Questões de Serviço Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A equipe de Serviço Social da Vara da Infância e da Juventude da Comarca da Capital executa um projeto social com os adolescentes que foram apreendidos em virtude da prática de atos infracionais. Esse projeto tem por objetivo contribuir para a redução do fenômeno da reincidência. Após um ano de execução, a equipe está elaborando instrumentos para avaliar o projeto. O número de adolescentes que voltaram a cometer atos infracionais é a base dessa avaliação.

 Ao analisar os efeitos que as ações e os procedimentos provocaram, tendo como parâmetro os objetivos do projeto, a equipe do Serviço Social realizará uma avaliação:

  • A. de processo;
  • B. de estrutura;
  • C. somativa;
  • D. de resultado;
  • E. participativa.

A crise capitalista dos últimos 30 anos, somada à reestruturação produtiva, tem como resultado a exponenciação da %u201Cquestão social%u201D e o aumento da pobreza. Uma das consequ ncias, para o Serviço Social, do deslocamento da atenção à pobreza da esfera pública dos direitos para a dimensão privada do dever moral, é:

  • A. a ampliação de políticas de qualificação profissional;
  • B. a criação de novos postos de emprego;
  • C. o aprofundamento do traço histórico assistencialista;
  • D. chamar a atenção para as camadas subalternas;
  • E. produzir cursos para os segmentos vulnerabilizados.

Uma unidade de atendimento socioeducativo de semiliberdade tem a seguinte composição em seu quadro técnico: 01 assistente social, 01 psicólogo e 01 pedagogo. O assistente social, visando elaborar o seu projeto de intervenção profissional, decide fazer uma pesquisa com os adolescentes da referida unidade como forma de aprofundar o seu conhecimento a respeito dos usuários dos serviços da instituição. Em seu projeto o assistente social opta pela modalidade de pesquisa que “trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores, das atitudes” (MINAYO, 2009, p.21).

A modalidade de pesquisa escolhida pelo assistente social é a pesquisa:

  • A. quantitativa;
  • B. bibliográfica;
  • C. qualitativa;
  • D. iconográfica;
  • E. descritiva.

O enfrentamento da questão social pelo Estado sob a égide do ideário neoliberal pode ser caracterizado como:

I – máximo para o capital e mínimo para o social;

II – políticas sociais pontuais e focalizadas;

III – expansão dos direitos trabalhistas e sociais.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente II;
  • B. somente III;
  • C. somente I e II;
  • D. somente II e III;
  • E. I, II e III.

Uma das estratégias para a recuperação do capitalismo no pós-Segunda Guerra foi a emergência do Welfare State, em cuja vigência a proteção social assume o cariz de políticas sociais estatais e universais. Esse giro na proteção social teve por base a concepção:

  • A. liberal;
  • B. comunista;
  • C. fordista-keynesiana;
  • D. marxista; .
  • E. taylorista-toyotista.

Ao tratar da crise capitalista que se inicia nos anos 1970, Iamamoto (2007) analisa que os investimentos especulativos sobrepõem-se à produção, o que resulta na redução dos níveis de emprego. Os rebatimentos mais imediatos desse processo para a área social são:

  • A. o início do conservadorismo e a extinção dos movimentos sociais;
  • B. a exponenciação da questão social e a regressão dos direitos dos trabalhadores;
  • C. o aumento das políticas sociais públicas estatais e a disseminação de redes internacionais de ajuda;
  • D. o aparecimento de novas formas de ajuda comunitária e a ampliação da cidadania;
  • E. a participação dos países cêntricos na ajuda aos países periféricos e o surgimento do familismo.

A constituição do campo sociojurídico expressa o movimento histórico da sociedade. No Brasil, o Serviço Social tem sua inserção no Judiciário desde a sua gênese, introjetando as concepções teóricas presentes neste campo. Mas as transformações ocorridas nessa profissão fizeram com que, hoje, se experimente uma tensão no exercício profissional no campo sociojurídico, posto que se localiza entre duas requisições:

  • A. organizar a rotina institucional e atender demandas dos usuários;
  • B. manter a ordem social e viabilizar direitos;
  • C. estabelecer métodos e técnicas de intervenção;
  • D. atender a população e obedecer as regras institucionais;
  • E. projetar políticas sociais e gerir projetos.

Na análise de Chuairir (2001), o assistente social, no Judiciário, tem sido requisitado a atuar com técnicas alternativas, como:

  • A. mediação, conciliação e arbitragem;
  • B. grupo, educação e monitoramento;
  • C. diagnóstico social, parecer e prognóstico;
  • D. entrevista holística, anamnese e intervenção;
  • E. avaliação, previsão e planejamento.

No campo sociojurídico, a perícia social é fundamental para o trabalho do assistente social, pois materializa as competências desse profissional. Nesse sentido, de acordo com Mioto (2001), a perícia social repousa sobre quatro elementos:

  • A. ética profissional; pluralidade teórica; metodologia de entrevista; e instrumentalidade;
  • B. laudo; estudo social; parecer; e relatório social;
  • C. matriz crítica; trabalho multiprofissional; fundamentação no projeto ético-político; e supervisão;
  • D. ecletismo; análise institucional; emancipação profissional; e foco no usuário.
  • E. competência técnica; competência teórico-metodológica; autonomia; e compromisso ético.

A assistente social Raquel sempre dedica algum tempo ao final do seu expediente para sistematizar o seu trabalho, a fim de que ele não se torne burocratizado e irrefletido. Esse procedimento indica que Raquel sabe que, metodologicamente, a sistematização requer:

  • A. o estabelecimento de um processo de trabalho factível;
  • B. a elaboração de relatórios completos;
  • C. o monitoramento da prática profissional da equipe;
  • D. o conhecimento da dinâmica institucional;
  • E. a realimentação teórica do próprio trabalho profissional.
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