Lista completa de Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
No debate contemporâneo sobre o Serviço Social, as demandas sociais apresentam novos perfis para a profissão determinada pela (o) (as) (os)
I. relação entre o público e o privado.
II. surgimento de novos modelos de gestão.
III. estratégias conquistadas pelos trabalhadores.
IV. mecanismos de solidariedade internacional.
V. segmentação social dos usuários dos serviços sociais.
Assinale a alternativa que contém o(s) item (ns) correto(s).
Somente I, III e V
Somente II e V.
Somente I, IV e V
Somente I e III.
Todos.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A entrevista que combina perguntas fechadas e abertas, em que o entrevistado tem a possibilidade de discorrer sobre o tema em questão, sem se prender à indagação formulada, pode ser classificada como
sondagem de opinião
entrevista projetiva.
entrevista aberta ou em profundidade
entrevista semi-estruturada.
entrevista focalizada.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Os instrumentais operativos do Serviço Social são entendidos como um conjunto articulado de técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional. Nas ações profissionais, articulam-se, dinamicamente, três eixos de fundamental importância, quais sejam:
o eixo quantitativo, o eixo metodológico e o eixo operativo.
o eixo operativo, o eixo moralizador e o eixo metodológico.
o eixo teórico, o eixo metodológico e o eixo operativo
o eixo valorativo, o eixo finalização e o eixo político.
o eixo descritivo, o eixo metodológico e o eixo ético.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O desenvolvimento de uma atuação multidisciplinar requer, hoje,
a construção da hegemonia profissional.
a construção do conhecimento que tem como origem e fundamento a visão de mundo, homem e sociedade dos pesquisadores ou profissionais.
a construção do saber independente do conhecimento
predominância de aportes específicos da profissão de Serviço Social.
uma análise e proposições operativas, categorias teóricas pertinentes à profissão de Serviço Social como o único meio de apreender o objeto de intervenção da equipe.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A intervenção do Assistente Social nas condições e relações do trabalho ocorre em diversos campos de atuação profissional: empresas privadas, instituições públicas estatais e paraestatais. Com o processo de reestruturação produtiva, velhas demandas são reeditadas, e novas demandas e estratégias surgem. Assim, a principal tarefa posta para o Serviço Social na atual conjuntura é
romper teórica e metodologicamente o caminho entre a demanda e as suas necessidades fundantes, situando-se a sociedade capitalista contemporânea
lembrar que, em uma conjuntura de crise, a reestruturação e a reorganização dos mercados são iniciativas geradores de um novo equilíbrio e que a categoria profissional tem que se submeter às novas exigências e ordem do capital, por ser seu empregador.
compreender as demandas de mercado como expressão das necessidades sociais reais da classe trabalhadora, como exigência do mercado de trabalho profissional.
identificar o conjunto das necessidades políticas, sociais, materiais e culturais, quer do capital, quer do trabalho que estão subjacentes às exigências de sua refuncionalização.
considerar que, a rigor, no mercado, as demandas são requisições técnico-operativas e não incorporam as exigências dos usuários demandantes.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considere que, a partir dos resultados da pesquisa realizada pelo serviço social em determinada instituição, identificou-se a necessidade de promover ações de educação permanente dos profissionais das diversas equipes de trabalho. Com o objetivo de atender à demanda identificada, houve a elaboração de documentos relativos a essa situação hipotética. A respeito dessa situação e desses documentos, julgue os itens a seguir.
A pesquisa, que pode ser denominada diagnóstico da situação, análise situacional ou, ainda, análise do contexto, é considerada o passo inicial no processo de reformulação das atividades pedagógicas destinadas aos profissionais que compõem a equipe da instituição.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O debate contemporâneo presente na categoria profissional de Serviço Social afirma que as competências teórico- metodológicas e técnico-operativas são exigências da formação profissional, portanto para que o Assistente Social atue na defesa dos interesses dos usuários, é necessário que seja
tecnicista na formulação de políticas públicas
competente na definição de estratégias de redução de metas dos programas sociais
criativo e capaz de formular estratégias de inclusão dos usuários nos programas sociais
competente para guiar os usuários a se adequarem às normas e regras vigentes dos programas sociais.
hábil para a difusão da informação sobre a burocracia governamental necessária para o recebimento dos benefícios sociais.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
As demandas postas para os profissionais de Serviço Social, nos diversos espaços de intervenção, são definidas como
requisições técnico-operativas que, através do mercado de trabalho, incorporam as exigências dos sujeitos demandantes.
estratégias do capital para diminuir a sua luta pela hegemonia de classe.
procedimentos de atendimentos padronizados de intervenção nas necessidades sociais reais.
novas problemáticas que requerem alterações na direção social e nos projetos ético-político e teórico-metodológico da profissão.
estratégias desmobilizadoras de desvelamento das necessidades que as determinam.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ao assumir a direção de uma instituição pública que tem por objetivo o atendimento a crianças e adolescentes em nível estadual, os novos dirigentes encomendaram à equipe do serviço social uma pesquisa para identificar o conhecimento dos profissionais da entidade acerca dos problemas vividos por crianças, adolescentes e suas famílias.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir, referentes aos procedimentos adotados pela equipe do serviço social para realizar a pesquisa.
Considere que o tipo de pesquisa solicitada implique na revelação de opiniões e posições acerca de um conjunto de temas com conseqüências institucionais, ainda que emitidas anonimamente. Nesse caso, recomenda-se que os resultados permaneçam em poder da equipe do serviço social e da direção da entidade, sendo proibida a sua devolução aos participantes da pesquisa.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Na pesquisa qualitativa, o trabalho de campo constitui-se numa etapa essencial da metodologia. Pela sua importância, o trabalho de campo tem que ser planejado a partir de referenciais teóricos, indicadores e variáveis que envolvem questões objetivas a serem respondidas. São componentes da pesquisa qualitativa dois instrumentais necessários:
questionário fechado e história oral.
observação participante e questionário fechado.
entrevista e observação participante.
observação participante e coleta de dados.
entrevista e hipóteses da pesquisa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...