Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Trabalho e Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia atentamente os dois textos a seguir e compare-os para responder à questão. O primeiro texto é de autoria de Raquel Raichelis (2011), e o segundo, de Marilda Villela Iamamoto (2014), ambas reconhecidas pela importância sócio-histórica para o Serviço Social.
Texto I
“Afirmar que o Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo e identificar o seu sujeito vivo como trabalhador assalariado implica problematizar como se dá a relação de compra e venda dessa força de trabalho a empregadores diversos, como o Estado, as organizações privadas empresariais, não governamentais ou patronais. Trata-se de uma interpretação da profissão que pretende desvendar suas particularidades como parte do trabalho coletivo, uma vez que o trabalho não é a ação isolada de um indivíduo, mas é sempre atividade coletiva de caráter eminentemente social.” Fonte: RAICHELIS, Raquel. O assistente social como trabalhador assalariado: desafios frente às violações de seus direitos. Serviço Social & Sociedade, n.º 107, São Paulo, jul-set. 2011.

Texto II
“Na esfera pública, os atuais 5.570 municípios brasileiros são os que mais absorvem assistentes sociais, especialmente por meio da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). É necessário salientar as particularidades da atuação nos pequenos municípios com menos de vinte mil habitantes. Aí os profissionais são sujeitos à maior polivalência no nível das demandas, à precariedade de recursos materiais que afetam as condições básicas de trabalho, assim como à maior ingerência das forças políticas locais no trabalho cotidiano. Alia-se a existência de fronteiras pouco nítidas entre o público e o privado que têm lugar na cultura política brasileira, favorecendo os clientelismos, patrimonialismos e coronelismos contemporâneos [...]. O exercício da profissão exige um sujeito profissional que tenha competência para propor os seus projetos e negociá-los com a instituição e defender o seu campo de trabalho, suas qualificações e atribuições profissionais. Requer ir além das rotinas institucionais para buscar apreender, no movimento da realidade e na aproximação, as forças vivas de nosso tempo, tendências e possibilidades aí presentes passíveis de serem apropriadas pelo profissional e transformadas em projetos de trabalho profissional. ” Fonte: IAMAMOTO, Marilda Villela. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. Serviço Social & Sociedade, n.º 120, São Paulo, out-dez. 2014. Adaptado.


Ao considerar os dois textos acima, os fundamentos sócio-históricos do Serviço Social e as particularidades do trabalho dos assistentes sociais, é possível afirmar que:

    A) Os assistentes sociais são historicamente reconhecidos como os profissionais da assistência social. Isso porque a história da profissão é a mesma da constituição da Política de Assistência Social implementada em todo o território brasileiro.

    B) O Serviço Social destaca-se, entre as demais profissionais inscritas na divisão sócio-técnica do trabalho, por ter a questão social e as suas expressões como o seu objeto de trabalho particular. Isso o coloca à frente nas análises sobre as dinâmicas societárias.

    C) As ações como a da efetivação da lei que regulamenta a carga horária de 6 horas de trabalho para os assistentes sociais resulta do interesse do Estado e do empresariado em melhorar as condições de trabalho desses profissionais.

    D) As mudanças e as transformações que afetam o mundo do trabalho inferem no cotidiano e no exercício profissional dos assistentes sociais que também fazem parte de um coletivo: a classe trabalhadora. Frente aos desafios impostos à profissão, é preciso qualificar o processo de formação e trabalho, sem perder de vista a necessidade de somar esforços com outras categorias, movimentos e lutas sociais.

    E) Os assistentes sociais são profissionais liberais que detêm ampla autonomia para o desenvolvimento de seu trabalho em instituições públicas e/ou privadas. O Serviço Social tem uma lei que o regulamenta, e os seus profissionais têm um código de ética muito flexível, por entenderem que as questões morais precisam ser individualmente analisadas.

Fundamentada na perspectiva ontológico-crítica, a análise sobre o trabalho dos assistentes sociais pauta-se por sua definição como práxis social, que se efetiva pela teleologia e causalidade como duas categorias essenciais e indissociáveis. Especificamente, ao considerar os processos de trabalho, é possível definir o chamado “pôr teleológico” como sendo o(a)

    A) ato de exteriorizar as necessidades humanas a partir das demandas externas e coletivas.

