Questões de Serviço Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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No mundo contemporâneo, subentende-se por precarização das relações de trabalho

  • a.

    o aumento do trabalho temporário, sub-contratado, sem contrato ou garantias.

  • b.

    opção dos trabalhadores pelos direitos trabalhistas

  • c.

    o processo de produção, que se subdivide cada vez mais, ampliando o trabalho especializado.

  • d.

    a ampliação de postos de trabalho em serviços insalubres.

  • e.

    o aumento do trabalho temporário, porém com garantias previstas na Organização Internacional do Trabalho.

O Assistente Social, ao privilegiar o trabalho interdisciplinar, deve ter a sua postura pautada em:

  • a.

    ultrapassar seus próprios limites, na perspectiva de acatar a supremacia da especialização do conhecimento.

  • b.

    reconhecer a supremacia de um conhecimento sobre o outro.

  • c.

    resgatar a propriedade particular de cada saber, hierarquizando-os por ordem de importância.

  • d.

    ultrapassar seus próprios limites, abrindo-se às contribuições de outras áreas do conhecimento.

  • e.

    proceder à observância do todo, por meio da especialização do conhecimento.

Atualmente, uma das formas mais indicadas de trabalho institucional é a constituição de equipes interdisciplinares. A interdisciplinaridade corresponde

  • a.

    à complementação e interação entre profissionais, porém mantendo a valorização das respectivas formações básicas.

  • b.

    à igualdade na divisão de tarefas entre todos os profissionais que atuam com o cidadão.

  • c.

    ao fortalecimento da visão bio-psico-social e à valorização dos indivíduos.

  • d.

    aos saberes especializados organizados de acordo com o grau de importância de cada área de conhecimento.

  • e.

    à desresponsabilização individual dos atendimentos e à realização de reuniões periódicas para discussões e encaminhamentos.

O Assistente Social, ao optar pela modalidade de pesquisa qualitativa, deve saber que esta

  • a.

    possibilita ao pesquisador relacionar sua subjetividade com a dos entrevistados, superando uma abordagem meramente quantitativa.

  • b.

    enfatiza o conhecimento do fenômeno através da utilização de diferentes metodologias de descrição.

  • c.

    abarca grandes aglomerados de dados, de conjuntos demográficos e de perfis populacionais, que são posteriormente classificados e analisados.

  • d.

    pressupõe interação entre pesquisadores e grupos estudados, da qual resulta a ordem de prioridade dos problemas a serem pesquisados e das soluções a serem encaminhadas sob forma de ação concreta.

  • e.

    busca apreender, em nível profundo, a realidade social: seus significados, motivos, aspirações, atitudes, crenças e valores.

O Assistente Social, tendo como uma de suas incumbências a realização de diagnóstico da realidade social, pode valer-se da pesquisa, que tem como elementos constitutivos:

  • a.

    diagnóstico, entrevista, análise e relatório.

  • b.

    delimitação do problema, marco teórico, escolha de procedimentos metodológicos e cronograma.

  • c.

    definição do problema, formulação de hipótese, delimitação da amostra e visita domiciliar.

  • d.

    pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, coleta de dados e referencial teórico.

  • e.

    objeto, objetivos, coleta de dados e entrevista.

O processo através do qual os esforços do próprio povo se unem aos das autoridades governamentais, com o fim de integrar as comunidades na vida nacional e capacitálas a contribuir plenamente para o progresso do país é denominado de

  • a.

    sistema descentralizado e participativo.

  • b.

    organização popular e desenvolvimento social.

  • c.

    participação comunitária.

  • d.

    desenvolvimento de comunidade.

  • e.

    participação popular.

Determinada instituição aponta em seus documentos "Garantir justiça, prestando à sociedade atendimento jurisdicional ágil, efetivo e com qualidade". Na perspectiva do planejamento estratégico institucional, o Assistente Social deve saber que a frase em destaque diz respeito

  • a.

    à missão, uma vez que esta responde aos seguintes questionamentos: o que faz, como faz e para quem se destinam seus produtos e serviços.

  • b.

    à estratégia, pois, na teoria do planejamento estratégico, este aspecto refere-se às ações que garantam favorecimento nos momentos de enfrentamento.

  • c.

    à missão, pois esta responde aos seguintes questionamentos: o que fazer e quais as diretrizes finais.

  • d.

    ao estabelecimento de objetivos específicos, pois, na teoria do planejamento estratégico, os objetivos específicos correspondem ao detalhamento dos objetivos gerais.

  • e.

    à efetividade da ação, pois, em planejamento estratégico, efetividade tem relação com a conquista dos objetivos e baixo custo.

O ato de planejar exige do Assistente Social a delimitação do objeto da intervenção. Nesse processo de construção e delimitação do objeto, é necessário que o planejador considere

  • a.

    a vontade da população, as demandas que são possíveis para a instituição, as definições e visão de mundo das chefias e as relações sociais ligadas à área de interesse dos diferentes sujeitos envolvidos.

  • b.

    que o objeto da intervenção é tácito e somente virá à tona quando os fatores relacionados com a realidade social forem elucidados.

  • c.

    que o objeto só pode ser definido posteriormente à organização dos meios e fins a que estão destinados os trabalhos da instituição.

  • d.

    o objeto como conseqüência dos objetivos específicos e que, para tanto, se leve em conta as áreas de conhecimento que mais possibilitam explicar o objeto, bem como a possível hierarquização dos saberes.

  • e.

    a área de interesse (demanda); o âmbito da reconstrução; a visão de mundo e os estereótipos das pessoas que ocupam posições no sistema de relações sociais ligados à área de interesse, bem como o conhecimento acumulado sobre a questão.

A preocupação com processos de avaliação de políticas e programas sociais tem crescido, visando melhorar os resultados do trabalho neste campo de atuação. Portanto, a avaliação das políticas sociais deve ter como perspectiva

  • a.

    o resgate das dimensões políticas e estratégicas das políticas sociais.

  • b.

    o resgate das dimensões políticas da avaliação que encontra-se referenciada na cidadania.

  • c.

    a cidadania e a reconstrução do socialismo utópico.

  • d.

    a melhoria na eficácia da prestação de serviço.

  • e.

    o resgate das dimensões técnicas da avaliação e da organização e hierarquização dos serviços.

De acordo com Maria da Glória Gohn, as Organizações Não-Governamentais são formas modernas de participação na sociedade contemporânea porque

  • a.

    se apresentam como executoras de atividades de interesse público fora da máquina estatal, com maiores custos e maior eficiência.

  • b.

    emergiram na década de 1990 e trabalham na linha da conscientização, politização, participação e partidarização da sociedade civil.

  • c.

    atuam no campo do desenvolvimento social e podem receber apoio financeiro internacional, já que contam com estrutura gerencial governamental.

  • d.

    se organizam em torno de direitos, tais como o direito à qualidade de vida, ao meio ambiente, à felicidade e à não-discriminação.

  • e.

    são parceiras e financiadas por organismos internacionais e governamentais, pois têm objetivos humanitários e comerciais e atuam em áreas independentes do governo, visando a participação da sociedade civil.

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