Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O quadro de exclusão social no Brasil vem se agravando a cada década. O processo de globalização da economia e a adoção de posturas neoliberais por parte do Estado, contribuem para que uma grande parcela da população viva abaixo do padrão civilizatório. Segmentos como os de crianças e adolescentes estão privados de seus direitos sociais mais básicos, ocupando as ruas das cidades de grande e médio porte em estratégias de sobrevivência. Foi solicitado ao Assistente Social uma proposta de serviço para o atendimento destes grupos, que se deve pautar pelo direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Esse direito consiste na

  • A.

    garantia de oportunidades referentes ao trabalho, à escola, ao esporte, à cultura e ao lazer, bem como a garantia aos direitos coletivos.

  • B.

    não discriminação, negligência e exploração por parte dos serviços especializados em atendimento à criança e ao adolescente.

  • C.

    garantia dos direitos e deveres individuais e coletivos, prioridade em qualquer situação visando ao pleno desenvolvimento.

  • D.

    inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

  • E.

    integração de esforços da família, sociedade e Estado para a garantia de liberdades individuais e coletivas, bem como de acesso aos serviços especializados que garantam o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente.

A matriz crítica na produção teórica do Serviço Social remeteu, mais especialmente, às seguintes vias de análise:

  • A.

    políticas sociais, desenvolvimento de comunidade, movimentos populares e teoria da modernização.

  • B.

    história, ciências sociais, política social e movimentos sociais.

  • C.

    história, teoria das relações, teoria política e organização social.

  • D.

    história, teoria do valor, políticas sociais, mobilização e organização populares.

  • E.

    história do Serviço Social, teorias políticas, desenvolvimentismo e organização popular.

Apreender a totalidade do social, a partir do cotidiano, significa para o Assistente Social

  • A.

    entender-se como transmissor de conteúdos capazes de equacionar os problemas sociais.

  • B.

    esquematizar/propor soluções preestabelecidas para o enfrentamento de cada caso.

  • C.

    conhecer/trabalhar todos os usuários em sua condição de classe.

  • D.

    conhecer/trabalhar a questão social na fragmentação em que se apresenta.

  • E.

    perceber que os objetivos formais das instituições priorizam a cidadania dos setores populares.

Instruções: Reflita sobre o texto para responder às questões de números 31 a 33.

Os grupos sociais, referidos no texto, questionavam os pressupostos

  • A.

    da teoria marxista.

  • B.

    das teorias anarquistas.

  • C.

    do comunismo soviético.

  • D.

    da teoria funcionalista.

  • E.

    do welfare state

Vicente de Paula Faleiros, em seus ensaios de análise sobre a profissão, dá relevo ao Movimento de Reconceituação, marcando sua contribuição fundamental para a

  • A.

    ruptura com uma visão generalista da clientela.

  • B.

    preservação da situação particular dos usuários.

  • C.

    apropriação da perspectiva psicologizante do sistema- cliente.

  • D.

    adoção da ótica das relações interpessoais na profissão.

  • E.

    preocupação com a visão política de interação e intervenção profissional.

As instituições, quando entendidas como aparelhos ideológicos do Estado e analisadas, exclusivamente, como agências de disciplinarização e controle social dos grupos dominantes sobre os dominados, expressam a perspectiva de análise

  • A.

    estrutural-histórica.

  • B.

    estrutural-funcionalista.

  • C.

    funcional-histórica.

  • D.

    histórico-dialética.

  • E.

    econômico-social.

Ao Assistente Social que atua junto à comunidade da periferia do município, foi proposto, pela associação de moradores do bairro, a implementação de um projeto que tivesse como objetivo enfrentar a pobreza, através da articulação de organizações governamentais e nãogovernamentais, numa ação de parceria entre Estado e sociedade civil. Tendo a função de assessorar este processo, coube ao Assistente Social, esclarecer quanto às condições do repasse de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social. Para o repasse torna-se necessário:

I. Estar em funcionamento no município o Conselho de Assistência Social de composição paritária entre governo e sociedade civil.

II. Ter regulamentado o Fundo Municipal de Assistência Social.

III. Realização do plano de assistência social do município.

Das condições apresentadas, estão corretas

  • A. I e II, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A política social tem como objetivo provocar mudanças sociais e transformações de caráter permanente das estruturas de organização dos grupos sociais. Nessa concepção, na formulação da política social deveriam participar

  • A.

    as elites, os movimentos sindicais e os partidos ligados às forças progressistas da sociedade.

  • B.

    os partidos políticos e os diretórios municipais, desde que desprovidos de caráter partidário.

  • C.

    as elites, os movimentos sociais, os grupos de pressão e a sociedade como um todo.

  • D.

    os agentes sociais, as instituições sociais e os indicadores sociais e econômicos.

  • E.

    os agentes sociais, as instituições sociais e os sindicatos comprometidos ideologicamente.

Instruções: Reflita sobre o texto para responder às questões de números 31 a 33.

Muitos Assistentes Sociais brasileiros, que faziam parte dos grupos a que o texto se refere, adotaram um posicionamento ideológico baseado

  • A.

    na necessidade de modernizar a profissão, ampliando as formas de atuação no interior das empresas multinacionais.

  • B.

    no engajamento com o projeto político governamental que priorizava o aumento das exportações.

  • C.

    na demanda dos movimentos sindicais que requisitavam a assessoria dos profissionais de Serviço Social.

  • D.

    na busca de métodos científicos e técnicas mais eficazes para o trabalho com a comunidade.

  • E.

    na negação da prática profissional nas instituições, entendidas como aparelhos ideológicos do Estado.

Instruções: Reflita sobre o texto para responder às questões de números 31 a 33.

O texto faz referência às mudanças no Serviço Social na década de 1960, na América Latina. Os grupos, mencionados pela autora, estimularam o surgimento do

  • A.

    Desenvolvimento do Serviço Social de Grupo.

  • B.

    Desenvolvimento de Comunidades no Serviço Social.

  • C.

    Movimento de Reconceitualização do Serviço Social.

  • D.

    Movimento de Transformação dos Assistentes Sociais.

  • E.

    Movimento Neo-positivista da Teoria de Serviço Social.

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