resultados, se traduz nos aspectos a seguir destacados. Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Uma crescente individualização das relações de trabalho; esgotamento dos modelos sindicais vigentes nos países centrais; tendência crescente à democratização.

  • B.

    Uma crescente coletivização das relações de trabalho; esgotamento dos modelos sindicais vigentes nos países centrais; tendência crescente à burocratização.

  • C.

    Uma crescente individualização das relações de trabalho; fortalecimento dos modelos sindicais vigentes nos países centrais; tendência crescente à burocratização.

  • D.

    Uma crescente individualização das relações de trabalho; esgotamento dos modelos sindicais vigentes nos países centrais; tendência crescente à burocratização.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Alguns dos cientistas sociais notáveis afirmam que a acumulação flexível não representa uma ruptura com a ordem capitalista. Esta tese se apóia em quais argumentos?

  • A.

    A acumulação flexível está voltada para o crescimento; este crescimento, em valores reais, se apóia na exploração do trabalho vivo no universo da produção; o capitalismo tem uma intrínseca dinâmica tecnológica e organizacional.

  • B.

    A acumulação flexível está voltada para o crescimento; este crescimento, em valores reais, não se apóia na exploração do trabalho vivo no universo da produção; o capitalismo tem uma intrínseca dinâmica tecnológica e organizacional

  • C.

    A acumulação flexível está voltada para o crescimento; este crescimento, em valores reais, se apóia na exploração do "trabalho morto" no Universo da produção; o capitalismo tem uma intrínseca dinâmica tecnológica e organizacional.

  • D.

    A acumulação flexível não está voltada para crescimento econômico; este crescimento, em valores reais, se apóia na exploração do trabalho vivo no universo da produção; o capitalismo tem uma intrínseca dinâmica tecnológica e organizacional.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A famosa frase "a teoria na prática é outra ..." possui diferentes interpretações, dependendo da perspectiva teórica orientadora. Analise as assertivas abaixo:

1- O conteúdo desta frase se conecta diretamente às analises de esquerda, já que traz implícita uma crítica metodológica à teoria dominante.

2- A separação entre teoria e prática nasce da compreensão positivista, em cuja racionalidade cabe ao sujeito imputar à realidade a sua razão.

3- A separação entre teoria e prática é criticada pela visão fenomenológica porque esta se baseia em uma perspectiva dialética.

4- A crítica marxista a esta frase se assenta no princípio de que a teoria, sendo superior à prática, nunca pode dela se apartar.

O correto está apenas em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    2 e 3.

  • D.

    1 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Numa profissão interventiva, como o Serviço Social, o problema da ideologia está presente de forma permanente, inclusive devido a sua intrínseca dimensão política. Sobre este tema, dependendo da perspectiva teórico-metodológica adotada, podem-se encontrar variadas formas de compreensão. Sobre este tema analise as proposições abaixo:

1- Na perspectiva clássica de Marx, a concepção de ideologia está relacionada exclusivamente à forma de pensar da classe dominante.

2- O Serviço Social, ancorado em uma perspectiva emancipadora, rejeita a convivência com visões ideológicas, por comprometerem a objetividade da ação profissional.

3- No funcionalismo, a ideologia é sempre alvo de combate devido sua profunda relação com a elite dominante da sociedade.

4- A matriz nascida do pensamento marxiano " depois da superação da hegemonia do marxismo- leninismo " entende que as ideologias são inerentes às práticas sociais, considerando que a sociedade capitalista implica, necessariamente, uma intrínseca luta de classes, as quais constroem suas "ideologias" que se chocam permanentemente nas relações sociais.

O correto está apenas em:

  • A.

    1 e 4.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    1 e 3.

  • D.

    4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O Serviço Social, na qualidade de disciplina profissional inscrita na divisão sócio-técnica do trabalho, necessita apoiar-se nos fundamentos das correntes teórico-metodológicos das Ciências Sociais. Sobre estas matrizes de pensamento que influenciam a profissão é correto afirmar:

1- Na visão funcionalista durkheimeana a compreensão dos fenômenos sociais deve se afastar das representações dos sujeitos ou indivíduos, já que o que interessa à Sociologia são os "fatos sociais", vistos de forma objetiva e distante de juízos de valor.

2- A visão marxiana, baseada na regulação natural da sociedade, sustenta, contrariando a visão positivista, que as análises dos fenômenos sociais devem considerar em primeiro lugar a subjetividade dos sujeitos sociais, pois aí reside sua raiz explicativa.

3- Na visão marxiana a compreensão da realidade social é considerada desde a perspectiva da totalidade social, já que, diferentemente da visão funcionalista, entende que a análise das partes isoladas do todo, desistoricizada, não leva à compreensão da essência da realidade.

4- A matriz positivista, contrária à lógica capitalista, critica a perspectiva marxista devido a sua ideologização da apreciação do real, porque esta aposta na superação do capitalismo de forma espontânea.

