Questões de Serviço Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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São áreas de desenvolvimento das ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES):

  • A. alimentação e transporte
  • B. saúde e previdência
  • C. arte e cultura
  • D. esporte e lazer
  • E. moradia e vestuário

Numa perspectiva crítica e contra-hegemônica, o trabalho profissional do assistente social na Política de Educação requer a(o)

  • A. ampliação dos programas assistenciais, da modalidade de educação a distância e da contratação de crédito educativo
  • B. articulação aos processos de visibilidade social e política dos sujeitos coletivos e singulares no contexto educacional
  • C. priorização da abordagem técnica individual com as famílias no âmbito das políticas de assistência estudantil
  • D. incentivo aos programas de formação e qualificação da força de trabalho presentes na agenda dos organismos multilaterais
  • E. reforço às estratégias de ampliação do acesso à educação escolarizada, através das parcerias entre Estado e empresariado

A dimensão da atuação do assistente social na Política de Educação, a qual contribui para a compreensão e análise das condições de vida, de trabalho e de educação da população, exigindo procedimentos sistemáticos de apreensão da realidade social para ultrapassar a empiria e a sua aparência imediata é a dimensão

  • A. assistencial
  • B. gerencial
  • C. pedagógica
  • D. investigativa
  • E. pericial

Um pesquisador deseja investigar a evasão escolar num estabelecimento de ensino e questiona “por que e para que pesquisar”. Essas questões correspondem, respectivamente, num projeto de pesquisa, aos elementos

  • A. cronograma e orçamento
  • B. universo e amostra
  • C. marco teórico e hipótese
  • D. objeto e metodologia
  • E. justificativa e objetivo

Quando o assistente social expõe, por escrito e de modo sucinto, a análise de determinada situação, com base em seu conhecimento específico do Serviço Social, apresentando uma finalização de caráter conclusivo ou indicativo para subsidiar decisões, ele elabora um

  • A. roteiro
  • B. perfil
  • C. projeto
  • D. registro
  • E. parecer

No seu surgimento, o serviço social foi fortemente influenciado pela Ação Católica Brasileira, cuja atuação se inspirava nas Encíclicas Sociais

  • A. Rerum Novarum e Quadragesimo Anno
  • B. Rerum Eclesium e Octagesimo Anno
  • C. Populorum Progressio e Mater et Magistra
  • D. Octogesimo Anno e Dignitatis Humanae
  • E. Dignitate in Veritate e Centesimus Annos

O processo de renovação do serviço social brasileiro teve como primeira expressão as formulações profissionais da perspectiva

  • A. humanista
  • B. conservadora
  • C. reformista
  • D. modernizadora
  • E. intenção de ruptura

Acerca do processo histórico de emergência do serviço social como profissão inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, considere as afirmativas abaixo.

I - A constituição da profissão decorreu da racionalização e da profissionalização da filantropia e da assistência.

II - Foi somente no trânsito do capitalismo concorrencial para o monopolista que se gestaram as condições históricas para a profissão.

III - A legitimidade profissional decorreu do espaço sócio-ocupacional garantido pelo Estado burguês no enfrentamento da questão social.

IV - A profissão foi demandada, em sua emergência, para ações de formulação e execução de políticas sociais.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. I, III e IV
  • E. II, III e IV

O paradigma das relações interpessoais, que circunscreve o trabalho do assistente social na situação-problema e no indivíduo, foi hegemônico no serviço social desde o seu surgimento até a reconceituação. Esse paradigma foi confrontado no debate teórico-metodológico da profissão, em uma perspectiva política, pelo paradigma da(o)

  • A. correlação de forças
  • B. prática indiferenciada
  • C. relação social
  • D. identidade alienada
  • E. sincretismo profissional

No Brasil, na década de 1990, sob a hegemonia neoliberal, as Políticas Sociais passam a adotar como elementos norteadores os conceitos de

  • A. universalidade, diversidade e descentralização
  • B. distributividade, seletividade e centralização
  • C. privatização, focalização e descentralização
  • D. uniformidade, focalização e distributividade
  • E. focalização, seletividade e centralização
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