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A partir desse pressuposto teórico, assinale a opção correta.
A partir do texto assinale a opção correta.
O positivismo, a fenomenologia e o marxismo são as principais correntes teóricas do pensamento:
Dedutivo.
Indutivo.
Estratégico.
Contemporâneo.
A ................ é o próprio processo de criação do homem ao pensar e agir sobre os desafios da natureza e sobre os desafios sociais, quais ele próprio está situado. Como tal é dinâmico e contraditório .
Contraparticipação.
Consciência.
Participação.
Retomada da consciência.
Transformação, totalidade e contradição, são categorias fundamentais:
Da fenomenologia.
Do positivismo.
Do materialismo dialético.
Do existencialismo.
No texto X, a metáfora da arena, no espaço social e escolar vivido pelos estudantes, revela que
os processos de socialização na escola devem considerar a pluralidade cultural e o conflito, já que uma visão e uma prática que concebam o espaço escolar como homogêneo e consensual desconhecem a realidade social.
os processos de socialização na escola devem considerar uma visão e uma prática que concebam o espaço escolar como homogêneo e consensual.
há processos de socialização harmônicos e convergentes entre os diferentes sujeitos.
a anomia social é fruto da ausência da autoridade docente, propiciando o conflito entre os discentes.
os conflitos criados pelo professor na instituição escolar resultam de posturas tradicionais pautadas no autoritarismo da nova escola.
Com relação ao texto X, assinale a alternativa correta.
A negociação da participação discente deve se ater à sala de aula, pois seu aprendizado se dá essencialmente nesse espaço.
A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade caducou porque os docentes não são bem remunerados.
A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade caducou porque os discentes não são mais socializados.
A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade mantém-se intacta, o que lhe dá condições de impor, ao discente, a participação deste.
Relacionando as ideias dos textos IX e X, é correto afirmar que
o plano de aula é apenas um instrumento formal do professor, pois já não atende mais aos desafios atuais da sociedade e da escola.
o plano de aula é um instrumento didático que, se bem elaborado pelo docente, prescinde da disposição discente em participar da aula, bem como das mudanças na sociedade e na escola.
saber elaborar um plano de aula que atenda aos atuais desafios da aprendizagem dos estudantes requer conhecimento técnico do docente que prescinde das mudanças na sociedade e na escola.
o plano de aula é um instrumento didático que, se bem elaborado pelo docente, considera as características dos discentes e aspectos internos e externos à escola.
saber elaborar tecnicamente um plano de ensino, por si, propicia ao professor o sucesso na sala de aula, mesmo com as mudanças na sociedade e na escola.
Texto VIII, para responder às questões 38 e 39.
A partir da organização dos movimentos populares do século XX que impulsionaram a mudança dos marcos legislativos para garantir o direito à participação efetiva da comunidade nos espaços de decisão escolar, foram criados os conselhos escolares. Com relação aos conselhos escolares, julgue os itens a seguir.
I Têm como única função fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola.
II Têm como única função discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.
III São constituídos por representantes de pais, estudantes e, opcionalmente, membros da comunidade local.
IV São constituídos por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola.
Assinale a alternativa correta.
Nenhum item está certo.
Apenas um item está certo.
Apenas dois itens estão certos.
Apenas três itens estão certos.
Todos os itens estão certos.
Para atingir o objetivo de que o estudante, ao final do ensino médio, tenha o domínio dos conhecimentos de sociologia necessários ao exercício da cidadania, o professor deverá organizar os conteúdos de suas aulas de forma que, segundo uma perspectiva atual e crítica dos processos de ensino e aprendizagem e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),
haja principalmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia, sobretudo por meio da exposição oral centrada no professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.
haja principalmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia por meio de trabalhos em grupos e exposição oral centrada no professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.
toda aula seja um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos compartilhados entre o professor e os estudantes, com distinção de papéis, em que o professor cria variados espaços e estratégias de ensino, considerando, em primeiro lugar, o aprendizado dos estudantes, que não se restringe ao conteúdo livresco. Para tanto, deverá criar processos motivacionais e fazer uso da autoridade docente.
toda aula seja um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos compartilhados entre o professor e os estudantes, sem distinção de papéis, pois, se o professor sabe certo conteúdo e tem experiência, o estudante também sabe algum conteúdo e igualmente tem experiência; assim, ambos ensinam e aprendem igualmente, prescindindo de uma autoridade docente.
haja especialmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia, aplicando trabalhos em grupos e exposição oral predominante do estudante, sem intervenção do professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.
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