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No Brasil, no século XXI, a instituição família é referência a mudanças e padrões difusos de relacionamentos. A partir dessa afirmação, ao realizar trabalho com famílias, o assistente social deve considerar que
os acontecimentos a ela ligados vão além de respostas biológicas universais às necessidades humanas, configuram-se diferentes respostas sociais e culturais, disponíveis a homens e mulheres em contextos históricos específicos.
o Estatuto da Criança e do Adolescente trouxe profunda alteração no que se refere à família com o estabelecimento da chefia conjugal sob a responsabilidade do homem que possui direitos e deveres.
o Estatuto da Criança e do Adolescente cristalizou a sacralização da família a ponto de introduzir a ideia da necessidade de protegê-la legalmente, independentemente de seus atos em relação à criança.
a doutrina da proteção integral aos direitos da criança e do adolescente, promulgada em 1990, garantiu a equidade na atenção às crianças e adolescentes e estabeleceu a diferenciação entre filhos legítimos e ilegítimos.
as referências para o atendimento à família constituiu-se, a partir dos modelos que historicamente foram delineando a composição familiar, como uma unidade biológica composta segundo leis da natureza, poderosa força simbólica.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O Assistente Social, pautado pela teoria dialético-crítica, ao formular projetos que materializarão o trabalho a ser desenvolvido, necessita explicitar
o conhecimento pragmático e descritivo que utilizará nas instruções processuais, responsabilizando os sujeitos, famílias e grupos das mazelas sociais a que estão submetidos.
o princípio norteador de sua prática profissional, são a perspectiva da prestação de um serviço que corrobore com o alcance dos objetivos institucionais para a manutenção do status quo.
a defesa intransigente em favor dos critérios seletivos de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, considerando a necessidade de controle e tutela das classes subalternas.
o compromisso profissional com o espaço sócio-ocupacional, delineando proposições focadas nas soluções determinadas e requeridas pela instituição, que já possui um manual a ser seguido para a diversidade dos casos atendidos.
a interconexão das particularidades que enfeixam a demanda a ser atendida com as determinações gerais da sociedade, sem as quais o trabalho fica reduzido, perdendo a potencialidade de transformação, do qual deve ser portador.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A avaliação de programas sociais é uma categoria de estudo que focaliza diferentes aspectos, com o objetivo de melhorar a qualidade dos processos de implementação ou de verificar seus resultados. Para tanto, pode ser compreendida como
auditoria anual que visa corrigir desperdícios, improbidade, negligência e omissão, tendo como foco a legalidade dos atos da administração pública.
estudos que tenham como objeto as dimensões de processos e resultados que englobem desempenho, impactos e efeitos.
processo no qual deve ser excluída a participação de instituições externas com realização de pesquisas com perguntas genéricas.
expressão de fenômenos que indiquem validade, confiabilidade, sensibilidade, desagregação e periodicidade.
coleta regular e processamento de dados, produção, acompanhamento e análise dos indicadores priorizando os quantitativos.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Plano, Projeto, Programa e Política.
Plano, Programa, Política e Projeto.
Programa, Projeto, Plano e Política.
Projeto, Política, Plano e Programa.
Política, Plano, Programa e Projeto.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em relação ao planejamento em Serviço Social, pode-se afirmar:
I. O planejamento pode ser considerado como um processo de reflexão preparatória da ação e como uma disciplina que instrumentaliza transformações a serem alcançadas na realidade social.
II. O planejamento está implícito em algumas etapas das atividades a serem desenvolvidas pelos Assistentes Sociais.
III. O processo de planejamento pressupõe algumas fases básicas e fundamentais: escolha e delimitação do objeto, estudo da situação, identificação de prioridades, definição de objetivos, análise de alternativas, planificação, implementação, implantação e execução, controle, avaliação e retomada do processo.
IV. O planejamento é elemento importante e estratégico de uma práxis democrática.
V. O planejamento, analisado por todas as vertentes teórico-metodológicas, imprimirá sempre à prática profissional eficiência, eficácia e efetividade.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e V.
II, IV e V.
III, IV e V.
As análises sobre a crise na previdência social têm diferentes interpretações, mas a imputação da deterioração das contas públicas como sua causa, fundamenta-se
no favorecimento e na competitividade do capital e não na priorização das políticas sociais que tiveram seu reflexo no modo de gestão da vida social.
no aumento exacerbado da previdência privada que fez com que houvesse remissão de receita na previdência dos servidores públicos.
no fato de que a crise da previdência acarretou a crise econômica e não ao contrário.
na lógica de que a crise da previdência que gerou de forma isolada o déficit das contas públicas como um todo.
no fato de ter resistido ao avanço da privatização e a não contribuição prévia do trabalhador rural.
