Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O reconhecimento do fazer do assistente social, como trabalho, e de sua inserção em uma dinâmica institucional concreta, que se organiza ocupacional e socialmente como parte das estratégias de enfrentamento das expressões cotidianas da questão social, implica uma nova leitura do instrumental técnico-operativo de trabalho desse profissional. Considerando essa nova leitura, o instrumental técnico-operativo, deixa de:

1- ser visto como decorrente das opções teórico-metodológicas e passa a ser definido apenas pela lógica do trabalho institucional.

2- ser visto como mero conjunto de recursos e passa a ser definido tanto pelos aportes teóricometodológicos do profissional quanto pela lógica do trabalho institucional.

3- ter a centralidade que tinha nas perspectivas metodológicas tradicionais e passa a ser uma decorrência exclusiva das opções metodológicas dos profissionais de Serviço Social.

4- ter uma importância central no trabalho profissional e passa a ser definido apenas em função de necessidades essencialmente técnicas.

O correto está em:

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    2, apenas.

  • C.

    1, 2, 3 e 4.

  • D.

    3, apenas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A atitude investigativa e a pesquisa são dimensões constitutivas do trabalho do assistente social, que supõe conhecimento da realidade que se pretende alterar, mais além de sua "fotografia descritiva". O trabalho profissional exige captar e reconstruir os processos sociais desencadeadores das situações vividas, em nível individual e/ou familiar, nas suas múltiplas relações e determinações, permitindo sua interpretação crítica. (IAMAMOTO, Marilda: 2004, p.286) A partir do texto e de seus conhecimentos sobre a intervenção do assistente social com famílias, é correto afirmar que, são tendências atuais do trabalho:

1- abranger o conhecimento das trajetórias de vida e de trabalho; das experiências e privações sociais; da formação cultural dos sujeitos e da rede de sociabilidade de que participam.

2- intervir em fragmentos isolados da vida social dos sujeitos.

3- incidir sobre as situações individuais e/ou familiares, que condensam dimensões, simultaneamente, universais, particulares e singulares da vida em sociedade.

4- Atrelar a vida dos indivíduos singulares com as dimensões estruturais e conjunturais que os conformam, desafio que requer formação teórico-metodológica que conduza a análise na perspectiva da totalidade.

O correto está em:

  • A.

    1, 3 e 4, apenas.

  • B.

    2, 3 e 4, apenas.

  • C.

    1, 2, 3 e 4.

  • D.

    1, 2 e 3, apenas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Compreendendo a descentralização como processo de redistribuição de poderes e competências institucionais entre os entes federados, é correto afirmar que:

  • A.

    toda descentralização resulta em municipalização.

  • B.

    toda municipalização corresponde à descentralização.

  • C.

    a municipalização não representa descentralização.

  • D.

    a descentralização municipalizadora confisca a soberania municipal.

Para se evitar o risco de uma conclusão de fracasso imprecisa em relação a uma política pública ou um programa social, Arretche adverte que

  • A.

    o avaliador deve conhecer com precisão o desenho inicial dessa política ou programa, e proceder com a avaliação a partir dele. E considerar, ainda, que fatores de ordem moral e ética são grandemente responsáveis pelos desvios que provocam a distância entre o planejado e o finalizado.

  • B.

    o avaliador deve perseguir o grau de fidelidade dos responsáveis pela implementação da política pública ou programa social, àquilo que foi planejado, sob pena de serem incluídas no processo de avaliação variáveis alheias aos mesmos.

  • C.

    o avaliador deve tomar o desenho inicial desse programa ou política como único parâmetro.

  • D.

    o avaliador deve ter em mente que as políticas públicas ou programas sociais modificam-se no curso de sua implementação, razão por que entre o seu desenho inicial, com seus respectivos meios previstos por seus formuladores, e o produto final vai ser verificada uma distância decorrente de decisões econômicas, políticas e institucionais.

