Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As desigualdades sociais no Brasil são motivos de estudos de diversos autores sociais e instituições de pesquisa. Com relação às razões que proporcionaram as raízes essas desigualdades, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Entre o final do século XIX e o começo do século XX houve uma política de imigração europeia dos governos brasileiros, pois imaginava-se, assim, branquear o Brasil.
II. A formação da população brasileira é resultado de decisões políticas tomadas em vários momentos da história. Em muitos casos essas decisões legitimaram o extermínio de indígenas, a escravidão negra, o incentivo à imigração europeia baseado em teorias de evolução social e de hierarquia racial.
III. À medida que a sociedade brasileira se industrializou e urbanizou desenvolveu no País um grande esforço de inclusão social, pois as políticas desenvolvimentistas, traduzido no Plano de Metas, popularmente conhecido como 50 anos em 5 produziu mudanças estruturais, sobretudo para os mais pobres.
IV. O coronelismo vinculado à grande propriedade rural, principalmente no Nordeste, serviu como base de sustentação de uma estrutura agrária concentradora de renda e ausência de educação.
O tema do desenvolvimento sustentável é uma pauta muito presente nos dias atuais nas sociedades capitalistas modernas. A respeito dessa busca pelo desenvolvimento sustentável, podemos apontar como correto, exceto:
Foram necessários 10 Mil anos para a população mundial atingir 1 Bilhão de pessoas. Foi apenas necessário um século - de 1800 a 1900 - para que a população duplicasse para 2 Bilhões. No século XX, vimos este número triplicar para aproximadamente 6 Bilhões. Por isso, não é surpreendente, que muitas pessoas se preocupem com o que nos reserva o século XXI se a população mundial continuar a crescer como até aqui, chegará a níveis intoleráveis daqui a quarenta ou cinquenta anos. (GIDDENS, Antony. Sociologia. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.)
Assinale a alternativa que apresente as consequências desse aumento da população sobre o Meio Ambiente.
Analise os trechos abaixo sobre a formação das elites políticas brasileira.
I - O uso da violência institucionalizada, da opressão sistemática e do terror organizado na revolução burguesa não constitui uma novidade. Ele aparece de forma endêmica ou transitória em todas as modalidades de revolução burguesa reconhecidas como clássicas. O que havia ocorrido é que os círculos acadêmicos abandonaram o uso do conceito de dominação burguesa, a teoria de classe e, especialmente, a aplicação da noção de revolução à etapa de transição para o capital industrial nas nações capitalistas da periferia. Passou-se a falar, indiscriminadamente, em elites e em modernização, algumas vezes também em transferência de tecnologia e de capital.
II O que muitos autores chamam, com extrema impropriedade, de crise do poder oligárquico não é propriamente um colapso, mas o início de uma transição que inaugurava, ainda sob a hegemonia da oligarquia, uma recomposição das estruturas do poder, pela qual se configurariam, historicamente, o poder burguês e a dominação burguesa
III - A burguesia brasileira não assume o papel de paladina da civilização ou de instrumento da Modernidade, pelo menos de forma universal e como decorrência imperiosa de seus interesses de classe. Ela se compromete, por igual, com tudo que lhe fosse vantajoso: e para ela era vantajoso tirar proveito dos tempos desiguais e da heterogeneidade da sociedade brasileira, mobilizando as vantagens que decorriam tanto do atraso quanto do adiantamento das populações.
Assinale a alternativa que representa o autor dos trechos acima:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...