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Uma das diretrizes das políticas sociais setoriais (saúde, assistência social e educação) na atualidade é a gestão democrática. Tais políticas são operacionalizadas por instituições prestadoras de serviço tanto governamentais como não governamentais. Nesse sentido, a democratização da gestão no interior dessas instituições passa a ser um aspecto fundamental para o qual faz-se necessário:
uso dos recursos institucionais de forma normatizada, critérios claros de elegibilidade e participação dos usuários.
economia no uso dos recursos, critérios claros de elegibilidade, acesso universal e direito à fala de todos.
transparência no uso dos recursos, participação nos processos decisórios e socialização de informações.
acesso universal, participação nos processos decisórios e garantia de estrutura hierarquizada e verticalizada.
implantação de novos programas, fim do conceito de concessão de benefícios e socialização de informações.
A concepção de seguridade social vem sendo amplamente discutida no âmbito da profissão do assistente social. Para garantir rigor na qualificação desse conceito, faz-se necessário considerar
a construção histórica da área da previdência social e seu atual processo de privatização.
as políticas de seguridade social, como estratégias de ação coletiva que concretizam direitos, vinculados aos valores da igualdade e justiça sociais.
a ampliação do conceito de seguridade social, com a diversificação das formas de aposentadoria e a inclusão da assistência social como direito universal para todos os brasileiros.
as políticas de seguridade social, como estratégias de intervenção individual que concretizam direitos e valores de igualdade e justiça sociais.
as políticas sociais como espaços que usurpam direitos dos trabalhadores.
A crise da seguridade social dos anos 1980, sob a ótica dos movimentos da economia e da política, indica dois vetores. São eles:
alto grau de especialização e o surgimento de novas profissões.
diminuição dos postos de trabalho no setor industrial e aumento no setor de serviços.
surgimento do mercado informal e da previdência privada.
mudanças no mundo do trabalho e na intervenção do Estado.
ações de corrupção no âmbito da previdência e a flexibilização na esfera dos serviços.
A luta pela democracia, bem como pela consolidação da cidadania, é uma tarefa primordial para toda a sociedade e também para os assistentes sociais, visto que estes atuam nos processos de
manutenção do status quo.
revisão da concessão de benefícios sociais.
manutenção e ampliação dos direitos sociais.
ampliação da flexibilização das relações trabalhistas.
fiscalização e controle das políticas de caráter municipal.
Durante sua atuação no Tribunal Regional do Trabalho, o assistente social foi chamado a oferecer o parecer social em uma ação rescisória. O parecer social caracteriza-se por tratar-se de
opinião isenta de julgamento, a fim de caracterizar a cientificidade do parecer, respeitando as referências teóricas das mais variadas ciências.
esclarecimentos analíticos, com base no conhecimento específico do serviço social; trata-se de exposição e manifestação sucinta, enfocando objetivamente a questão ou a situação social analisada.
relatório circunstanciado do caso, sem constar opinião do assistente social, com intuito de não apontar para tendência alguma.
opinião profissional do assistente social, sem apresentar uma situação específica, fornecendo elementos para melhor avaliação da ação em questão.
processo metodológico para conhecer em profundidade o caso em questão e, nesta situação, especificamente, aspectos da legislação trabalhista.
A complexidade da dinâmica dos atuais processos sociais traz à baila ao assistente social a necessidade de ampliar sua capacidade de conhecimento e de intervenção na realidade. Para tanto, faz-se necessário
priorizar a dimensão técnico-operativa da profissão.
reforçar as atribuições específicas da categoria profissional.
realizar investigações e pesquisas.
contratar assessorias especializadas, que tragam a dimensão da totalidade da realidade.
dominar os fenômenos subjetivos que interferem na vida dos sujeitos.
Dentre as diretrizes da política de atendimento previstas na Lei no 8.069/90, consta a criação de conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criança e do adolescente, concebidos como
órgãos governamentais, encarregados pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
órgãos responsáveis por disciplinar a entrada e permanência de crianças e adolescentes, desacompanhados dos responsáveis, em estádios, estúdios cinematográficos, bailes, boates e congêneres.
responsáveis pela elaboração de programas de apoio sócio-educativo nas três esferas.
deliberativos e controladores das ações em todos os níveis.
consultivos e propositivos dos programas referentes à criança e ao adolescente nas três instâncias.
A política de assistência social, inserida na seguridade social a partir de 1988, tem sua organização pautada no sistema descentralizado e participativo. As entidades e organizações de assistência social devem
requerer ao órgão gestor municipal permissão para contratar profissionais da área social por meio de processo seletivo.
estar inscritas no respectivo Conselho Municipal de Assistência Social.
incluir em seu estatuto a condição de entidade filantrópica.
fazer constar em seu estatuto, explicitamente, o nome de seus representantes no Conselho Municipal de Assistência Social.
prestar constas de suas receitas, despesas e ações ao órgão gestor municipal, a cada biênio.
Especialmente após a promulgação da "Constituição Cidadã", a família tem sido considerada como destinatária preferencial de diversos programas sociais. No seu cotidiano profissional, o assistente social tem como um de seus desafios
discutir o atual processo de modernização e as transformações no seio da família, tornando-a agente principal da exclusão social no país.
conceber a família como instituição da macro-estrutura social e refletir sobre seu protagonismo na contemporaneidade.
ter como pressuposto básico a identificação da incidência da violência social nas relações intra e inter familiares.
estimular as famílias a buscarem soluções imediatistas, face aos parcos recursos destinados aos projetos de enfrentamento à pobreza.
conceber a família em suas múltiplas configurações e apreender suas particularidades como pertencentes a diferentes camadas sociais.
De acordo com o Estatuto do Idoso, é assegurada à pessoa com mais de sessenta anos de idade
o atendimento especial nas ações cíveis e criminais fundadas em interesses difusos, coletivos e individuais indisponíveis ou homogêneos.
a expedição de mandado de segurança contra instituições de atendimento a idosos que descumprirem os dispositivos constantes neste Estatuto.
a prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução de atos e diligências judiciais.
a proposição de ação indenizatória por responsabilidade e ofensa contra órgão do setor público ou privado que negar a alguém, por motivo de idade, sobretudo emprego ou trabalho.
o atendimento em todas as instâncias judiciárias no foro de domicílio do idoso.
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