Questões de Sociologia

Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um estudo sociológico foi realizado com médicos e médicas para verificar a diferença de procedimento no tratamento do câncer de mama. Foi levantada a freqüência de casos de remoção radical da mama ao longo de um ano. Os dados obtidos para os médicos foram:
27 50 33 25 86 25 85 31 37 44 20 36 59 34 38
Os dados obtidos para as médicas foram:
5 7 10 14 18 19 25 29 31 33
Conclui-se que:

  • A.

    as médicas realizaram, em média, o mesmo número de cirurgias de remoção radical da mama que os médicos;

  • B.

    os médicos realizaram, em média, menos cirurgias de remoção radical que as médicas;

  • C.

    os médicos realizaram, em média, mais do que o triplo de cirurgias de remoção radical da mama que as médicas;

  • D.

    uma hipótese plausível é que médicas são mais sensíveis à retirada completa da mama;

  • E.

    as médicas realizaram o dobro de cirurgia de remoção radical da mama que os médicos.

Autores geralmente classificados como "funcionalistas" ou "neofuncionalistas" são:

  • A.

    Malinowski, Radcliffe-Brown, Weber e Parsons;

  • B.

    Radcliffe-Brown, Parsons, Merton e Luhmann;

  • C.

    Durkheim, Parsons, Luhmann e Giddens;

  • D.

    Merton, Coleman, H. Becker e Honneth;

  • E.

    Malinowski, Radcliffe-Brown, Ruth Benedict e M. Sahlins.

A relação entre indivíduo e sociedade pode ser concebida a partir de três noções correntes em sociologia: sociedade, campo e situação. Com respeito a essas concepções, é correto afirmar que:

  • A.

    quem adota a noção de sociedade preocupa-se verdadeiramente com o que os indivíduos pensam no momento em que agem;

  • B.

    quem adota a noção de campo preocupa-se verdadeiramente com o que os indivíduos pensam no momento em que agem;

  • C.

    quem adota a noção de situação não se preocupa verdadeiramente com o que os indivíduos pensam no momento em que agem;

  • D.

    quem adota as noções de sociedade e de campo não se preocupa verdadeiramente com o que os indivíduos pensam no momento em que agem;

  • E.

    quem adota as noções de situação e de sociedade não se preocupa verdadeiramente com o que os indivíduos pensam no momento em que agem.

Associe os autores a seguir a conceitos ou idéias:
1. Max Weber                     A – Elites
2. Robert Redfield               B – Folk Society
3. Pierre Bourdieu               C – Anomia
4. Karl Marx                       D – Campo
5. Émile Durkheim               E – Sociação
6. Talcott Parsons               F – Carreira
7. Georg Simmel                 G – Trabalho produtivo
8. Robert K. Merton           H – Ética da convicção
9. Vilfredo Pareto                I – Pattern Variables
10. Everett C. Hugues         J – Ritualismo burocrático

A seqüência correta é:

  • A.

    1j, 2e, 3d, 4g, 5h, 6i, 7f, 8c, 9b, 10a;

  • B.

    1h, 2f, 3g, 4a, 5e, 6i, 7j, 8h, 9b, 10f;

  • C.

    1e, 2g, 3f, 4e, 5h, 6j, 7d, 8c, 9a, 10b;

  • D.

    1h, 2b, 3d, 4g, 5c, 6i, 7e, 8j, 9a, 10f;

  • E.

    1h, 2i, 3f, 4g, 5e, 6c, 7a, 8j, 9d, 10b;

Um dos indicadores centrais para se analisar o avanço científico de um país ou região é a sua participação comparativa em relação a outros países ou regiões, numa abordagem longitudinal. Analise a tabela a seguir:

Percentual de Publicações Científicas no âmbito mundial – países selecionados

A partir de análise da tabela, é INCORRETO concluir que:

  • A.

    não se pode observar uma internacionalização dos esforços, mas, pelo contrário, uma concentração claramente nacional do desenvolvimento científico e tecnológico;

  • B.

    o fosso entre os mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos manteve-se relativamente estável ao longo da última década;

  • C.

    há espaços para os países emergentes, onde exista esforço consciente para elevar a capacitação científica, como no caso dos "Tigres Asiáticos";

  • D.

    o Brasil tem caminhado lentamente, se comparado à China e aos Tigres Asiáticos em conjunto;

  • E.

    a perda de capacidade científica nos Estados Unidos, na última década, decorreu da perda de competitividade com a União Européia, Japão e China.

