Questões de Serviço Social da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de reestruturação produtiva interessa ao trabalho do assistente social nas políticas de recursos humanos das empresas capitalistas porque

  • A. desestimula os recursos na qualificação da força de trabalho; inibe procedimentos participativos; adota a avaliação e o monitoramento do ambiente interno de trabalho.
  • B. aumenta os investimentos com a qualificação da força de trabalho; introduz métodos de gerenciamento participativo; adota a avaliação e o monitoramento do ambiente interno de trabalho.
  • C. desestimula os recursos na qualificação da força de trabalho; intensifica modelos clássicos de procedimentos participativos; adota a avaliação e o monitoramento do ambiente externo de trabalho.
  • D. desestimula os recursos na qualificação da força de trabalho; introduz procedimentos participativos; adota a avaliação e o monitoramento do ambiente interno de trabalho.
  • E. aumenta os investimentos com a qualificação da força de trabalho; intensifica modelos clássicos de procedimentos participativos; adota a avaliação e o monitoramento do ambiente externo de trabalho.

Nos últimos vinte anos, vem se observando um crescimento do mercado de trabalho dos assistentes sociais nas empresas capitalistas. Segundo a perspectiva crítica na recuperação desse período, é correto afirmar que o serviço social

  • A. não vivenciou nem tensionamento nem contradições nas suas práticas, pois foram práticas sempre submetidas aos interesses de integração dos trabalhadores aos dos empregadores.
  • B. vivenciou apenas um tensionamento típico de qualquer instituição empregadora do assistente social, sem contradições nas suas práticas, que nunca perderam de vista o projeto das classes subalternas
  • C. vivenciou apenas um tensionamento típico de qualquer instituição empregadora do assistente social, sem contradições nas suas práticas, que nunca perderam de vista o projeto das classes subalternas
  • D. vivenciou um tensionamento com contradições nas suas práticas ora de integração dos trabalhadores aos interesses dos empregadores ora fortalecendo os projeto das classes subalternas.
  • E. vivenciou as contradições internas da profissão, independentemente do local de trabalho.

Segundo a tendência contemporânea da profissão de serviço social, a prática vem sendo apreendida, de forma inadequada, como

  • A.

    sinônimo de instrumentos e técnicas.

  • B.

    algo que se transforma em prática, de forma imediata.

  • C.

    algo que oferece as teorias para a intervenção.

  • D.

    análoga à formação profissional.

  • E.

    análoga à teoria profissional.

Considerando-se o processo de renovação crítica do serviço social na contemporaneidade, é correto afirmar que o profissional do serviço social realiza uma ação de caráter

  • A. socioeducativo na prestação de serviços sociais, viabilizando o acesso aos direitos e aos meios de exercê-los.
  • B. assistencial na prestação de serviços sociais, estimulando a organização dos diferentes segmentos dos trabalhadores, na defesa e a ampliação dos seus direitos, especialmente os direitos sociais.
  • C. pedagógico na prestação de serviços sociais, estimulando a instituição de política assistencial a favorecer a defesa e a ampliação dos direitos dos clientes.
  • D. pedagógico na prestação de serviços sociais, estimulando a instituição de política social a favorecer a defesa e a ampliação dos direitos dos clientes.
  • E. socioeducativo na prestação de serviços sociais, estimulando a instituição empregadora a favorecer a defesa e a ampliação dos direitos dos usuários.

O processo de renovação crítica do serviço social na contemporaneidade teve relação direta com

  • A. a construção de um projeto ético-político-profissional radicalmente inovador e crítico, com fundamentos históricos e teórico-metodológicos fecundados pela tradição weberiana.
  • B. um contexto de crescimento dos movimentos políticos, que se impuseram em relação ao serviço social e o fizeram ficar a reboque desses acontecimentos, fazendo essa profissão romper com o tradicionalismo profissional e seu ideário conservador.
  • C. um amplo movimento de lutas pela democratização da sociedade e do Estado no país, com forte presença das lutas operárias, que impulsionaram a crise da ditadura desde o período de Getúlio Vargas.
  • D. a construção de um projeto ético-político-profissional parcialmente inovador e crítico, com fundamentos históricos e teórico-metodológicos fecundados pela tradição weberiana.
  • E. um amplo movimento de lutas pela democratização da sociedade e do Estado no país, com forte presença das lutas operárias, que impulsionaram a crise da ditadura militar.

