Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Trabalho e Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assistentes sociais convivem cotidianamente com as consequências econômicas, políticas e culturais das transformações agravadas pela crise, cujos impactos sobre a questão social em suas novas configurações e expressões se revelam nos espaços institucionais de atuação. Portanto, se constitui como desafio profissional

    A) a necessidade de construir mediações políticas e ideológicas expressas, sobretudo, por ações de resistência e de alianças estratégicas no jogo da política, em suas múltiplas dimensões, por dentro dos espaços institucionais e, especialmente, no contexto das lutas sociais.

    B) atuar na melhoria imediata das condições de vida da população pobre, com o objetivo de controlar a pobreza e os indivíduos, de forma a potencializar e legitimar a ação do Estado.

    C) desenvolver estratégias que potencializem os “ativos” da população pobre, considerando que a responsabilidade da pobreza tem relação com a “inatividade” dos indivíduos, sem considerar em sua ação profissional os fatores estruturais da pobreza, que devem ser analisados por outras instâncias.

    D) focalizar o seu trabalho na perspectiva do direito e da cidadania, resgatando a questão da meritocracia que deve ser atribuída a cada cidadão, levando-se em consideração o princípio da equidade e não da igualdade.

    E) atuar na perspectiva de despolitizar a organização e reivindicação dos movimentos sociais que se constituem como espaços de interesses, muitas vezes, particulares de um grupo ou de partidos políticos.

  Sendo o Serviço Social regulamentado como uma profissão liberal e dispondo o (a) assistente social de relativa autonomia na condução do exercício profissional, tornam-se necessários estatutos legais e éticos que regulamentem socialmente essa atividade. 


IAMAMOTO, M. V. Serviço social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010, com adaptações. 

No que concerne à condição do (a) assistente social como trabalhador assalariado, julgue o item a seguir.


O (A) assistente social, ao ingressar no mercado de trabalho, vende a própria força de trabalho, ou seja, uma mercadoria dotada apenas de valor de troca expresso no salário.

Tendo em vista as transformações societárias no que diz respeito às condições e relações de trabalho, espaços socio-ocupacionais, e atribuições do assistente social, julgue o item que se segue.
As mudanças identificadas nos diferentes campos de atuação do assistente social ao longo das últimas décadas têm gerado repercussões de ordem econômicas, assim como consequências na correlação de forças, o que causa impacto diretamente na classe trabalhadora.

Segundo Santos (2011), as transformações na esfera produtiva e Estatal incidem no trabalho e na formação profissional de assistentes sociais. A partir dessa afirmativa é CORRETO afirmar que:

    A) As orientações neoliberais, ao exigir um Estado forte, atuante e conservador, amplia políticas sociais e precariza as condições de trabalho do Serviço Social.

    B) A falta de recursos humanos e os precários contratos de trabalho são aspectos que comprometem a qualidade dos serviços prestados com a adoção de medidas pragmáticas.

    C) As universidades particulares, ao combinar a massificação dos cursos graduação presencial e das vagas docentes, atuam na contramão das tendências de precarização do ensino superior.

    D) As mudanças no âmbito do Estado, ao ampliar as políticas sociais de caráter público-privado, contribuem para refutar as tendências neoconservadoras.

    E) É necessário que o Serviço Social potencialize a compreensão sobre os fundamentos do trabalho profissional, dando ênfase ao manejo do arsenal técnico-operativo para responder os desafios contemporâneos.

Conforme Iamamoto (2011), são desafios contemporâneos do Serviço Social no âmbito da formação e do exercício profissional as seguintes alternativas, EXCETO:

    A) Aprofundar a investigação sobre as condições e relações de trabalho, articulando as tendências contemporâneas de contrarreformas.

    B) Aperfeiçoar os mecanismos de articulação entre a profissão e a sociedade civil no campo das lutas por direitos.

    C) Estimular intercâmbios e socialização de experiências exitosas no fortalecimento do projeto profissional.