O correto está apenas em:

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    1 e 4.

  • D.

    2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A relação dos usuários com as instituições são relações complexas, inseridas em relações de forças e que, por sua vez, podem se estruturar em relações de forças em que o assistente social pode exercer vários papéis, inclusive o de aliado dos dominados, contribuindo para reduzir a desigualdade pressuposta nas próprias relações institucionais. É numa complexa rede de dominação/resistência que se condicionam e constroem as estratégias de ação profissional, considerando-se, ao mesmo tempo, as condições objetivas e os recursos e dispositivos de ação dos atores em presença." (FALEIROS, 1997: 35)

Faleiros destaca que um dos maiores desafios do assistente social no espaço institucional é:

1- o desenvolvimento de estratégias e táticas para a gestão da vida cotidiana da população usuária, conforme as prioridades institucionais.

2- a reorientação de seu cotidiano para facilitar o acesso da população usuária ao saber sobre ela mesma, aos recursos disponíveis e ao poder de decisão.

3- a democratização de informações aos usuários, na direção de consolidar direitos.

4- conceber a instituição como espaço unicamente de reprodução das relações sociais e difusão da ideologia dominante.

O correto está apenas em:

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    1 e 4

  • D.

    2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Conforme José Paulo Netto (1996), a questão do espaço profissional não pode ser tomada a partir de um ponto de vista corporativo. O surgimento de outros profissionais, que disputam papéis e atribuições em espaços tradicionais de intervenção do Serviço Social, deverá ser compreendido na dinâmica da divisão sócio-técnica do trabalho e este contexto poderá ser enfrentado positivamente com o desenvolvimento de novas competências. Segundo o autor, essas novas competências estão em uma dupla dimensão:

  • A.

    sócio-política e teórico-instrumental.

  • B.

    técnico-operativa e instrumental.

  • C.

    ético-política e técnica.

  • D.

    ideo-política e teórico-cultural.

Acerca da concepção de promoção à saúde associada à idéia de saúde como qualidade de vida, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Fortalece ideologias que enfatizam a qualidade de vida como adoção de hábitos e estilo de vida saudável.

  • B.

    Estimula o desenvolvimento do consumo em um mercado repleto de soluções mágicas para todos os problemas.

  • C.

    Considera a participação social como um elemento essencial para que a promoção da saúde seja um instrumento da igualdade social.

  • D.

    Reforça os processos de culpabilização da vítima nos casos em que o indivíduo não consiga praticar o preconizado estilo de vida saudável.

  • E.

    Responsabiliza os indivíduos pelo estilo de vida e pela própria saúde.

Julgue os itens abaixo, que tratam da aplicação dos conceitos de igualdade e eqüidade em saúde.

I O que se considera injusto ou o que se pretende fazer para reduzir as disparidades sociais em saúde pode ter dimensões e valores diferentes para espaços sociais distintos em diferentes momentos.

II Uma vez que a idéia de igualdade é universal, a eqüidade na implementação de políticas significa tratar de forma igual os desiguais.

III Eqüidade em saúde remete à noção de que todos os indivíduos de uma sociedade devem ter oportunidade para desenvolver seu pleno potencial de saúde e ninguém deve estar em desvantagem para alcançá-lo.

IV Eqüidade em saúde é ausência de diferenças em um ou mais aspectos do status de saúde nos grupos ou subgrupos populacionais definidos social, demográfica ou geograficamente.

V A noção de igualdade só se completa se compartilhada à noção de eqüidade, pois não basta um padrão homogêneo se ele não comportar o direito à diferença.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Acerca das concepções relativas à avaliação de serviços de saúde, julgue os itens subseqüentes.

I Na prática institucional, a avaliação de serviços valoriza sua dimensão técnica e operacional de tal forma que, apesar de serem etapas fundamentais, obscurecem a discussão teóricometodológica sobre o assunto e levam ao empobrecimento e ao dogmatismo ao reduzir o amplo campo de produção de conhecimento à sua instância técnica.

II A avaliação de serviços de saúde é uma área já consolidada em suas várias linhas de abordagem, possui métodos e técnicas próprias e, por isso, dispensa a utilização de indicadores de avaliação oriundos de outras áreas do conhecimento.

III O paradigma positivista, outrora hegemônico nesse campo, passa a ser questionado por diversos pensadores, que apontam a subjetividade inerente a qualquer avaliação. A pretensa objetividade passa a ser percebida como limitada pelos vários recortes produzidos pelos investigadores.

IV As concepções mais atuais de avaliação incorporam ao conceito de serviços de saúde a questão dos movimentos sociais e o conceito de Estado ampliado, perspectiva em que o serviço é pensado como um campo de práticas técnicas, sociais e políticas.

V A avaliação não deve considerar se a análise crítica de um serviço corresponde aos valores culturais e às expectativas dos vários atores envolvidos e suas representações, por se tratar de uma técnica de natureza neutra.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, IV e V.
  • E. III, IV e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...