A contemporaneidade exige um fundamento teóricometodológico do serviço social capaz de exercer a competência crítica. Essa competência crítica, em relação à herança do serviço social, significa

  • A. A contemporaneidade exige um fundamento teóricometodológico do serviço social capaz de exercer a competência crítica. Essa competência crítica, em relação à herança do serviço social, significa
  • B. A contemporaneidade exige um fundamento teóricometodológico do serviço social capaz de exercer a competência crítica. Essa competência crítica, em relação à herança do serviço social, significa
  • C. um diálogo crítico com a herança intelectual incorporada pelo serviço social e suas autorrepresentações.
  • D. um reconhecimento da atualidade da herança intelectual incorporada pelo serviço social, embora com restrições às suas autorrepresentações.
  • E. um diálogo crítico com a herança intelectual incorporada pelo serviço social, assimilando as suas autorrepresentações.

Para o êxito das ações socioeducativas, faz-se necessário um cuidado especial e estratégico com a circulação das informações como parte essencial do acompanhamento socioassistencial em redes de cooperação. A respeito do trabalho em redes, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O trabalho em redes tornou-se a metáfora mais adequada para compreensão das relações sociais; portanto, para o exercício da intervenção social.

  • B.

    O trabalho em redes tornou-se o conjunto de normas a partir do qual se sustenta o projeto ético-político profissional.

  • C.

    Trabalho em redes são as relações sociais autônomas interligadas por comandos centralizados.

  • D.

    O trabalho em redes torna-se um imperativo do processo de trabalho em serviço social.

  • E.

    O processo de trabalho do serviço social em rede não tem como interferir na dinâmica socioterritorial; portanto, o trabalho em rede torna-se dispensável ao serviço social para pensar a sociabilidade contemporânea.

Nos termos de uma intervenção crítica do serviço social vocacionado para jovens, convém observar alguns princípios das ações socioeducativas. Assinale a alternativa que apresenta esses princípios.

  • A.

    Ações orientadas por um sistema de linguagem que favoreça o argumento de autoridade pública inerente ao profissional.

  • B.

    Ações que, em primeiro lugar, levem em consideração os princípios contidos no regimento e normas da instituição empregadora.

  • C.

    Ações orientadas pela Lei que regulamenta a profissão, especificamente naquilo que ela define como competência privativa do assistente social.

  • D.

    Ações orientadas para, a socialização de informações e reflexão sobre a trajetória da relação estabelecida entre profissionais e usuários, tendo como parâmetro as normas institucionais.

  • E.

    Ações orientadas para, simultaneamente, a socialização de informações e a reflexão acerca da trajetória da relação estabelecida entre profissionais e usuários, tendo como parâmetro o código de ética profissional.

O trabalho do assistente social com a chamada cultura juvenil, quando vinculado à perspectiva crítica de intervenção e caracterizado como socioassistencial, deve ser centrado

  • A.

    em uma práxis que atua com os usuários do sistema público para acesso a direitos instituídos e instituintes, a partir de suas individualidades, para que apreendam a sua realidade de maneira crítica e consciente.

  • B.

    nos clientes, vistos como sujeitos de direitos institucionalizados e instituídos.

  • C.

    nos usuários, considerados sujeitos de direitos contributivos.

  • D.

    na possibilidade de o cliente construir estratégias individualizadas de acesso a benefícios e a recursos, em função do que está previsto no orçamento da instituição.

  • E.

    na perspectiva funcional e pragmática da relação assistente social/cliente.

Considerando a inserção do assistente social na política de educação, é correto afirmar que

  • A.

    o assistente social atua como um orientador pedagógico.

  • B.

    o assistente social não acolhe as demandas das famílias, apenas as dos estudantes.

  • C.

    o assistente social no campo é responsável por lidar diretamente com os problemas de saúde dos professores.

  • D.

    o assistente social favorece a relação famíla-escola-comunidade, ampliando o espaço de participação destas na escola, incluindo-as no processo educativo.

  • E.

    o assistente social atua somente nas escolas da rede pública de ensino.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...