    B) ação de construir algo, a partir dos recursos da natureza, atendendo a uma demanda do mercado.

    C) produção de valor de uso e de troca, de forma consciência e objetiva.

    D) ação laborativa, consciente e inteligível do ser humano, sustentada numa conformação objetiva/subjetiva, de um fim que foi previamente ideado, objetivado e, posteriormente, exteriorizado.

    E) ato único de absorver ideias coletivas e de analisá-las, cuja ação profissional se pauta na análise da capacidade de obtenção de informações necessárias para o aprimoramento e desenvolvimento humano.

Nos espaços sócio-ocupacionais, o Assistente Social é portador de um projeto profissional enraizado no processo histórico e apoiado em valores radicalmente humanos. Nessa linha, o seu trabalho, deverá ser pautado por:

    A) Socializar as informações aos usuários, enquanto uma das atividades que estão sob sua responsabilidade, realizando meros repasses de dados sobre as normas e recursos legais.

    B) Ampliar as possibilidades de condução do trabalho no horizonte do projeto profissional utilizando-se de estratégias técnicoprofissionais, sendo que as estratégias políticoprofissionais não devem compor o escopo de sua atuação profissional.

    C) Adotar posturas de colaborações e de consenso, substituindo práticas de confronto, que objetivem a incorporação de estratégias compreendidas como passivizadoras das lutas sociais presentes, esvaziando assim, o conteúdo político de demandas dos usuários, focando seu trabalho nas demandas sociais trazidas pelos mesmos.

    D) Adotar estratégias político-profissionais que ampliem bases de apoio no interior do espaço ocupacional e somem forças com segmentos organizados da sociedade civil, que se movem pelos mesmos princípios éticos e políticos.

    E) Preservar as análises unilaterais, que separam as relações sociais e suas contradições para o fortalecimento das leituras do trabalho com vieses fatalistas e messiânicos.

Os objetivos e as diretrizes da Política de Assistência Social das Forças Armadas (PASFA), obedecem aos seguintes pressupostos básicos. exceto:

    A) As atividades de Assistência Social nas Forças Armadas são orientados para atender as demandas socioassistenciais, preventivas e promocionais do seu pessoal.

    B) Quanto aos militares, a sua execução deve levar em consideração as especificidades da carreira e os reflexos que essas ocasionam em seus familiares.

    C) A sua execução é buscada de maneira harmônica com as Políticas de Assistência Social estabelecidas pelo governo federal.

    D) As atividades de Assistência Social nas Forças Armadas são conduzidas de modo a assegurar o bem-estar social do seu pessoal, prevenindo e maximizando as situações que possam prejudicar a sua obtenção ou manutenção.

    E) A eficiência das ações direcionadas a implementação de programas e projetos de Assistência Social nas Forças Armadas resulta diretamente do grau de conscientização alcançado pelas organizações e pessoas envolvidas e da identificação de demanda social das diferentes Organizações Militares (OM).

Tendo como referência o trabalho do assistente social na esfera estatal, assinale a afirmativa INCORRETA.

    A) A esfera estatal concentra a minoria dos profissionais assistentes sociais assalariados em exercício

    B) É cada vez mais frequente e necessário o trabalho compartilhado com outros profissionais na coordenação e implementação de projetos em diferentes campos das políticas sociais

    C) Uma perspectiva de atuação interdisciplinar e intersetorial não leva à diluição das identidades e competências de cada profissão envolvida com as políticas sociais públicas; dentre elas, o Serviço Social

    D) O processo de descentralização das políticas sociais públicas, especialmente sua municipalização, isentou os assistentes sociais do desempenho de novas atribuições e competências, uma vez que a política social é sua matéria.

    E) O Serviço Social tem uma trajetória de trabalho direto com a população e proximidade com o seu modo de vida no cotidiano e, no âmbito estatal, isso se manifesta também na participação nos conselhos de direitos vinculados às políticas públicas.

