Questões de Serviço Social da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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O modelo bismarckiano de seguridade social tem como uma de suas características o sistema de

  • A. seguros sociais em que os trabalhadores têm acesso aos benefícios, condicionado a uma contribuição direta anterior.
  • B. garantias de direitos sociais em que os trabalhadores têm acesso aos benefícios, independentemente de uma contribuição direta anterior.
  • C. direitos sociais em que os trabalhadores têm acesso aos benefícios, simplesmente por serem cidadãos.
  • D. seguros sociais em que os trabalhadores têm acesso aos benefícios, condicionado a uma contribuição integralizada durante o gozo do benefício.
  • E. direitos sociais em que os trabalhadores têm acesso aos benefícios, mediante contribuição, independentemente de serem assalariados.

A literatura do serviço social identifica a dimensão pedagógica como parte do rol de competências profissionais requeridas ao assistente social na atualidade. Assinale a alternativa que se refere à visão da dimensão educativa compatível com o projeto ético-político do serviço social.

  • A.

    A dimensão pedagógica no exercício profissional do assistente social está voltada para processos sociais mais amplos, de construção de uma nova hegemonia no campo da educação e da cultura.

  • B.

    A dimensão pedagógica da intervenção profissional do assistente social está vinculada apenas à política social de educação.

  • C.

    O assistente social realiza uma ação socioeducativa que incide sobre os conhecimentos e valores da população na qual atua, visando sua adaptação ao meio.

  • D.

    No processo de trabalho que envolve a dimensão educativa, o profissional necessariamente deve realizar palestras.

  • E.

    A capacitação continuada de educadores não corresponde ao exercício da dimensão pedagógica do assistente social.

A seguridade social brasileira pós-constituinte de 1988 caracteriza-se por

  • A. incorporar princípios do modelo alemão bismarckiano.
  • B. incorporar princípios tanto do modelo alemão bismarckiano quanto do inglês beveridgiano.
  • C. não incorporar princípios do modelo alemão bismarckiano e do inglês beveridgiano.
  • D. incorporar princípios do modelo inglês beveridgiano.
  • E. criar um modelo original próprio brasileiro, sem influências externas.

A instrução em serviço social, em cada instrução processual, é particularizada por

  • A. pesquisa interdisciplinar.
  • B. atribuições institucionais do serviço social.
  • C. plano de carreira do serviço social.
  • D. pauta de negociação coletiva.
  • E. delimitação do objeto de conhecimento do serviço social.

Acerca das instruções sociais de processos, é correto afirmar que

  • A. quando faz parte da instrução processual, não serve de prova documental e se constitui em um informe, que pode ou não ser útil ao magistrado.
  • B. quando faz parte da instrução processual, não serve de prova, pois cabe ao assistente social a decisão.
  • C. é uma transmissão de conhecimentos, informação ou explicação que se dá com vistas a uma finalidade.
  • D. é uma transmissão de conhecimentos, informação ou explicação que se dá, independentemente de uma finalidade.
  • E. quando faz parte da instrução processual, serve de prova, pois cabe ao assistente social a decisão.

Acerca das ações socioeducativas com indivíduos, grupo e famílias no âmbito dos processos socioassistenciais, é mais completo e correto afirmar que essas ações são

  • A. planejadas, conectadas a outras ações vinculadas a outros processos socioassistenciais e também ao planejamento e gestão de outros processos políticoorganizativos.
  • B. de caráter aplicativo, sem vinculação a outros processos socioassistenciais ou ao planejamento e gestão de outros processos político-organizativos.
  • C. planejadas, conectadas a outras ações vinculadas a outros processos socioassistenciais.
  • D. engajadas políticamente, conectadas a outras ações vinculadas a outros processos socioassistenciais e também ao planejamento e gestão de outros processos político-organizativos.
  • E. vinculadas a outros processos socioassistenciais e também ao planejamento e gestão de outros processos político-organizativos.

Acerca da supervisão em serviço social, é correto dizer que ela aparece

  • A. como atribuição profissional somente na lei de regulamentação da profissão de 1993.
  • B. somente no código de ética profissional de 1993.
  • C. como atribuição profissional somente na lei de regulamentação da profissão de 1957.
  • D. a primeira vez como atribuição profissional na primeira versão da lei de regulamentação da profissão, em 1952, aprovada em 1957.
  • E. a primeira vez no código de ética de 1993 e na Lei de regulamentação da profissão do mesmo ano, simultaneamente.

O bom desempenho dos profissionais de serviço social em processos de formulação e implementação de políticas sociais exige

  • A. domínio do aparato institucional; análise das relações de poder intrainstitucionais; estratégias de planejamento e administração; monitoramento e avaliação das ações.
  • B. domínio do aparato jurídico-legal; análise das relações de poder e da conjuntura; estratégias de planejamento e administração; construção de diagnósticos sociais e indicadores; monitoramento e avaliação das ações.
  • C. domínio do aparato institucional; análise das relações de poder e da conjuntura; estratégias de planejamento e administração; construção de diagnósticos sociais e indicadores institucionais; monitoramento e avaliação das ações.
  • D. domínio do aparato jurídico-legal; análise das relações de poder e da conjuntura; estratégias de planejamento e administração; monitoramento e avaliação das ações.
  • E. domínio do aparato jurídico-legal; análise das relações de poder e da conjuntura; estratégias de planejamento e administração; construção de diagnósticos sociais e indicadores institucionais; monitoramento e avaliação das ações.

Considere as seguintes etapas de um planejamento:

1.ª definição da missão,

2.ª análise externa,

3.ª análise interna,

4.ª definição de objetivos,

5.ª definição de estratégias,

6.ª redação do plano.

As etapas descritas acima se referem ao planejamento

  • A. estratégico em ordem crescente.
  • B. tradicional em ordem crescente.
  • C. funcionalista em ordem decrescente.
  • D. funcionalista em ordem crescente.
  • E. estratégico em ordem decrescente.

No contexto do processo de reestruturação produtiva que inflexiona as políticas de recursos humanos, é correto afirmar que, no âmbito do gerenciamento de recursos humanos,

  • A. novas demandas reforçam a legitimidade crítica da profissão.
  • B. velhas demandas são refuncionalizadas, colocando em tensionamento a legitimidade crítica da profissão.
  • C. novas e velhas demandas são refuncionalizadas, colocando em tensionamento a legitimidade crítica da profissão.
  • D. novas e velhas demandas são neutralizadas, reforçando a legitimidade crítica da profissão.
  • E. novas demandas são introduzidas, para reforçar a legitimidade crítica da profissão.
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