Questões de Serviço Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre os problemas que o Estado brasileiro devia enfrentar para cumprir a meta da reconstrução do Estado, no âmbito da reforma do Estado implementada no final do século XX, destaca-se a questão da governança e governabilidade. Relacionando o conceito de governabilidade às condições sistêmicas e institucionais afirma-se que a governabilidade se refere à

  • A.

    dimensão das esferas estatais para o exercício do poder

  • B.

    dimensão política e corporativa das relações entre empresas

  • C.

    articulação e à cooperação entre os atores sociais e políticos

  • D.

    perfomance dos atores sociais no exercício da cidadania

  • E.

    ação da sociedade para o alcance dos objetivos coletivos

Na análise crítica da reforma do Estado, entendida como uma “contrarreforma”, um dos objetivos das mudanças propostas, em especial, no núcleo de “serviços não exclusivos”, é

  • A.

    buscar transparência na prestação desses serviços de forma a evitar os seus altos custos.

  • B.

    incentivar a participação da sociedade, por meio de investimentos privados, com ênfase na figura do cidadão- cliente.

  • C.

    fortalecer o papel exclusivo do Estado no controle dos investimentos privados.

  • D.

    garantir total controle do Estado sobre os serviços não exclusivos a fim de evitar a abertura econômica.

  • E.

    consolidar mecanismos institucionais para valorização da esfera pública.

A frágil intervenção do Estado na garantia dos direitos sociais, até o início do século XX, deveu-se à forte influência do pensamento neoliberal que define, como uma perspectiva central, a(o)

  • A.

    coletividade como sujeito de direito

  • B.

    diminuição do papel do Estado

  • C.

    desnaturalização da miséria

  • D.

    socialização da riqueza produzida

  • E.

    mercado regulável e institucionalizado

A reforma do Estado tornou-se, durante a década de 90 do século XX, a tônica nos discursos e práticas políticas na sociedade brasileira. Dentre o conjunto de suas proposições, o ideário da reforma buscava a tentativa de

  • A.

    superação da administração burocrática com a introdução da administração gerencial

  • B.

    aferição de resultados na gestão pública sob a ótica dos interesses sociais e coletivos

  • C.

    ampliação do gasto público em programas sociais e na remuneração da administração pública

  • D.

    abandono do controle social por onerar o sistema público com incentivo às práticas patrimonialistas

  • E.

    incentivo ao papel exclusivo do Estado na promoção do desenvolvimento social e econômico

No planejamento, a participação pode ser exercida em diferentes níveis e de variadas formas. No caso do planejamento participativo,

  • A.

    a autoridade e o poder estão distribuídos igualmente entre as pessoas, e há uma construção conjunta.

  • B.

    a autoridade conclama as pessoas a participarem e colaborarem para o alcance daquilo que ela estabeleceu como proposta.

  • C.

    o caráter democrático é mais acentuado, e a decisão se realiza como uma escolha entre alternativas traçadas pela autoridade.

  • D.

    as pessoas devem participar com seu trabalho e dar o seu apoio para que as decisões da autoridade tenham bons resultados.

  • E.

    as decisões são conduzidas pela autoridade em plenário e dependentes das diferenças entre as pessoas que o compõem.

No planejamento, o estudo da situação constitui um movimento de reflexão que articula a descrição, a interpretação, a compreensão e a explicação da realidade. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I - A exposição circunstanciada de base factual relacionada ao problema imediato corresponde à descrição.

II - A interpretação busca os signifi das situações com base em conhecimentos, valores e modelos normativos.

III - A compreensão e a explicação da realidade desvelam a estrutura imanente do objeto em estudo, situando-a na conjuntura sócio-histórica que a gerou.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Ao avaliar um programa de educação pré-escolar, observou- se que, num universo de 10 milhões de crianças na faixa etária entre 0 e 4 anos, apenas 10% foram beneficiadas por esse programa.

No caso descrito, que indicador desse programa foi avaliado?

  • A.

    abrangência

  • B.

    elegibilidade

  • C.

    intersetorialidade

  • D.

    gestão

  • E.

    natureza

Com a adoção de métodos e técnicas de pesquisa, foi possível avaliar um programa de saneamento básico que abasteceu um determinado estrato populacional com sistemas de água e esgoto num certo período de tempo, o que repercutiu positivamente nas condições de saúde na região abrangida.

Nesse exemplo, foi possível verificar a relação de

  • A.

    funcionalidade entre o programa e o produto

  • B.

    causalidade entre o programa e o resultado

  • C.

    correspondência entre o programa e a metodologia

  • D.

    equivalência entre o programa e o prazo de execução

  • E.

    condicionalidade entre o programa e o financiamento

O processo de desinstitucionalização que substitui o modelo asilar de atenção ao portador de distúrbio psíquico introduz propostas alternativas que valorizam os serviços abertos e comunitários. Nesse contexto, a família desempenha um novo papel na atenção ao portador de distúrbio psíquico, que é o de

  • A.

    protagonista no processo de recuperação dos portadores de transtornos mentais

  • B.

    espaço secundário de socialização dos portadores de transtornos mentais

  • C.

    parceira dos novos processos, como mediadora entre seus membros e a sociedade

  • D.

    espaço privilegiado da intervenção nos processos psicossociais

  • E.

    porta-voz dos portadores de distúrbios psíquicos

A construção histórica da relação entre família e Estado foi permeada pela ideologia de que as famílias devem ter a competência para proteger e cuidar de seus membros. Segundo alguns estudiosos, essa crença pode ser considerada um dos pilares da construção dos processos de assistência às famílias. Para nortear tais processos, pode-se estabelecer, como reveladora dessa ideologia, a distinção básica entre famílias

  • A.

    boas e famílias más

  • B.

    capazes e famílias incapazes

  • C.

    nucleares e famílias ampliadas

  • D.

    nacionais e famílias estrangeiras

  • E.

    de camadas médias e famílias de camadas pobres

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...