Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A inserção do serviço social na escola pode contribuir com ações que tornem a educação uma prática de formação da cidadania e de emancipação dos sujeitos sociais. A escola, como o serviço social, trabalha diretamente com a educação, a consciência, a oportunidade de possibilitar às pessoas que se tornem conscientes e responsáveis pela sua própria história. Ainda sobre o processo de trabalho do assistente social no campo educacional, assinale a alternativa que não corresponde a uma atividade desenvolvida por esse profissional no espaço sócio-ocupacional.
Pesquisa de natureza socioeconômica e familiar para caracterização da população escolar.
Elaboração e execução de programas de orientação sociofamiliar, visando prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho e o rendimento do aluno e a sua formação para o exercício da cidadania.
Participação, em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como daqueles que objetivem prestar esclarecimentos e informações acerca de doenças infectocontagiosas e demais questões de saúde pública.
Realização de visitas sociais com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sociofamiliar do aluno.
Elaboração de pareceres escolares para a instrução de processos judiciais.
Com relação à assistência estudantil, assinale a alternativa correta.
Os programas de assistência estudantil compreendem moradia, alimentação, transporte, assistência à saúde e apoio pedagógico.
Os programas de assistência estudantil seguem a tendência da assistência social contemporânea de serem prestados na forma de serviços, e não em benefícios, como bolsas.
Os programas de assistência estudantil têm recebido aportes suficientes para garantir a manutenção de estrutura para moradia e alimentação estudantil: casas e restaurantes universitários.
Aos beneficiários das bolsas estudantis, em geral, não se tem pedido contrapartida na forma de prestação de serviços.
Poucos estudantes de baixa renda do ensino superior apresentam demandas de serviços que assegurem a sua permanência na universidade.
O trabalho do assistente social é cada vez mais requisitado na atuação de equipes interdisciplinares. Assinale a alternativa que corresponde à perspectiva de trabalho interdisciplinar.
A intervenção interdisciplinar pauta-se no aprofundamento do conhecimento especializado.
A atuação em uma perspectiva interdisciplinar privilegia a visão unilateral das partes.
A interdisciplinaridade é uma justaposição de diversas disciplinas situadas geralmente no mesmo nível hierárquico e agrupadas para fazer aparecer as relações existentes entre elas.
A interdisciplinaridade permite tanto a interlocução entre as áreas do saber, como impede o estreitamento e a cristalização de cada uma delas no interior dos seus respectivos domínios.
A interdisciplinaridade preconiza que a estruturação do conhecimento consolida-se em saberes específicos.
A respeito da natureza multidisciplinar da atuação do educador social, assinale a alternativa correta.
A pedagogia social não recebe contribuições da psicologia, da sociologia, da antropologia, da psicologia social, das ciências médicas e do direito.
A prática, por si só, confere ao educador os elementos necessários ao pleno domínio de seu ofício, sendo a capacitação profissional apenas oportunidade a ser oferecida pelo sistema.
A aquisição, pelo educador, de atitudes e habilidades que favoreçam e viabilizem sua atuação junto ao educando não é importante.
É preciso compreender o educando, restringindo-se aos delitos cometidos, sem considerar sua história singular.
O educador social, pela complexidade de sua ação, tem a obrigação de atualizar-se em programas de educação continuada.
Um educador é um criador de condições para que a educação aconteça. Criar condições, nessa perspectiva, é
respeitar o projeto arquitetônico mínimo para unidades de internação, como indica o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
implementar todas as condições materiais em detrimento das condições socioeconômicas.
oferecer oportunidades para o aluno exercitar seu aprendizado, de modo expansivo, desde que não seja tímido.
articular espaço, tempo, coisas e pessoas para produzir momentos que possibilitem ao educando ir, cada vez mais, assumindo-se como sujeito, ou seja, como fonte de iniciativa, responsabilidade e compromisso.
desenvolver o trabalho necessário apenas em instalações modernas e bem equipadas.
A respeito do padrão brasileiro de seguridade social, é correto afirmar que,
historicamente, predominou a lógica do direito universal.
historicamente, predominou a lógica da seguridade plena.
historicamente, a assistência social ficou por muito tempo fora do sistema de seguridade social.
historicamente, a assistência social ficou regulamentada no sistema legal.
após 1988, houve uma inovação capaz de consagrar o princípio universalista para a política de assistência social.
A respeito do processo de consolidação da política de seguridade social, assinale a alternativa correta.
Não há evidências de desmonte, pois na política de saúde, por exemplo, os princípios do SUS foram todos implementados.
Há evidências de desmonte dos princípios constitucionais, porque os direitos ainda não foram universalizados nem homogeneizados.
Não há evidências de desmonte, pois na política de assistência social, por exemplo, os princípios da seletividade não estão subordinados ao da focalização.
Não há evidências de desmonte, pois na política de previdência social, por exemplo, os princípios de controle social estão sendo respeitados, com a manutenção dos conselhos locais de previdência social.
Há evidências parciais de desmonte dos princípios constitucionais, principalmente porque os direitos ainda não foram universalizados, embora tenham sido homogeneizados.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A perspectiva crítica, aplicada como fundamento para avaliação de políticas, programas e projetos, é um tipo de avaliação que se orienta por uma perspectiva teórico-metodológica
de avaliação, que busca aferir a intencionalidade dessas políticas e programas sociais para apurar se são capazes de expandir direitos, reduzir a desigualdade social e propiciar a equidade.
rigorosa na apuração da eficiência na aplicação dos recursos públicos em termos de custos-benefícios.
que busca aferir, prioritariamente, a relação custo-benefício, entendendo o benefício como o número objetivo de pessoas atingidas.
que busca aferir, prioritariamente, a relação custo-benefício, entendendo o benefício como não só o número objetivo de pessoas atingidas, mas também as suas subjetividades de satisfação com o serviço.
que busca aferir a relação custo-benefício em termos de metas propostas e metas atingidas pela instituição, independentemente do que pensam os usuários do serviço.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Acerca da influência estrangeira na introdução de modelos e de avaliação de políticas, programas e projetos no Brasil, assinale a alternativa correta.
Houve predominância dos países europeus.
A importação de modelos aconteceu a partir dos anos de 1980.
Essa influência foi caracterizada por aplicar uma perspectiva de totalidade dialética aos processos socioeconômicos.
A importação de modelos europeus ocorreu a partir dos anos de 1970.
Essa influência caracterizou-se por classificar, fragmentar e tipificar os processos avaliativos.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Ainda com relação à categoria mediação, assinale a alternativa correta.
É uma categoria que não tem relevância para a ação profissional institucionalizada, pois ela cai por terra no momento em que o assistente social se vê confundido como o profissional da ajuda.
É na impossibilidade do desvelamento dessas contradições que a categoria mediação desaparece como processo de crítica e autocrítica.
É no desvelamento das contradições intrínsecas ao processo de trabalho do assistente social que a categoria mediação aparece como processo crítico e autocrítico.
É uma categoria inviável no processo de crítica e autocrítica da profissão.
É uma categoria periférica na matriz teórico-metodológica do serviço social brasileiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...