Questões de Serviço Social da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A inserção do serviço social na escola pode contribuir com ações que tornem a educação uma prática de formação da cidadania e de emancipação dos sujeitos sociais. A escola, como o serviço social, trabalha diretamente com a educação, a consciência, a oportunidade de possibilitar às pessoas que se tornem conscientes e responsáveis pela sua própria história. Ainda sobre o processo de trabalho do assistente social no campo educacional, assinale a alternativa que não corresponde a uma atividade desenvolvida por esse profissional no espaço sócio-ocupacional.

  • A.

    Pesquisa de natureza socioeconômica e familiar para caracterização da população escolar.

  • B.

    Elaboração e execução de programas de orientação sociofamiliar, visando prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho e o rendimento do aluno e a sua formação para o exercício da cidadania.

  • C.

    Participação, em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como daqueles que objetivem prestar esclarecimentos e informações acerca de doenças infectocontagiosas e demais questões de saúde pública.

  • D.

    Realização de visitas sociais com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sociofamiliar do aluno.

  • E.

    Elaboração de pareceres escolares para a instrução de processos judiciais.

Com relação à assistência estudantil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os programas de assistência estudantil compreendem moradia, alimentação, transporte, assistência à saúde e apoio pedagógico.

  • B.

    Os programas de assistência estudantil seguem a tendência da assistência social contemporânea de serem prestados na forma de serviços, e não em benefícios, como bolsas.

  • C.

    Os programas de assistência estudantil têm recebido aportes suficientes para garantir a manutenção de estrutura para moradia e alimentação estudantil: casas e restaurantes universitários.

  • D.

    Aos beneficiários das bolsas estudantis, em geral, não se tem pedido contrapartida na forma de prestação de serviços.

  • E.

    Poucos estudantes de baixa renda do ensino superior apresentam demandas de serviços que assegurem a sua permanência na universidade.

O trabalho do assistente social é cada vez mais requisitado na atuação de equipes interdisciplinares. Assinale a alternativa que corresponde à perspectiva de trabalho interdisciplinar.

  • A.

    A intervenção interdisciplinar pauta-se no aprofundamento do conhecimento especializado.

  • B.

    A atuação em uma perspectiva interdisciplinar privilegia a visão unilateral das partes.

  • C.

    A interdisciplinaridade é uma justaposição de diversas disciplinas situadas geralmente no mesmo nível hierárquico e agrupadas para fazer aparecer as relações existentes entre elas.

  • D.

    A interdisciplinaridade permite tanto a interlocução entre as áreas do saber, como impede o estreitamento e a cristalização de cada uma delas no interior dos seus respectivos domínios.

  • E.

    A interdisciplinaridade preconiza que a estruturação do conhecimento consolida-se em saberes específicos.

A respeito da natureza multidisciplinar da atuação do educador social, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A pedagogia social não recebe contribuições da psicologia, da sociologia, da antropologia, da psicologia social, das ciências médicas e do direito.

  • B.

    A prática, por si só, confere ao educador os elementos necessários ao pleno domínio de seu ofício, sendo a capacitação profissional apenas oportunidade a ser oferecida pelo sistema.

  • C.

    A aquisição, pelo educador, de atitudes e habilidades que favoreçam e viabilizem sua atuação junto ao educando não é importante.

  • D.

    É preciso compreender o educando, restringindo-se aos delitos cometidos, sem considerar sua história singular.

  • E.

    O educador social, pela complexidade de sua ação, tem a obrigação de atualizar-se em programas de educação continuada.

Um educador é um criador de condições para que a educação aconteça. Criar condições, nessa perspectiva, é

  • A.

    respeitar o projeto arquitetônico mínimo para unidades de internação, como indica o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

  • B.

    implementar todas as condições materiais em detrimento das condições socioeconômicas.

  • C.

    oferecer oportunidades para o aluno exercitar seu aprendizado, de modo expansivo, desde que não seja tímido.

  • D.

    articular espaço, tempo, coisas e pessoas para produzir momentos que possibilitem ao educando ir, cada vez mais, assumindo-se como sujeito, ou seja, como fonte de iniciativa, responsabilidade e compromisso.

  • E.

    desenvolver o trabalho necessário apenas em instalações modernas e bem equipadas.

A respeito do padrão brasileiro de seguridade social, é correto afirmar que,

  • A.

    historicamente, predominou a lógica do direito universal.

  • B.

    historicamente, predominou a lógica da seguridade plena.

  • C.

    historicamente, a assistência social ficou por muito tempo fora do sistema de seguridade social.

  • D.

    historicamente, a assistência social ficou regulamentada no sistema legal.

  • E.

    após 1988, houve uma inovação capaz de consagrar o princípio universalista para a política de assistência social.

A respeito do processo de consolidação da política de seguridade social, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Não há evidências de desmonte, pois na política de saúde, por exemplo, os princípios do SUS foram todos implementados.

  • B.

    Há evidências de desmonte dos princípios constitucionais, porque os direitos ainda não foram universalizados nem homogeneizados.

  • C.

    Não há evidências de desmonte, pois na política de assistência social, por exemplo, os princípios da seletividade não estão subordinados ao da focalização.

  • D.

    Não há evidências de desmonte, pois na política de previdência social, por exemplo, os princípios de controle social estão sendo respeitados, com a manutenção dos conselhos locais de previdência social.

  • E.

    Há evidências parciais de desmonte dos princípios constitucionais, principalmente porque os direitos ainda não foram universalizados, embora tenham sido homogeneizados.

A perspectiva crítica, aplicada como fundamento para avaliação de políticas, programas e projetos, é um tipo de avaliação que se orienta por uma perspectiva teórico-metodológica

  • A.

    de avaliação, que busca aferir a intencionalidade dessas políticas e programas sociais para apurar se são capazes de expandir direitos, reduzir a desigualdade social e propiciar a equidade.

  • B.

    rigorosa na apuração da eficiência na aplicação dos recursos públicos em termos de custos-benefícios.

  • C.

    que busca aferir, prioritariamente, a relação custo-benefício, entendendo o benefício como o número objetivo de pessoas atingidas.

  • D.

    que busca aferir, prioritariamente, a relação custo-benefício, entendendo o benefício como não só o número objetivo de pessoas atingidas, mas também as suas subjetividades de satisfação com o serviço.

  • E.

    que busca aferir a relação custo-benefício em termos de metas propostas e metas atingidas pela instituição, independentemente do que pensam os usuários do serviço.

Acerca da influência estrangeira na introdução de modelos e de avaliação de políticas, programas e projetos no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Houve predominância dos países europeus.

  • B.

    A importação de modelos aconteceu a partir dos anos de 1980.

  • C.

    Essa influência foi caracterizada por aplicar uma perspectiva de totalidade dialética aos processos socioeconômicos.

  • D.

    A importação de modelos europeus ocorreu a partir dos anos de 1970.

  • E.

    Essa influência caracterizou-se por classificar, fragmentar e tipificar os processos avaliativos.

Ainda com relação à categoria mediação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    É uma categoria que não tem relevância para a ação profissional institucionalizada, pois ela cai por terra no momento em que o assistente social se vê confundido como o profissional da ajuda.

  • B.

    É na impossibilidade do desvelamento dessas contradições que a categoria mediação desaparece como processo de crítica e autocrítica.

  • C.

    É no desvelamento das contradições intrínsecas ao processo de trabalho do assistente social que a categoria mediação aparece como processo crítico e autocrítico.

  • D.

    É uma categoria inviável no processo de crítica e autocrítica da profissão.

  • E.

    É uma categoria periférica na matriz teórico-metodológica do serviço social brasileiro.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...