As relações sociais capitalistas são determinantes para a existência da questão social e das classes subalternas. Maria Carmelita Yazbek (1993), afirma que a subalternidade
é expressa pela renda e, sobretudo pela formação profissional que permite ascender na carreira e galgar nova condição de vida. Desta forma, a principal luta social coloca-se em torno da formação e profissionalização.
é resultante direta das relações de poder na sociedade, que se expressa, não apenas pelas circunstâncias econômicas, sociais, políticas e culturais, mas nas atitudes mentais dos próprios pobres e de seus interlocutores na vida social.
e a pobreza não podem ser definidas a partir da categoria renda, pois ambas se confundem com a história cultural e familiar, levando em conta também a capacidade de organização da comunidade na qual se inserem.
deve ser considerada como homogênea no que concerne ao feixe de necessidades e requisições que a classe subalterna coloca como pauta para o Estado em torno das políticas sociais.
tem origem na desigualdade social e na composição numerosa das famílias, além da impossibilidade da esperança e organização social.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Instruções: Para responder às questões de números 34 a 37, considere a chave a seguir:
(A) Se estiver correto APENAS o que se afirma em I.
(B) Se estiver correto APENAS o que se afirma em II.
(C) Se estiver correto APENAS o que se afirma em III.
(D) Se estiver correto APENAS o que se afirma em I e II.
(E) Se estiver correto o que se afirma em I, II e III.
O assistente social, ao ser chamado para realizar um estudo social integrando determinado projeto com outras áreas, deve comprometer-se com
I. uma prática crítica e propositiva capaz de interferir nas dinâmicas societárias e na condição de vida do cidadão.
II. o retorno e o alcance social de produções que se refere a uma intenção de fazer o caminho de volta, isto é retornar à realidade que sustentou a produção de conhecimento e mobilizar ações que transformem essa realidade.
III. apreensão da realidade e ser referência para os profissionais da categoria e de outras áreas de conhecimento, bem como alimentadoras de práticas críticas.
Se estiver correto APENAS o que se afirma em I.
Se estiver correto APENAS o que se afirma em II.
Se estiver correto APENAS o que se afirma em III.
Se estiver correto APENAS o que se afirma em I e II.
Se estiver correto o que se afirma em I, II e III.
Os benefícios sociais de transferência de renda, advindos do Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, estão no escopo da política de assistência social. O profissional de serviço social deve entendê-los como
uma benesse que o Estado oferece para os cidadãos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social e, portanto, não podem atingir patamares de universalidade.
parte das estratégias dos governos que adotam programas paliativos e, com isso, desrespeitam o campo dos direitos sociais, pois transferência de renda não pode ser considerada uma forma de direito.
um caminho para construir a justiça social e o fortalecimento da democracia, no entanto, esses benefícios não compõem o âmbito da política de assistência social, pois seu atual sistema de gestão se dá pelas políticas de educação e saúde.
uma das estratégias de enfrentamento das desigualdades sociais, muito embora ainda tenham desafios como a universalidade e equidade, além da necessidade de integrar os benefícios e serviços.
benefícios sociais de caráter continuado e de atenção exclusiva dos governos municipais, portanto, as reclamações por direitos devem sempre ser direcionadas para a responsabilização das secretarias de saúde e educação dos municípios.
A relação estabelecida entre as organizações da sociedade civil e do Estado podem provocar alterações na estrutura administrativa do Estado, contribuindo assim, para o desenvolvimento de formas organizacionais mais democráticas. Pode-se citar como variáveis desse processo:
I. variável do desenho institucional: a escolha do desenho institucional influencia na quantidade e qualidade da participação, ou seja, os arranjos institucionais podem potencializar o exercício do controle social pela sociedade civil e atuar com poder de mobilização popular.
II. variável política: o aspecto legal por si só, não é fator suficiente para a garantia do processo participativo, que está ligado também às forças sociais presentes, assim como, o comprometimento dos gestores públicos na partilha do poder.
III. variáveis contextuais: relaciona-se com a capacidade de organização política, condição financeira e administrativa para a concretização das demandas, o que pode proporcionar eficácia à participação.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
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