O reconhecimento da questão social como objeto de intervenção do(a) Assistente Social, requer uma atuação profissional em uma perspectiva totalizante, alicerçada na identificação dos determinantes socioeconômicos e culturais das desigualdades sociais. A atuação orientada por essa perspectiva, pressupõe a admissão, por parte do profissional, de um papel que agrupe elementos específicos. Em relação à atuação do(a) Assistente Social é INCORRETO afirmar:

    A) Reconhecimento e fortalecimento dos espaços e formas de luta, e organização dos trabalhadores em defesa de seus direitos.

    B) Subordinação total ao Estado, com vistas a garantir os recursos financeiros, materiais, técnicos e humanos necessários à garantia e ampliação dos direitos.

    C) Formulação e construção coletiva, em conjunto com os trabalhadores, de estratégias políticas e técnicas para modificação da realidade.

    D) Leitura crítica da realidade e capacidade de identificação das condições materiais de vida.

    E) Identificação das respostas existentes no âmbito do Estado e da sociedade civil.

É sabido que os/as Assistentes Sociais atuam nas diversas manifestações da Questão Social, compreendida aqui a partir das contradições entre capital e trabalho nas sociedades capitalistas. É, portanto, CORRETO afirmar que:

    A) A Questão Social é um conjunto de expressões das desigualdades políticas, sociais, econômicas das classes sociais no âmbito do modo de produção capitalista.

    B) O reconhecimento das expressões da Questão Social, como objeto de intervenção exclusivo do Serviço Social, é resultado do amadurecimento profissional ao longo da história.

    C) As expressões da Questão Social nos dias atuais são reconhecidas pelo Serviço Social como resultado da não adaptação dos sujeitos ao capital financeiro.

    D) O enfrentamento das expressões da Questão Social só é possível no âmbito das instituições estatais.

    E) A Questão Social, enquanto expressão concreta das contradições entre capital e trabalho no âmbito das sociedades capitalista, constitui-se objeto de intervenção do Serviço Social somente a partir do Código de Ética de 1993.

A questão social é parte constitutiva do modo de produção capitalista, e o seu desenvolvimento produz e reproduz as expressões da questão social nas suas mais diversificadas formas. Acerca da questão social brasileira, marque a alternativa que apresenta suas várias faces:

    A) Exclusão social de homens, mulheres e crianças.

    B) Intolerância religiosa e cultural.

    C) Desequilíbrio sócio- ambiental e cultural.

    D) Desigualdade econômica, política, social e cultural.

    E) Desigualdade de gênero e de classe social.

Dentro da perspectiva de uma intervenção profissional crítica e comprometida com os usuários, podemos afirmar que o que constitui uma alternativa para o Serviço Social é:

    A) Buscar o ajustamento dos usuários às necessidades institucionais, desconhecendo suas demandas.

    B) Ouvir e atender somente às demandas institucionais.

    C) Garantir intervenções controladoras em relação aos movimentos populares.

    D) Estabelecer uma intervenção meramente disciplinadora dos usuários.

    E) Trabalhar pela construção de alianças com os usuários e demais sujeitos da instituição, no intuito de ultrapassar as formas de dominação institucional.

Sobre a área de atuação do assistente social, identifique a alternativa INCORRETA:

    A) O profissional de Serviço Social desenvolve e/ou propõe políticas públicas que possibilitam o acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente, principalmente aquelas da área da Seguridade Social.

    B) O Assistente Social tem-se caracterizado pela competência e intervenção na gestão de políticas públicas, contribuindo efetivamente na construção e defesa delas, como por exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS).

    C) O Assistente Social tem contribuído na construção e defesa das políticas públicas, participando de conselhos e conferências apenas nas esferas municipais e estaduais.

    D) Muitas instituições requisitam o profissional de Serviço Social para se ocupar de problemáticas relacionadas às crianças, aos adultos, e idosos em situação de vulnerabilidade social.

    E) Crianças moradoras de rua, em trabalho precoce, com dificuldades familiares ou escolares, sem escola, em risco social, com deficiências, sem família, drogaditas, internadas e doentes, são alvos do trabalho do assistente social.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...