A prestidigitação, nominação dada por Faleiros a uma função ideológica das políticas sociais no capitalismo, traduz-se

  • A.

    na intenção de mascarar as relações existentes entre os problemas da população e o contexto sócio- econômico do Estado capitalista.

  • B.

    na compreensão de que os problemas sociais merecem ser tratados de forma global e local simultaneamente

  • C.

    no esforço de assegurar o bem-estar de todos, eliminando-se as conseqüências mais drásticas do acirramento das lutas de classe

  • D.

    no desejo de fazer o proletariado constituir-se em "uma classe para si"

Algumas das técnicas mais empregadas em pesquisa qualitativa, segundo Dulce Baptista, são:

  • A.

    questionário, análise socioeconômica, estudos etnográficos, entrevista e pesquisa ação.

  • B.

    história de vida, história oral, observação participante, estudos etnográficos e entrevista

  • C.

    análise sociodramática, história oral, estudos etnográficos, questionário e análise preditiva.

  • D.

    história de vida, análise socioeconômica, questionário, análise multivariada e análise mercadológica

Segundo Ribas, a pesquisa descritiva pode assumir as formas de

  • A.

    estudo exploratório, pesquisa de opinião, pesquisa de motivação, estudo de caso, pesquisa documental.

  • B.

    estudo exploratório, estudo de caso, análise de conteúdo, estudo comparativo, investigação histórica

  • C.

    observação experimental, observação direta extensiva, pesquisa de opinião, pesquisa bibliográfica, pesquisa de motivação.

  • D.

    pesquisa documental, estudo exploratório, pesquisa de opinião, investigação histórica, estudo comparativo.

Marque a opção FALSA a respeito das concepções de pesquisa.

  • A.

    Na pesquisa qualitativa, a verificação das regularidades é posta em suspenso, assumindo importância a compreensão, dentre outros fatores, do sentido dos atos e das decisões dos atores sociais

  • B.

    Um dos pressupostos da pesquisa qualitativa é a adoção apropriada de modelos experimentais peculiares e adaptados capazes de captar a natureza mesma do objeto estudado

  • C.

    Para Dulce Baptista, não se incompatibilizam as técnicas qualitativa e quantitativa, e, assim sendo, não são excludentes ou opostas. Na verdade, elas podem estar associadas, permitindo mesmo um maior conhecimento do tema em estudo.

  • D.

    O reconhecimento de que conhecer o modo de vida do sujeito requer antes o conhecimento de sua experiência social é, segundo Martinelli, um dos pressupostos que fundamentam o uso de metodologias qualitativas de pesquisa.

Identifique em que se sustentam as duas formas de pensar e de agir no Serviço Social, que Guerra dá como emblemáticas.

  • A.

    Na concepção de Serviço Social como uma intervenção empirista e na noção de Serviço Social como ciência humana.

  • B.

    Na concepção de Serviço Social como técnica de operar na realidade social, e na noção de Serviço Social enquanto profissão dotada de "sensibilidade social" para neutralizar os problemas sociais.

  • C.

    Na concepção de Serviço Social como técnica ou tecnologia social e na noção de Serviço Social como ciência ou campo específico do saber.

  • D.

    Na concepção de Serviço Social como um trabalho técnico e na noção de Serviço Social como uma atividade profissional que exige sensibilidade social, experiência e habilidade

"Uma falsa ilusão de que 'para o Serviço Social a teoria, na prática, é outra'" decorre, no dizer de Guerra, do fato

  • A.

    da dinâmica da realidade expor, trazer à luz a ineficiência do modelo de interpretação positivista que, com prepotência, tenta enquadrar fatos, fenômenos e processos, e integrá-los funcionalmente aos sistemas.

  • B.

    do Serviço Social ter um grande lastro histórico e pouca consistência teórica.

  • C.

    do Serviço Social estar em processo de constituição de seu arsenal teórico.

  • D.

    de ser uma profissão que lida fundamentalmente com segmentos populacionais destituídos de seus mais elementares direitos, impingindo, assim, o profissional a práticas assistencialistas, emergenciais destituídas de conteúdo teórico e político.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...