Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a única opção falsa que pode decorrer da reflexão abaixo:
O modelo corporativo de relações de trabalho, estratégia implementada pelas elites que chegaram ao poder com a Revolução de 30, colocou os sindicatos numa verdadeira camisa- de-força.
Na Consolidação das Leis do Trabalho (1943) ficou sistematizado um complexo emaranhado de dispositivos legais, submetendo os sindicatos à tutela do Estado em troca de vantagens corporativas.
Este sindicalismo de reivindicação e participação foi marcado pelo pragmatismo reformista
As centrais sindicais foram proibidas, bem como o intercâmbio internacional. A tutela estatal esbarrou a entrada dos sindicatos nos locais de trabalho e dificultou a prática da negociação direta
A Constituição de 1988 aboliu a possibilidade de intervenção e de controle das atividades sindicais por parte do Estado, mas manteve o princípio organizativo do sindicato único por categoria e por base territorial, o imposto sindical e o monopólio da representação.
A reflexão abaixo permite várias afirmações sobre a psicopatologia do trabalho. Uma das apresentadas é falsa; assinale-a.
Na perspectiva da psicopatologia do trabalho ressaltam-se as estratégias defensivas coletivas, construídas para suportar e lutar contra o sofrimento advindo do trabalho.
O reconhecimento no trabalho possui importante função nas possibilidades de saúde mental dos trabalhadores. Existe o reconhecimento pela hierarquia e o reconhecimento pelos pares ou pelos colegas de trabalho.
A noção de saúde mental no trabalho sugere as possibilidades que os trabalhadores forjam de alterar as condições de trabalho causadoras de sofrimento.
O sofrimento no trabalho diminui à medida que os conhecimentos práticos ou tácitos dos trabalhadores são transformados em prescrições.
O reconhecimento que advém da família e da sociedade com relação à atividade realizada desempenha importante papel na saúde mental do trabalhador
Assinale a única reflexão falsa a partir do conteúdo do texto abaixo:
A moderna ética do trabalho concentra-se no trabalho de equipe. Celebra sensibilidade aos outros; exige aptidões delicadas, como ser bom ouvinte e cooperativo; acima de tudo, o trabalho em equipe enfatiza a adaptabilidade às circunstâncias.
As exigências de polivalência e flexibilidade, a duração cada vez menor e o vínculo cada vez mais tênue das relações de trabalho enfraquecem valores como o compromisso, a confiança e a lealdade, todos fundamentais para a consolidação do caráter.
Na moderna organização existe uma ficção: trabalhadores e chefes não são antagonistas. O chefe administra o processo de grupo. Ela ou ele é líder. O jogo de poder é jogado pela equipe contra equipes de outras empresas.
O desenvolvimento do caráter e da identidade depende dos relacionamentos e das ligações que estabelecemos com outras pessoas e com as instituições. O mundo do trabalho atual, caracterizado pela flexibilidade, leva à corrosão do caráter.
A ética do trabalho afirma o uso autodisciplinado de nosso tempo e o valor da satisfação adiada. Essa disciplina depende, em parte, de instituições suficientemente estáveis para a pessoa praticar o adiamento.
Assinale a única reflexão falsa, entre as cinco opções apresentadas, extraída do texto abaixo
Desde os primórdios do capitalismo, a organização da produção esbarrou na autonomia dos produtores diretos e na sua capacidade de definir a seqüência das tarefas e os ritmos do trabalho.
O taylorismo estimula o desempenho individual através de salários e prêmios por produção.
Desde o início o modelo de produção taylorista se deparou com a resistência operária.
O princípio básico do taylorismo é a unidade programada da concepção e da execução da produção.
Organizado pelo taylorismo, o trabalho transfigurou- se em atividade fragmentada, repetitiva, monótona e desprovida de sentido.
Assinale a única opção falsa que pode decorrer da reflexão abaixo:
Sob o capitalismo avançado, acontece a supressão ou eliminação da classe trabalhadora. Trata-se de um verdadeiro "adeus ao proletariado".
A substituição do trabalho vivo pelo trabalho morto oferece, como tendência, a possibilidade de conversão do trabalhador em supervisor e regulador do processo de produção.
Pode-se constatar, de um lado, um efetivo processo de intelectualização do trabalho manual. De outro, uma subproletarização, expressa no trabalho precário, informal, temporário etc.
A década do 80 presenciou, nos países de capitalismo avançado, profundas transformações no mundo do trabalho, nas suas formas de inserção, na estrutura produtiva, nas formas de representação sindical e política.
