Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo essa forma de perceber as empresas capitalistas em rede modernas, são consideradas características deste modelo todas, exceto:
Julgue os próximos itens, relativos às diferentes definições de pobreza e suas implicações no conceito de políticas sociais. Segundo Simmel, os pobres são aqueles que sofrem privações específicas, e a quem as políticas de assistência social devem ser destinadas com o objetivo de promover igualdade de oportunidades.
Desde o século XIX várias foram as alternativas de explicação e compreensão das desigualdades no Brasil. Entre as desigualdades, destaca-se a questão étnico-racial ainda presente em nosso cotidiano. Sobre a desigualdade étnico-racial que ainda existe na sociedade brasileira, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O mito da democracia racial não seria simplesmente um mecanismo de acobertamento das desigualdades e discriminações, mas também a ideologia da identidade nacional que impede a construção da igualdade entre os brasileiros.
II. A questão da democracia racial foi discutida por Gilberto Freyre em sua obra Casa-Grande e Senzala, que considera o convívio entre as raças no Brasil uma questão de animosidade desde a sociedade escravista açucareira no litoral pernambucano.
III. Para o pensador social Florestan Fernandes em seu livro A Integração do Negro na Sociedade de Classe (1978) serviu para reforçar a ideia que não existem distinções sociais entre negros e brancos e afirma uma convivência pacífica e harmônica.
IV. A desigualdade social, por exemplo, tem relação direta com a escravidão, mais particularmente com o modo como os negros foram incorporados a uma sociedade de classes, depois da Abolição, em 1888.
V. A Constituição Brasileira tem como uma de suas formulações mais importantes a ideia de que todos os indivíduos são iguais perante a lei. Na perspectiva étnico-racial, no entanto, não está inserido o crime de racismo como algo punitivo.
Esse pensador social ficou conhecido por estabelecer método etnográfico, ou seja, a pesquisa de campo de longa duração, com conhecimento fluente do idioma local e observação participante. O antropólogo deveria mergulhar na cultura local, participando das atividades diárias enquanto observava o que acontecia. Tornou-se grande crítico dos evolucionistas e precursor da perspectiva funcionalista em antropologia. O pensamento em questão, é característico de qual autor?
Essa tendência baseia-se nas classificações evolucionistas e hierárquicas. Baseado nesse pensamento, civilizados eram os europeus, enquanto as demais populações eram escalonadas entre mais e menos atrasadas.
Esse antropólogo foi responsável por romper com a antropologia do século XIX que pensava a humanidade em uma escala evolutiva. Foi o primeiro a empregar a palavra cultura em seu sentido moderno, propriamente antropológico. Antes, cultura era sinônimo de civilização e um atributo dos países tidos como civilizados. A análise em questão, é característica de qual autor?
As sociedades capitalistas são marcadas por relações em que o capital e o trabalho assalariado são dominantes e a propriedade privada é o bem maior a ser cuidadosamente mantido. Dessa realidade, houve estudos de pensadores sociais que abordaram a existência de duas classes fundamentais na estruturação do sistema capitalista: a burguesia, que personifica o capital, e o proletariado, que vive do trabalho assalariado. Na compreensão desse pensador, essas duas classes convivem em contínuo conflito de interesses. A partir da reflexão acima, o pensador em questão é:
Max Weber (1864 1920) foi um dos grandes teóricos a pensar o Estado Moderno. Dentre as opções abaixo, marque a alternativa correta sobre a teoria weberiana do Estado:
A escravidão no Brasil só foi abolida oficialmente no final do século XIX. O trabalho escravo predominou no Brasil por mais de 350 anos. Dessa forma, convivemos com a liberdade formal de trabalho há pouco mais de cem anos. A respeito das relações de trabalho no Brasil caracterize essa realidade nos dias atuais. Sobre esse assunto, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O sistema de trabalho no Brasil, nos dias atuais, é caracterizado por uma situação de avanço do capital com políticas que visam a redução dos direitos trabalhistas e uma agenda que proporcione uma flexibilização da relação capital e trabalho.
II. A realidade atual da relação trabalho e capital no Brasil está marcada por um avanço de fortalecimento de direitos trabalhistas e do Estado de bem-estar social.
III. A política de Estado no Brasil tem se notabilizado por uma preocupação frequente em combater a prática do trabalho escravo e de garantir proteção social aos direitos dos trabalhadores, exclusivamente, rurais.
IV. Atualmente, o Brasil notabiliza-se por adotar uma política trabalhista de incentivo ao imigrante para trabalhar no campo, sobretudo nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
V. Em razão do grande incentivo de políticas públicas no campo, sobretudo através da reforma agrária, atualmente, são raros os casos de trabalho escravo na zona rural brasileira.
A dedicação ao carisma do profeta, ou ao líder na guerra, ou ao grande demagogo na ecclesia ou no parlamento, significa que o líder é pessoalmente reconhecido como o líder inerentemente chamado dos homens. Os homens não o obedecem em virtude da tradição ao da lei, mas porque acreditam nele. Quando é mais do que um oportunista limitado e presunçoso, o líder vive para sua causa e luta pela sua obra. A dedicação de seus discípulos, seus seguidores, seus amigos pessoais do partido são orientados para a sua pessoa e para suas qualidades. Na passagem acima, o autor destaca o carisma como sendo a fonte de poder do líder político.
Qual dos autores abaixo enfatiza que as virtudes subjetivas podem ser um elemento liderança política?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...