O conceito de ideologia assume diversas concepções, conforme as diversas correntes teóricas. É correto afirmar que:

  • A.

    idéias comuns formam a base para uma consciência de sociedade: uma primeira consciência que determina a nossa conduta e que não é individual, mas social e geral.

  • B.

    para Émile Durkheim, a ideologia é de tipo novo, distante da tradição do social em que está inserido.

  • C.

    para Max Weber, a ideologia constitui-se em uma atividade filosófico-cientifica que estuda a construção das idéias, por meio da observação entre o corpo humano e o meio ambiente.

  • D.

    as idéias não correspondem à realidade das relações de opressão existentes.

  • E.

    no materialismo histórico e dialético, a ideologia é um dos meios empregados pelas classes dominantes no exercício da dominação.

Uma empresa ofereceu vagas para a contratação de faxineiros, exigindo como critérios de seleção: ser maior de 18 anos, escolaridade equivalente ao ensino médio completo e conhecimentos de informática. Questionado das razões de tão alta exigência para a execução de um trabalho de baixa especialização, o representante da empresa justifica que mesmo o faxineiro precisa ter conhecimentos de informática, pois caso acidentalmente algum cabo seja desconectado, ele precisa ter noções básicas para saber religar os equipamentos para o bom funcionamento da empresa.

Compreende-se a partir desta situação que, no mercado de trabalho, a escolaridade adquire para o trabalhador:

  • A.

    uma exterioridade.

  • B.

    um fato social.

  • C.

    um valor de troca.

  • D.

    uma jaula de ferro.

  • E.

    uma ação social.

Considere a letra da música abaixo.

A categoria trabalho, segundo orientação dada pelos PCNs, é expressa como uma

  • A.

    dimensão importante para a compreensão da cultura, enquanto dimensão material envolvida na regulação das relações sociais, que também gera significados, ou seja uma dimensão conceitual.

  • B.

    relação entre iguais, envolvendo o capitalista e o trabalhador; uma relação entre proprietários de mercadorias que se dá mediante a compra e a venda da força de trabalho.

  • C.

    atividade desenvolvida pelo homem, seja ela física ou mental, da qual resultam bens e serviços. Isto significa que é trabalho tanto a atividade do operário de uma indústria como a do desenhista que projeta os bens a serem produzidos por essa indústria.

  • D.

    "ressurreição", pois tudo o que é criado pelo homem contém em si um trabalho passado, "morto", que só pode ser reanimado por outro trabalho.

  • E.

    atividade intrínseca à cultura, que interagem, permitindo a construção do mundo civilizado.

O conceito de fato social é:

  • A.

    descrito por Max Weber como o objeto da sociologia, constituído por qualquer ação feita pelo indivíduo orientada pela ação de outros.

  • B.

    compreendido por Émile Durkheim como o objeto de estudo da sociologia, constituído por regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade.

  • C.

    analisado por Émile Durkheim como o meio de descrever a realidade social.

  • D.

    abarcado por Karl Marx como o objeto de estudo da sociologia, vinculando-o à forma como a realidade se produz e se reproduz ao longo da história.

  • E.

    entendido por Max Weber como essencial para compreender a sociedade de sua época.

Uma professora de sociologia incluiu, no planejamento das atividades anuais, um estudo do meio. Propôs aos alunos que realizassem um mapeamento do bairro em que moram, a partir de um roteiro construído coletivamente em sala, objetivando identificar o tipo de moradia, entrevistar os moradores, com vistas a coletar dados socioeconômicos, verificar se há, ou não, certa concentração em determinados tipos de profissões e a oferta e a adequação dos equipamentos sociais para atender a população local. Ao final, realizariam uma análise dos dados coletados.
A partir desta atividade, é(são) o(s) tema(s) que NÃO pode(m) ser trabalhado(s) com os alunos:

  • A.

    As relações de poder como a-históricas e naturais.

  • B.

    A forma de distribuição de renda.

  • C.

    O liberalismo, pautado na idéia que os pobres devem colaborar na preservação dos bens dos ricos, os quais lhes oferecem trabalho.

  • D.

    A dominação, que garante a manutenção e a reprodução das desigualdades sociais.

  • E.

    As exclusões social, econômica e política.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...