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Ao nascer, a pessoa encontra um mundo que já está pronto e com o qual passa a ter uma relação através de contato social. Esse processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são formados por ela é chamado de:
Sobre a escala de transformações nas relações globais constituída pela revolução cultural e da informação, Stuart Hall salienta que Queiramos ou não, aprovemos ou não, as novas forças e relações postas em movimento por este processo estão tornando menos nítidos muitos dos padrões e das tradições do passado. Por bem ou por mal, a cultura é agora um dos elementos mais dinâmicos e mais imprevisíveis da mudança histórica no novo milênio. HALL, Stuart, (1997). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, p. 15-46. Deste entendimento decorre que:
I. Os indivíduos se tornam cada vez mais centralizadores dos processos;
II. As lutas pelo poder sejam, crescentemente, simbólicas e discursivas;
III. As políticas assumem progressivamente a feição de uma política cultural;
IV. Haja a reafirmação da vida cotidiana e o apego aos valores tradicionais.
Pode se afirmar que, conforme a construção do conceito de cultura no pensamento de Stuart Hall, estão corretas.
O regime democrático e o Estado de Direito são duas características presentes nas principais nações do planeta. Vários autores como Joseph Schumpeter, Giovanni Sartori, Robert Dahl, Adam Przeworski, Guillermo ODonnell afirmam que para um país ser democrático o seu desenho institucional deve possuir algumas características fundamentais. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que não é uma característica de modelos democráticos.
As mulheres nascem em um mundo que permite a ação plena somente aos homens. Neste, as mulheres encontram-se legadas à segundo plano, em uma vida de subserviência e inatividade. Não se nasce mulher; torna-se mulher. Qual obra e autor agrupam este pensamento sobre os estudos de gênero?
A socialização é o processo através do qual as crianças, ou outros novos membros da sociedade, aprendem o modo de vida da sociedade em que vivem. Este processo constitui o principal canal de transmissão da cultura através do tempo e das gerações. A socialização liga as diferentes gerações entre si. O nascimento de uma criança modifica a vida daqueles que são responsáveis pela sua educação - e eles próprios consequentemente passam por novas experiências de aprendizagem. Essa não se esgota no tempo, o ser humano passa ao longo da vida por inúmeras experiências de instrução. Assinale a alternativa em que apresenta uma instituição que contribui para a socialização do indivíduo nos primeiros anos de sua vida:
Vivemos numa era em que esperar se transformou num palavrão. Gradualmente erradicamos (tanto possível) a necessidade de esperar por qualquer coisa, e o adjetivo do momento é instantâneo. Não podemos mais gastar meros 12 minutos fervendo uma panela de arroz, de modo que foi criada uma versão de dois minutos para micro-ondas. Não podemos ficar esperando que a pessoa certa chegue, de modo que aceleramos o encontro... Em nossas vidas pressionadas pelo tempo, parece que o cidadão (...) do século XXI não tem mais tempo para coisa alguma.
O trecho acima reflete a percepção de homem moderno característica de qual teórico contemporâneo?
Ferdinand Tönnies (1855 1936) foi um dos clássicos da sociologia alemã. Em sua obra, ele aborda a diferença entre os conceitos de comunidade (Gemeinschaft) e sociedade (Gesellschaft), fundamentais nos estudos sobre a sociabilidade na contemporaneidade. Sobre a relação entre esses dois conceitos, marque a alternativa incorreta:
Assinale a alternativa incorreta:
Sobre o conceito de trabalho na teoria de Marx, Piccinni e Tolfo afirmam que o trabalho, defendido pelos detentores do capital, não tem valor ou sentido para o trabalhador que se vê impedido de exercer sua liberdade e criatividade no trabalho exercendo suas funções com um sentimento de estranheza perante o todo (Tolfo, S. da R. & Piccinini, V. Sentidos e significados do trabalho: explorando conceitos, variáveis e estudos empíricos brasileiros. Psicologia & Sociedade, 2007, 19, 38-46)
A qual sentimento os autores se referem ao tratar do conceito de trabalho?
A categoria de ______________ significa (...), de um lado, que a realidade objetiva é um todo coerente em que cada elemento está, de uma maneira ou de outra, em relação com cada elemento e, de outro lado, que essas relações formam, na própria realidade objetiva, correlações concretas, conjuntos, unidades, ligados entre si de maneiras completamente diversas, mas sempre determinadas (Lukács, G. Existencialismo ou marxismo. São Paulo: Senzala, 1967, p.240).
O espaço em branco da afirmação acima pode ser substituído pela palavra:
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