Questões de Serviço Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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De acordo com a Lei Federal nº 9.790/99, podem se qualificar como OSCIP

  • a.

    as instituições religiosas e confessionais, as entidades de benefício mútuo restritas a seus sócios e as entidades de promoção da assistência social.

  • b.

    as fundações públicas, as cooperativas e as organizações de desenvolvimento econômico e social e de combate à pobreza.

  • c.

    as organizações de promoção do voluntariado, de preservação do meio ambiente e de promoção da cultura.

  • d.

    as entidades de promoção do desenvolvimento econômico e social, de combate à pobreza e as organizações sociais.

  • e.

    os sindicatos, as organizações sociais e as instituições religiosas e confessionais.

O Termo de Parceria instituído pela Lei Federal no 9.790/99 deve conter

  • a.

    a declaração de que a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público atua nas áreas de saúde, educação ou assistência social.

  • b.

    a estipulação de metas a serem atingidas e a previsão de receitas e despesas a serem realizadas.

  • c.

    o estatuto da entidade registrado em Cartório, a ata de eleição de sua diretoria e o balanço patrimonial.

  • d.

    a prestação de contas contábil e financeira, que será realizada pelo Conselho Fiscal da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e por um Auditor.

  • e.

    o estatuto da entidade registrado em Cartório, o objeto do convênio e os resultados obtidos.

O burocratismo tem como suas fontes principais

  • a.

    o Estado Moderno, a racionalidade e os movimentos sociais.

  • b.

    o Estado Moderno, a produção e as organizações políticas e sindicais.

  • c.

    a produção capitalista, o Estado filantropizado e as organizações sindicais.

  • d.

    a Igreja, a escola e a fábrica.

  • e.

    as instituições estatais (como exemplo, o INSS ) e as organizações políticas e sindicais.

Para a atuação na inter-relação institucional, o Assistente Social deve considerar

  • a.

    um conjunto articulado de saberes e práticas que se definem pelo lugar de destaque no âmbito das ciências humanas e sociais, bem como articulações definidas pelas relações de produção, sobretudo aquelas com influência direta da tecnificação.

  • b.

    as articulações definidas pelas relações de produção e o conjunto de conhecimentos que garantem a formação dos profissionais.

  • c.

    um conjunto articulado de saberes e práticas internalizadas na consciência comum de alguns agentes sociais e que são produzidos a partir das relações que se estabelecem entre os homens na produção da sua existência material.

  • d.

    um conjunto articulado de saberes e práticas internalizadas na consciência da população atendida e que são produzidos a partir das relações que se estabelecem entre os homens e as instituições nas quais são atendidos.

  • e.

    as articulações definidas pelas relações institucionais e o conjunto de conhecimentos que garantam a formação dos profissionais.

O termo burocracia, que tem sido utilizado para designar uma administração eficiente, pode também ser entendido como

  • a.

    um conjunto de ordens, documentos e hierarquia.

  • b.

    poder, contra poder e controle.

  • c.

    divisão de saberes e práticas e organização documental.

  • d.

    alienação, luta e organização racional.

  • e.

    poder, controle e alienação.

O Assistente Social, ao atender uma família cuja conduta foi considerada inadequada no âmbito dos relacionamentos intra-familiares, deve considerar que, numa sociedade burocrática, as condutas são

  • a.

    fruto de fatores genéticos que se consolidam na idade adulta.

  • b.

    aprendidas em instituições sociais, sobretudo na escola.

  • c.

    aprendidas, sendo a família uma instituição central nesse processo.

  • d.

    resultado do processo de orientação e sofrem maior influência na adolescência.

  • e.

    principalmente forjadas pelo processo produtivo.

Segundo Fernando Prestes Motta, a burocracia pode ser entendida como

  • a.

    um conjunto de ações que privilegiam o registro e a conversa, as quais permitem aos usuários das instituições trilhar caminhos pautados na complementaridade dessas ações.

  • b.

    estrutura social de caráter pessoal, porém pautada pela forma impessoal e hierarquicamente organizada com métodos racionais.

  • c.

    um conjunto de ações cuja direção é dada por um aparelho impessoal, organizado de forma articulada e horizontal.

  • d.

    estrutura social, na qual a direção das atividades coletivas fica a cargo de um aparelho impessoal hierarquicamente organizado.

  • e.

    o poder de chefes sobre os subordinados, criando mecanismos firmados na pessoalidade para organizarem suas ações e administrarem sob a lógica da irracionalidade.

Na atualidade, as políticas sociais contam com a formação de conselhos gestores que são

  • a.

    decorrentes do processo de organização comunitária e de caráter consultivo.

  • b.

    instrumentos técnicos e se constituem como formas de organização de usuários das políticas públicas no Brasil e no exterior.

  • c.

    instrumentos de determinados processos políticos e constituem inovações institucionais na gestão de políticas sociais no Brasil.

  • d.

    instrumentos de democracia participativa de caráter consultivo.

  • e.

    decorrentes das formas de gestão gerencial proposta pela reforma do Estado Brasileiro desde a década de 1940, com a criação do Departamento de Administração Pública.

De acordo com a legislação em vigor, a saúde deve ser entendida como direito de todos e dever do Estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem

  • a.

    a garantia da saúde aos segmentos mais pauperizados e aos trabalhadores, por meio de um sistema diferenciado subordinado ao mercado formal de trabalho.

  • b.

    a redução de risco de doença e de outros agravos, bem como o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

  • c.

    o acesso universal e igualitário às ações de prevenção e educação em saúde.

  • d.

    o acesso hierarquizado, para os que têm maior necessidade, e a saúde privada aos que podem contribuir parcialmente nas ações de prevenção, proteção e recuperação da saúde.

  • e.

    a refilantropização da saúde pública e a regulamentação da saúde privada, por meio dos convênios.

A crise do Estado autoritário, a luta pela democratização social e política e o processo mobilizador que culmina com a aprovação da Constituição de 1988, apresentam para a década de 1990 um cenário político no qual o tema da participação da sociedade na "coisa pública" ganha novos contornos e dimensões, em que a esfera pública significa espaço

  • a.

    de encontro das diferenças e dos sujeitos coletivos e suas legítimas representações, e não apenas a esfera estatal.

  • b.

    de representação política da sociedade civil, através do Congresso Nacional e da Câmara de Deputados.

  • c.

    de representações estatais, neo-estatais e para-estatais.

  • d.

    privado correspondente à sociedade civil, e o Estado como espaço público.

  • e.

    de controle público.

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