    D) Se apropriar e atualizar do acúmulo do pensamento social brasileiro no âmbito das particularidades do processo de formação social do país e suas atuais expressões.

    E) Priorizar o estudo dos espaços sócio-ocupacionais emergentes em detrimento dos já consolidados.

Sobre a interpretação do sociólogo francês Robert Castel a respeito da “questão social”, marque a alternativa INCORRETA:

    A) Pode ser definida como uma aporia fundamental sobre a qual uma sociedade experimenta o enigma de sua coesão e tenta conjurar o risco de sua fratura.

    B) Castel entende que a “questão social” foi se redefinindo e se metamorfoseando ao longo do tempo.

    C) Castel concentra seu esforço analítico na sociedade salarial e no surgimento do pauperismo entendido como um estado novo gerado não pela falta de trabalho, mas pela nova organização do próprio trabalho

    D) Três situações diferentes, segundo Castel, indicam formas de cristalização das relações de trabalho na sociedade industrial: a condição proletária, a condição operária e a condição salarial.

    E) Castel entende que estamos hoje diante de uma “questão social” tradicional.

Sobre a concepção de “questão social” presente na Encíclica Papal Rerum Novarum (1891), assinada pelo Papa Leão XIII, assinale a alternativa CORRETA:

    A) A Rerum Novarum desconhece as injustiças sociais e a gravidade das condições de vida da classe operária.

    B) A encíclica afirma que pode haver capital sem trabalho e trabalho sem capital.

    C) A encíclica nega a ideia de propriedade como algo divino e natural.

    D) A Rerum Novarum recomenda a formulação de leis sociais que agudizem os conflitos em nome do bem comum, tendo-se claro que este está submetido à superioridade divina.

    E) A preocupação central da Rerum Novarum é a responsabilização do Estado e a defesa da propriedade, da família e do privado.

Em sintonia com a literatura histórico-crítica no âmbito da sociologia do trabalho, assinale a alternativa que NÃO corresponde às tendências recentes no mundo do trabalho:

    A) Flexibilização e desregulamentação do trabalho

    B) Terceirização

    C) Crescimento da quantidade de trabalhadores inseridos no setor de serviços

    D) Decrescente fragmentação do mundo do trabalho

    E) Precarização salarial

O cotidiano, compreendido como o espaço em que se realiza a intervenção, permite pensar na forma como as demandaschegam às instituições e aparecem para o assistente social.
Claúdia Mônica dos Santos
et al. (Org.). A dimensão técnico-operativa no serviçosocial: desafios contemporâneos. 3.ª ed. São Paulo: Cortez, 2017(com adaptações).

A partir da provocação/reflexão colocada no texto apresentado, as formas como as demandas se apresentam para o assistente socialsão

I imediatizadas e complexas.
II multifacetadas.

III fragmentadas e heterogêneas.
IV ampliadas qualitativa e quantitativamente.

Assinale a opção correta.

    A) Apenas os itens I , II e III estão certos.

    B) Apenas os itens I, II e IV estão certos.

    C) Apenas os itens I, III e IV estão certos.

    D) Apenas os itens II, III e IV estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

Considerando o redimensionamento da profissão de assistente social ante as transformações sociais, assinale a opção correta.

    A) No contexto capitalista, o trabalho desenvolvido pelo assistente social pode ser incluído entre as atividades diretamente produtivas, voltadas à acumulação do capital.

    B) A institucionalização do serviço social como trabalho assalariado está vinculada ao aprofundamento da crise do capital e ao neoliberalismo.

    C) A crise do capitalismo, a descentralização e a municipalização das políticas públicas resultou na redução do mercado de trabalho do assistente social.

    D) No processo de desenvolvimento da sociedade capitalista, a intervenção profissional permeia-se por interesses de classes sociais antagônicas, responde a demandas do capital e também do trabalho, e tem na questão social a base de justificação da profissão.

    E) A precarização não tem repercutido nas condições éticas etécnicas de exercício profissional do assistente social, dada a especificidade de inserção do serviço social na divisão social e técnica do trabalho.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...