A metamorfose no universo do trabalho configura um processo contraditório, que qualifica em alguns ramos e desqualifica em outros.
A partir do conteúdo do texto abaixo considerar a incoerência de uma das opções que dele se deduz.
A esfera feminina situa-se no âmbito doméstico privado, da produção de valores de uso para o consumo do grupo familiar, da reprodução da espécie e do cuidado das crianças, dos velhos e dos incapazes.
As atividades de produção social e de direção da sociedade, desempenhadas no espaço público, são atribuições masculinas.
A distinção entre trabalho de homens e de mulheres expressa atributos e capacidades inatas aos indivíduos, diferentes em homens e em mulheres.
Os estereótipos de ser homem e de ser mulher sustentam e legitimam a divisão sexual do trabalho.
As mulheres são mais vulneráveis à repressão da organização do processo de trabalho taylorista.
A reflexão abaixo permite vários desdobramentos sobre o problema do preconceito e da discriminação no trabalho. Uma das apresentadas é falsa; assinale-a.
No Brasil, a discriminação no trabalho recebe apenas condenação moral. Em razão disso, aquelas categorias que são alvo de preconceitos na sociedade poderão sofrer discriminações no mundo do trabalho, pois carecem da ajuda jurídica.
Preconceito de qualquer coisa ou preconceito de alguma coisa significa fazer um julgamento prematuro, inadequado sobre a coisa em questão. Supõe que um sujeito/indivíduo portador de preconceito deve poder causar algum prejuízo ao sujeito vítima do dito preconceito, considerando que sempre há um julgamento
Os múltiplos preconceitos de gênero, de raça/ cor, de classe, relativos à deficiência física ou mental, entre outros, têm lugar tipicamente nos espaços individuais e coletivos, nas esferas públicas e privadas.
As demandas nos espaços de trabalho, sobretudo em relação às mulheres, exigem juventude, boa aparência (magreza, altura, cabelos lisos e claros etc.), além da cor branca. As mulheres não-brancas são aceitas na proporção em que tais atributos estejam presentes, associados à sensualidade, evidenciando a manipulação dos componentes do preconceito.
No trabalho, é comum observar discriminações relativas à ocupação dos cargos, promoções e responsabilidades dentro das empresas, baseadas em preconceitos de raça/ cor, sexo, origem, aparência etc.
Assinale a única opção falsa a partir do conteúdo do texto abaixo.
Os trabalhadores menos qualificados são muito mais atingidos em termos de perda de postos de trabalho.
Os empregos que envolvem atividades rotineiras e repetitivas são menos afetados negativamente pelo processo de inovação tecnológica.
Trabalhadores cujas qualificações estão passando por um rápido processo de obsolescência são muito mais atingidos em termos de perda de postos de trabalho.
As inovações de base microeletrônica exigem dos trabalhadores maior capacidade de abstração, de comunicação e de conhecimentos básicos, razão pela qual trabalhadores mais qualificados são menos afetados pelo desemprego tecnológico.
Um aspecto que poderia contribuir para minorar os efeitos negativos das inovações tecnológicas sobre o emprego está associado à participação dos trabalhadores no processo de incorporação do progresso técnico pelas empresas
Há uma incompatibilidade de conteúdo entre o sentido do texto abaixo e uma das opções que seguem.
A divisão do trabalho é um processo sociológico explicativo da transição de sociedades simples para a complexa sociedade industrial.
A divisão social do trabalho é uma lei natural da sociedade, tendo a função de reparar o debilitamento da coesão social baseada na similitude dos indivíduos (solidariedade mecânica).
As funções sociais dividem-se e especializam- se, cooperando, entre si, para manterem a sociedade coesa.
A especialização das funções possibilita, aos indivíduos, um maior desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades
A intensificação da divisão do trabalho tem levado a uma crescente degradação do trabalho e a maior controle e exploração do capital sobre o trabalho.
A partir do conteúdo do texto abaixo, considerar a incoerência de uma das opções que dele se deduz.
Os elementos componentes do processo de trabalho são: a) a atividade adequada a um fim, o trabalho propriamente dito; b) o objeto de trabalho, a matéria sobre a qual se aplica o trabalho; e c) os meios de trabalho
O processo de trabalho é processo de produção de mais-valia.
O processo de trabalho é atividade voltada para a produção dos valores de uso para a satisfação de necessidades humanas.
O significado do processo de trabalho é eminentemente qualitativo e refere-se à utilidade do resultado do trabalho.
O objeto de trabalho tanto pode ser a matéria em seu estado de natureza (a terra), como objetos resultantes do trabalho anterior, as matérias-primas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...