Questões de Serviço Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Instruções: As informações que seguem referem-se às questões de números 35 a 39.

Em cada uma destas questões são apresentadas três afirmativas (I, II e III). Para responder às questões use a chave de alternativas abaixo.

Os países capitalistas adotaram diferentes modelos de Estado de Bem Estar Social caracterizados como

I. social democrata, marcado pelo universalismo e pela presença menor do mercado no âmbito das políticas sociais.

II. conservador corporativo, baseado na concepção de direitos, mas com a presença de efeitos redistributivos mínimos.

III. liberal, no qual há predominância da lógica do mercado.

  • a.

    Somente a afirmativa I é correta.

  • b.

    Somente as afirmativas I e II são corretas.

  • c.

    Somente as afirmativas I e III são corretas.

  • d.

    Somente as afirmativas II e III são corretas.

  • e.

    Se as afirmativas I , II e III são corretas.

Segundo José Paulo Netto, a crise global da sociedade contemporânea revela-se, embora não exclusivamente, em duas outras crises. São elas:

  • a.

    crise econômica e crise social.

  • b.

    crise do socialismo real e crise da utopia do proletariado.

  • c.

    crise dos movimentos sociais organizados e crise da organização sindical.

  • d.

    crise do Estado de bem-estar e crise do chamado socialismo real.

  • e.

    crise do Estado de bem-estar social e crise dos movimentos sociais.

A questão social no Brasil aponta para os seguintes desdobramentos:

  • a.

    o aumento da pobreza e a ação caritativa do Estado, para garantir os direitos dos que se encontram abaixo da linha da pobreza.

  • b.

    o estabelecimento de políticas sociais na área da família, da criança, do adolescente e da pessoa idosa.

  • c.

    o estabelecimento de políticas sociais em parceria entre poder público e a iniciativa privada, para atender exclusivamente aos interesses da classe burguesa.

  • d.

    a luta de trabalhadores no campo e na cidade por melhores salários, com a intermediação dos setores público e privado.

  • e.

    a formação da classe operária e a sua entrada no cenário político da implementação das políticas sociais que levem em conta os seus interesses.

A concepção de Serviço Social como serviço está pautada predominantemente na

  • a.

    relação caso, grupo e comunidade.

  • b.

    relação sociedade, organização e indivíduo.

  • c.

    perspectiva de que os serviços são efêmeros e os projetos e programas são de caráter mais duradouro.

  • d.

    perspectiva de que a sociedade civil deve ter predominância na organização dos serviços sociais.

  • e.

    relação de autoridade e hierarquização.

Neste início do século XXI, inúmeros desafios estão postos ao profissional do Serviço Social. Dentre eles, destaca-se a

  • a.

    clareza da natureza pública da profissão, em seu exercício submetida à ética e ao sigilo profissional, bem como detentora de sólida formação críticoprática.

  • b.

    caracterização de postos de trabalho bem definidos, advindos da clareza do objeto da prática profissional com correspondência ao Código de Ética.

  • c.

    ampliação da especialização da profissão nas políticas sociais públicas, de tal forma que favoreça a prática da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

  • d.

    clareza das novas demandas sociais, acopladas ao campo político onde se definem as tendências do neoliberalismo, que vem se acirrando desde o início do século passado.

  • e.

    ampliação do campo da formação profissional com especialização na rede não governamental, considerando a ampliação do modelo neoliberal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...