Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos pressupostos para que o assistente social exerça o papel de assessoria é o de conhecer a realidade e as condições objetivas com as quais os assessorados atuam e, em conjunto, definir demandas e apresentar as estratégias neste processo. Uma das estratégias principais é

  • A.

    a sua legitimidade.

  • B.

    a sua proposição.

  • C.

    a capacidade intelectual.

  • D.

    o processo especulativo.

  • E.

    o conhecimento.

A entrevista é um dos instrumentos do processo de trabalho do assistente social nas suas diferentes atribuições. Assim, as várias concepções sobre a mesma devem ser contextualizadas no momento histórico e social em que foram produzidas. Considere:

I. A entrevista é um dos instrumentos que possibilita a tomada de consciência pelos assistentes sociais das relações e interações que se estabelecem entre a realidade e os sujeitos.

II. A entrevista pode ser considerada uma atividade profissional sem objetivos definidos aos que coloca frente a frente uma ou mais pessoas que por fim estabelecem uma relação de vínculo interpessoal e intersubjetivo.

III. Dependendo da concepção de abordagem da entrevista, alguns dispositivos são comuns: a necessidade de conhecimento, a intencionalidade, o respeito pelos sujeitos e o modo de operacionalização do trabalho do assistente social.

IV. Para o desenvolvimento da entrevista há de se cumprir certas etapas básicas, a saber: planejamento, execução e registro.

V. A entrevista e as suas técnicas se efetivam nos processos de trabalho do assistente social independentemente dos referenciais ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativo.

Esta correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, IV e V.

  • B.

    I, II, e III.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    I, III e IV.

A criação de políticas econômicas e sociais capazes de enfrentar a pobreza e as desigualdades sociais, com consequente acesso de todos os bens e riquezas socialmente produzidos é de responsabilidade do Estado. Para a implementação das políticas sociais é imprescindível que se construam metodologias de trabalho social, considerando que estas são

  • A.

    muldimensionais e relacionais, exigindo uma abordagem trans e interdisciplinar.

  • B.

    dimensionais e interpessoais, dentro de uma abordagem multidisciplinar.

  • C.

    transformadoras e de estabelecimento de vínculos, praticadas pelo assistente social.

  • D.

    centradas especificamente em referenciais técnicooperativos.

  • E.

    interpessoais e ordenadas pela compreensão da questão social.

O Terceiro Setor é formado por instituições não governamentais, que expressam a sociedade civil, com participação de voluntários, para atendimento de interesse público em diferentes áreas. Em pesquisas recentes aponta-se que no Brasil existem cerca de 300 mil dessas instituições, compondo um conjunto de grande diversidade. Mas, as organizações que compõem esse setor tem algumas características em comum.

Sobre as instituições que formam o Terceiro Setor é INCORRETO afirmar:

  • A.

    São de caráter privado, mas desenvolvem um trabalho de interesse público.

  • B.

    Trabalham na defesa e garantia dos direitos.

  • C.

    Remuneram seus dirigentes que atuam efetivamente na gestão executiva da entidade.

  • D.

    Podem contar com o trabalho de um corpo de voluntários.

  • E.

    Não podem acumular as duas certificações (CEBAS e OSCIP).

Os profissionais de Serviço Social, no exercício de sua profissão, devem estar munidos de rigorosos tratos teórico e metodológico que possibilitem a compreensão dos problemas e desafios no universo da produção e reprodução da vida social. Devem saber decifrar os processos sociais, tanto em suas determinações gerais como em suas expressões particulares, pois trata-se de um requisito necessário para

  • A.

    superar a defasagem entre o discurso teórico genérico e as respostas práticas no cotidiano da intervenção profissional.

  • B.

    assimilar o conjunto das necessidades políticas, sociais, materiais e culturais da classe dominante.

  • C.

    consolidar os direitos constitucionais individuais da população atendida em algumas políticas sociais.

  • D.

    entender as mudanças dos atores sociais que tradicionalmente faziam parte de seu universo de trabalho, passando para a condição de usuários dos serviços.

  • E.

    incorporar um projeto ético-político condizente com o projeto societário vigente.

O chamado Terceiro Setor só pode ser compreendido dentro de uma conjuntura social, econômica e política que determinam o seu significado e a sua dimensão. Nesse sentido, considere:

I. O Terceiro Setor ocupou e ocupa o papel que é do Estado na formulação e execução das políticas sociais.

II. Não se pode negar a importância das ações desenvolvidas pelas organizações do Terceiro Setor no enfrentamento das diferentes manifestações da questão social.

III. O Terceiro Setor se configurou nos últimos 20 anos dentro de um contexto de avanço do projeto neoliberal caracterizado pela implementação de políticas sociais focalizadas e seletivas.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

É uma das etapas do processo de trabalho científico em pesquisa qualitativa:

  • A.

    a análise quantitativa dos resultados obtidos, confirmando ou não as hipóteses definidas e os resultados com os conceitos teóricos.

  • B.

    o processo de conhecimento com o uso de técnicas que buscam a objetividade por meio de uma lógica formal e neutralidade no processo de investigação.

  • C.

    a metodologia da experimentação, buscando a veracidade ou a falsidade de hipóteses, validadas por processos dedutivos matemáticos, do tipo causa e efeito.

  • D.

    o conjunto de procedimentos que valoriza, compreende e interpreta os dados empíricos, relacionando- os com a teoria.

  • E.

    o aprofundamento dos dados para transcendência da realidade investigada, ao submetê-la a referências analíticas.

A pesquisa em serviço social qualifica a prática profissional orientando a produção de conhecimento, o planejamento e o gerenciamento de programas de intervenção social. Portanto, a pesquisa

  • A.

    estabelece hipóteses com mais propriedade.

  • B.

    vincula pensamento e ação.

  • C.

    propõe um discurso analista.

  • D.

    trabalha somente com o universo social.

  • E.

    propõe um discurso abstrato sobre a realidade.

A considerar a natureza e o papel do Estado na consecução das políticas sociais, tais como viabilização da acumulação do capital e reprodução social das classes subalternas, é correto afirmar que o Estado se torna

  • A.

    promotor e mantenedor de políticas sociais focadas na universalidade e equidade.

  • B.

    condutor e viabilizador de projetos societários mais compatíveis com a conjuntura social.

  • C.

    regulador e fiador das relações sociais constitutivas nesse processo de reprodução.

  • D.

    divulgador e articulador de um ideário desenvolvimentista e democrático.

  • E.

    controlador e único responsável pelas relações de produção de bens e riqueza social.

No processo de reestruturação produtiva no Brasil, ocorreram mudanças significativas no direcionamento da força de trabalho e um novo perfil se estabeleceu para as políticas de recursos humanos, dentre elas, a

  • A.

    criação de sistemas de avaliação coletiva, com indicadores de metas quantitativas.

  • B.

    contratação de novos empregados com exigência estritamente técnica.

  • C.

    criação de programas de formação profissional, com conteúdos comportamentais.

  • D.

    introdução de sistemas de avaliação e manutenção de benefícios para todos os trabalhadores.

  • E.

    expansão dos benefícios e serviços sociais oferecidos pelas empresas para os trabalhadores com estabilidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...