Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao analisar o contexto do serviço social e o mundo do trabalho, Raichelis (2011) considera a importância de localizá-lo nos seguintes temas:
I. O serviço social como profissão emerge na sociedade capitalista em seu estágio monopolista, contexto em que a questão social, pelo seu caráter de classe, demanda do Estado mecanismos de intervenção não apenas econômicos, mas também políticos e sociais.
II. O serviço social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo.
III. O trabalho do assistente social é a expressão de um movimento que articula conhecimentos e luta por espaços no mercado de trabalho, com competências e atribuições privativas que têm reconhecimento legal nos seus estatutos normativos e reguladores.
Está correto o que consta em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O assistente social, ao participar num processo de planejamento, deve considerar que:
na definição dos objetivos, é necessário determinar precisamente o que o planejamento pretende alcançar, evidenciando os tipos de dados que indicarão a extensão do que será realizado e os padrões que permitirão sua avaliação.
a ação é concebida e executada tendo em conta, de forma prioritária, as intencionalidades ocultas das lideranças locais.
o objetivo geral expressa a decomposição dos objetivos específicos e apontam os resultados a serem alcançados em cada área e indicam a previsão dos resultados atingíveis.
o plano delineia as decisões de caráter específico do sistema, suas especificidades, e deve ser formulado com toda a complexidade do processo de execução do planejamento, sobretudo se este corresponder à modalidade de estratégico.
dentre as dimensões essenciais do plano, é prioritária a que diz respeito ao volume correspondente aos resultados subjetivos e não mensuráveis.
A construção de políticas de proteção social nasce da contradição entre uma ordem econômica que reproduz miséria e uma ordem política que afirma a igualdade entre os cidadãos. Cidadania plena
é um projeto de redefinição das relações sociais em direção à redistribuição da renda, à equidade e justiça social.
é parte do processo de consolidação do Estado e de sua democratização na garantia prioritária de direitos difusos.
refere-se a um Estado em que se reconhecem as políticas assistenciais, pois elas se constituem na grande novidade da seguridade social contributiva.
estrutura-se na proteção social com base na segurança social dirigida à população assalariada.
efetiva-se pelo acesso da população de extrema pobreza ao Programa Comunidade Solidária.
Ao conceber o serviço social com o caráter contraditório da prática profissional nas relações sociais, é correto afirmar que
essa concepção imprime ao serviço social a negação do profissional como sujeito de sua prática e desconsidera os movimentos sociais como coparticipes do processo de transformação da sociedade.
essa ideia é fruto do serviço social reconceituado que surgiu no início dos anos 70 na América Latina e que tinha como pressuposto a formulação do método único.
o conjunto das práticas profissionais pode corroborar com sua capacidade redentora e transformadora das mazelas da questão social.
a profissão identifica-se com o caráter conservador e reforçador do poder do Estado patrimonialista e clientelista.
o serviço social insere-se na reprodução das relações sociais, estas entendidas como a reprodução da sociedade, ou seja, da dinâmica das relações de classe.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Segundo Myriam Veras Baptista (2000), o planejamento pode ser considerado
processo dialógico com as seguintes operações: reflexão, ação e revisão, em função de que a tomada de decisão não compõe o espectro do planejamento.
ferramenta para pensar e agir dentro de uma sistemática analítica funcional e fenomenológica, estudando situações, prevendo seus limites e suas possibilidades, propondo objetivos e definindo estratégias.
dimensão reflexiva com operações simples, sem vinculação político-ideológica.
ferramenta para pensar e agir dentro de uma sistemática analítica própria, estudando situações, prevendo seus limites e suas possibilidades, propondo- se objetivos e definindo estratégias.
dimensão multidimensional, com operações simples que inclui três etapas: decisão, reflexão e revisão.
Para Marilda Iamamoto (1985), o serviço social é reconhecido enquanto profissão e prática institucionalizada ao
colocar-se como responsável pela estruturação do Welfare State, cuja emergência se deu no final da segunda guerra mundial.
compreender, como parte de seu arcabouço teórico, a centralidade do estudo das correntes sistêmicas de organização das políticas sociais, locus privilegiado de sua intervenção.
responder às necessidades sociais derivadas da prática histórica das classes sociais na produção e reprodução dos meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinada.
responder às necessidades sociais derivadas do processo de ajuda aos pobres que advinha do modelo de ajuda instituída na Inglaterra no século XIX.
construir um arcabouço legal a partir de 1932, com a instalação do Estado Novo no Brasil e com a instituição do Conselho Nacional de Serviço Social, quando inicia a organização da rede socioassistencial não governamental.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A reflexão da ética profissional não se limita a desvendar os fundamentos da moral contemporânea e suas contradições, mas também considera a
neutralidade axiológica própria de construções de projetos políticos profissionais.
capacidade de contemplar projetos políticos dominantes e hegemônicos na sociedade contemporânea.
lógica apolítica, pois o constructo ético não pode e não deve definir compromissos de classe social.
politização a partir da lógica do modelo funcional da sociedade com uma perspectiva de garantir o bem estar social.
incorporação das demandas emergentes e a constituição de novos valores, pois a reflexão ética não é neutra.
O projeto profissional que fundamenta o serviço social, após seu processo de renovação, compromete-se com concepções de homem como
fragmentos de uma totalidade permeada pelo contexto fenomenológico, no qual o todo é resultante da soma das partes.
um ser bio-psico-social, cuja atuação profissional incide na capacidade de diálogo e compreensão, com centralidade em suas necessidades sociais mais imediatas.
síntese das múltiplas determinações, que deve ser apreendido criticamente, considerando sua complexidade concreta e histórica.
indivíduo unidimensional, cuja compreensão depende do aprofundamento em teorias que expliquem os generalismos abstratos.
resultante da visão liberal e da desvinculação dos contextos históricos e políticos, a fim de poder conceber a especificidade do trabalhador social.
O Serviço Social, enquanto profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, tem sua configuração influenciada pela
lógica corporativa que define a metodologia do trabalho profissional no interior das instituições públicas e privadas.
construção de uma teoria própria, pois, no debate atual, o serviço social constitui-se numa ciência humana específica.
polarização de interesses sociais de classes, com caráter político da prática profissional.
crise do Estado Patrimonialista e pelo modo de produção do capitalismo concorrencial.
estrutura de consensos das classes sociais (burguesia e proletariado) que, ao estabelecer um campo harmônico, influencia a politização da profissão.
Em referência à conceituação de política social, considere:
I. A política social e a política econômica analiticamente não configuram uma unidade (acumulação e distribuição de riquezas).
II. As políticas sociais são resultado de uma dupla tensão: lutas e reivindicações por igualdade e resposta institucionalizada do Estado frente a essa mobilização.
III. Alguns autores pensam a política social como reprodução do status quo e funcional ao capital; outros, a entendem como potencialidade contraditória, que possibilita importante acesso da população aos bens e serviços sociais.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...